Se você não gosta do piso da sua varanda e ela é cercada, vale colocar peças para um deck de madeira ou grama sintética, que são encontradas em lojas de construção. A vantagem é que a instalação é simples, pois basta encaixar os blocos, que são delimitados pelo espaço da varanda.
O paisagismo é muito importante. Se você tem um jardim gramado próximo à varanda, vale colocar junto a ele algumas texturas, como pedrinhas e um deck de madeira. Se não puder plantar folhagens e flores direto na terra, coloque-as em vasos, que podem ter estampas e cores relacionadas a decoração do espaço.
Mesas e cadeiras na varanda são versáteis, pois tornam o ambiente ideal para diversos momentos. Dependendo do espaço que você tem e o modelo que escolher, a varanda pode ser usada para tomar café da manhã ou da tarde, almoçar e jantar e, por que não, para fazer um campeonato de jogos entre os amigos?
Em uma varanda pequena, torne-a aconchegante com poltronas e pequenos sofás. Lembre-se de que, se a área receber chuva e sol, é preciso escolher materiais impermeáveis. Pequenos detalhes da iluminação, como velas e luminárias, também dão um toque de conforto.
Caso tenha ventilação, uma ideia bacana é transformar a varanda em um espaço para o churrasco, com mesas, cadeiras e churrasqueira. Neste caso, o ideal é ter uma pia próxima para preparar os alimentos e guardar utensílios como pratos, copos e talheres. Vale também colocar uma geladeira, adega ou frigobar.
Se você já tem um lugar reservado para o churrasco, a varanda também pode ser um cantinho do café ou chá: reúna sua máquina, cápsulas, xícaras e canecas especiais para receber as visitas.
Mais verde por favor: em lojas de construção, você encontra grades de ferro e madeira para fixar na parede com vasos de planta. Que tal plantar temperos e frutinhas para colocar nos seus pratos? Tomate cereja, manjericão e hortelã são algumas opções.
Em casas com piscina, a varanda pode ser um espaço de descanso com redes, espreguiçadeiras, guarda-sóis e mesinhas de apoio para colocar toalhas e servir bebidas e petiscos.
A iluminação pode estar presente de diversas formas: em velas, luminárias sobre os móveis, lustres direcionados em mesinhas ou bancadas, led em fita embutido no rodapé, etc.
Durante o inverno, você pode colocar mantinhas em cadeiras, sofás e poltronas. Além de acender velas, caso possa investir, um aquecedor é uma boa sugestão para que o espaço não fique inutilizado por causa do frio. Que tal uma rodada de fondue com os amigos na varanda?
Se sua varanda é pequena, aproveite o espaço aéreo: vale colocar prateleiras com objetos de decoração, plantinhas e quadros. O teto também pode ser utilizado para fixar plantas e cadeiras de balanço.
A varanda também pode ser uma continuação da sala de estar ou jantar, unificando a decoração dos espaços. Neste caso, torna-se, por exemplo, um ótimo lugar para jantar. Pense na inclusão de elementos como mesa de jantar, cooktop, sofás e racks. Lembrando-se sempre, é claro, que a área sem cobertura pode molhar e danificar equipamentos, que devem estar longe da chuva.
Cantinho da leitura: uma ótima ideia para casas de campo com varanda. Coloque poltronas e uma prateleira com portas para proteger os seus livros da chuva. Caso sobre espaço, vale colocar mesinhas para tomar chá ou café.
As almofadas ajudam a definir o estilo da decoração com suas cores e estampas. Você pode trocar as capas delas, por exemplo, a cada estação, assim como a disposição de alguns móveis. Desta forma, as fachadas de casas simples com varanda sempre terão uma cara nova e você não enjoa do espaço.