apresentado por

Electrolux

8 dicas espertas para decorar a varanda

Independente do tamanho, ela pode ficar linda e super gostosa com essas dicas

A varanda, seja em uma casa ou em um apartamento, é um ambiente versátil da casa – afinal, serve tanto para momentos de descanso quanto para reunir os amigos e a família. No entanto, existem dois tipos de donos de varandas no mundo: aqueles que deixam o espaço praticamente sem nada e os que o transformam em mais um ambiente, ideal para aproveitar a brisa logo pela manhã ou tomar um drink ao cair da tarde.


E não importa o tamanho, existem varandas pequenas que também podem ser muito bem decoradas mesmo com pouco espaço. Se você se identificou entre as pessoas do primeiro grupo e deseja transformar a sua varanda num lugar mais acolhedor e receptivo, dê uma olhada nessas dicas.


1.Decore com vasos


A varanda é um ótimo lugar para cultivar plantas por vários motivos. Aqui elas podem crescer livremente abrindo as folhas, se bater um sol pela manhã elas vão amar e a preocupação em molhar os móveis na hora da rega ou medo de que caia terra no chão não existem. Sem contar que uma coleção de vasinhos sobre um aparador fica um charme! Aposte em vasos de diferentes alturas e materiais.  

Vasos com diferentes tipos de planta sobre balcão de madeira

2. Almofadas, coringas da área externa  

Não, elas não estão sujeitas a morar para sempre na sala e no quarto e são muito bem-vindas. Elas podem estar sobre um sofá, uma cadeira, uma espreguiçadeira e vão trazer mais cor e conforto para o seu terraço ou sacada. As almofadas ainda ajudam a compor um ambiente aconchegante e super convidativo.

Varanda de casa decorada com sofá e almofadas

3. Monte um canto de leitura

Uma daybed ou uma chaise-longue dão conta do recado neste espaço. Porque não tem nada mais gostoso do que poder se deliciar com uma boa história confortavelmente ao ar livre. Essa área também pode ser usada como um espaço para meditação e bem-estar.

 Cantinho de leitura com daybed em varanda No projeto de Nildo José, a daybed foi instalada sobre uma base de madeira ao lado de vasos e um jardim vertical. 

4. Leve a sala para a varanda

Em apartamentos com sacadas largas e casas com varandas extensas, é possível transformá-las, literalmente, em uma sala – com direito a sofá, poltrona e mesa de centro. O ponto mais importante aqui será a escolha dos tecidos, que devem ser resistentes a água e a sol, para não desbotar ou ficar com manchas. Existem até tapetes ideais para áreas externas que ficam super bem nestas situações.

Varanda fechada por vidro com poltrona, sofá, mesa de centro e vasos de plantas Na varanda projetada pelo escritório Triarq, foram escolhidas plantas de médio porte e móveis que poderiam estar numa sala de estar

5. Pendure uma rede

Não tem nada que seja mais a cara de uma varanda que uma rede. É nela que você pode tirar aquela sonequinha após o almoço ou simplesmente ver o tempo passar ao cair da tarde. Sem contar que existem modelos tão bonitos que ainda enfeitam o espaço.  

Rede de algodão branco com objetos decorativos ao lado

6. Instale luzinhas

Sim, aquelas mesmas que você usou para o Natal ou então um modelo maior, com lâmpadas incandescentes, conhecido como “festão” em alguns lugares. Eles vão trazer uma iluminação indireta que traz aconchego e ainda deixa sua varanda preparada para um evento em instantes.

Pérgola de madeira com bancos decorada com luzinhas

7. Arrume uma mesa para o café da manhã

Imagina que delícia poder fazer a primeira refeição do dia em meio à natureza? Invista em uma mesa que possa ficar exposta ao tempo e seja prática tanto nos finais de semana, como no dia a dia, para que você possa dar uma pausa na rotina e tomar seu café feito na
vídeo Cafeteira Love Your Day 30 Cafezinhos (CMM20) tranquilamente também antes de ir para o trabalho durante a semana.

Gazebo com mesa e bancos de madeira envolto por jardim

8. Pendure quadros na parede

Aqui também eles também têm vez! Só certifique-se de colocá-los em um ponto em que não bata água da chuva, nem tenha grande incidência de raios solares.

Varanda fechada com vidro e decoração de sala de estar com quadros No projeto do escritório GAM Arquitetos, a varanda também ganhou quadros 

 

> Veja 5 modelos de mesa para deixar a varanda pronta para receber os amigos e a família!

 

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Varanda

    Cortina de vidro para varanda: conheça as regras para fechar a sua

    Produto 1
    Varanda

    Saiba o que não pode faltar na sua varanda gourmet

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas