apresentado por

Electrolux

Homepedia
Quer dar uma cara moderna à sala de estar? A mudança de alguns móveis ou simplesmente o uso de plantas pode mu

Sala de estar: 10 tendências de decoração que estão em alta

Quer dar uma cara moderna à sala de estar? A mudança de alguns móveis ou simplesmente o uso de plantas pode mudar o cenário. Encontre aqui algumas ideias.

Ter uma sala de estar bem decorada é como ter um belo cartão de visitas, já que é nesse ambiente onde você, geralmente, recebe os convidados. O cuidado também se estende para a sala de jantar que, muitas vezes, está integrada ao living. Por isso, vale usar a criatividade e investir em peças que trazem personalidade à decoração – desde quadros modernos a móveis com um desenho elegante. Para ajudar nessa tarefa e garantir muitos elogios quando receber visitas em casa, preparamos uma lista com 10 tendências de decoração para sala de estar que estão em alta.

1.Móveis de palhinha

É bem verdade que eles nunca saíram de moda totalmente, mas os móveis com revestimentos de palhinha ganharam uma nova roupagem e surgem no décor totalmente renovados, com formas modernas. Esse material tipicamente tropical aparece não só como assento de cadeiras e poltronas, mas também como detalhes puramente estéticos em outros móveis. Que tal trazer um pouco de leveza para a sala com eles?  

Cadeiras de palhinha em projeto do escritório Galeria Arquitetura
O projeto do escritório Galeria Arquitetura leva cadeiras de palhinha na sala de jantar

2. Sofás curvos

Com pegada vintage que remonta aos anos 1950, os sofás curvos eram vistos em muitas casas mundo afora. Em 2018, uma nova onda retirou esse modelo de sofá do esquecimento e o transformou em um móvel imponente, cheio de elegância e com zero cara de velho.

Eles aparecem revestidos de tecidos nobres, como o veludo – que também é outra tendência –, e cores notáveis. Esse tipo de sofá realmente voltou para ser o centro das atenções da sala de estar e dá a ela uma atualizada instantânea.

Sofá curvo na diagonal, de Alexandre dal FabbroO sofá curvo ocupa o espaço em diagonal no projeto de Alexandre dal Fabbro

3. Estilo hygge

Essa é uma palavra norueguesa, um pouco difícil de pronunciar, mas quer dizer aconchego, em tradução não literal. O hygge é um estilo de vida muito presente na cultura nórdica, que valoriza espaços acolhedores, viver entre amigos e a felicidade com as coisas simples da vida.

Na decoração, ele se reflete em materiais confortáveis, produtos feitos à mão em casa, cores suaves e móveis afetivos – aqueles que são passados de geração para geração e contam histórias da família. No Brasil, o hygge foi incorporado ao lado de outras tendências de bem-estar e tem tudo a ver com o uso de nossos materiais naturais e do artesanato.

Móveis, como cômoda e cadeira, no estilo hygge
Nesta sala idealizada por Nildo José, o estilo hygge aparece na madeira e nos outros materiais acolhedores

4. Divisórias de metal e vidro

Elas surgiram como uma alternativa para delimitar ambientes em espaços integrados sem perder em luminosidade. Uma boa pedida para quem tem sala de estar e jantar integradas. As esquadrias de metal preto ainda dão um ar industrial supermoderno ao ambiente – uma coisa meio loft nova iorquino.

Divisória translúcida para home-office, criada pela arquiteta Marcela MadureiraA arquiteta Marcela Madureira optou pela divisória translúcida para criar um home-office na sala

5. Verde dentro de casa

Assim como o hygge, essa tendência de trazer o verde para dentro de casa também tem tudo a ver com a busca pela felicidade. Afinal, é comprovado cientificamente que ter plantas ao redor purifica o ar e ajuda a relaxar a mente.

Além disso, cuidar de plantas é algo que nos aproxima à natureza e faz com que a gente se desconecte da rotina enquanto cuida delas. Vale ter desde mini plantinhas, como suculentas, jardins verticais ou uma coleção de vasos de tamanhos variados. Para manter as plantas sempre bonitas, confira dicas de como cuidar bem delas

Jardim vertical na sala, pela arquiteta Marina LinharesO jardim vertical traz o clima tropical para a sala desenhada pela arquiteta Marina Linhares

6. Chinoiserie

Os desenhos tradicionais chineses comumente vistos em móveis, porcelanas e papéis de parede ressurgem misturados a peças de desenho moderno em ambientes leves e coloridos.

Neste revival, a inspiração é bem diferente da chinoiserie tradicional do século 17, que combinava estampas em móveis, tapetes, paredes e até no teto – aqui, ela entra como um detalhe que traz ainda mais leveza, graças a seus motivos botânicos, com árvores e pequenos animais.     

Painel da branco papel de paredeO painel da Branco Papel de Parede foi inspirado no estilo da chinoiserie

7. Pisos de granilite

Uma tendência que também remete ao passado, o piso de granilite com certeza vai te fazer voltar no tempo, porque foram muito usados no Brasil, principalmente em prédios comerciais, na década de 1970.

Eles são feitos de uma mistura de pequenos mármores e uma massa cimentícia e são exemplo de limpeza visual por sua falta de rejuntes. Mas atente-se se você quiser ter um chão bonito desses em casa, saiba que sua aplicação requer mais tempo que a de um piso comum porque o processo de fabricação é quase artesanal.  

Piso de granilite em apartamento
Neste apartamento do Vitrô Arquitetura, o piso de granilite foi utilizado em todos os cômodos

8. Cerâmicas feitas à mão

Na contramão do mundo tecnológico e digital, as pessoas estão buscando também atividades que promovam a desconexão. Uma maneira é o fazer artesanal, que fez com que surgisse uma leva de artistas e ceramistas criadoras de peças lindas e utilitárias para casa.

A ideia aqui é ter no seu dia a dia algo que foi feito com cuidado pelas mãos de outra pessoa, sendo que cada uma tem um toque único. É ter em casa peças com alma e que simbolizam o tempo de seu fazer individual. E você, já pensou em também fazer algum trabalho como esse?

 
Vasos de cerâmica com flores amarelas
Vasos feitos pela designer Carolina Peraca

9. Veludo

Se uma vontade sua é aliar conforto e elegância em uma coisa só, aposte no  veludo. Esse tecido que tem toque de seda reveste desde sofás a almofadas e poltronas e é muito chique. Em 2018 ele apareceu em cores mais profundas, como o verde, o bordô e o azul marinho ou então no rosa millennial e promete continuar marcando salas estilosas em 2019.  

Sofá de veludo na sala de estarO sofá de veludo é o centro deste living do arquiteto Bruno Carvalho

10. Tapetes coloridos

Diga adeus ao tapete cru de sisal ou ráfia. Eles foram substituídos por padrões geométricos super vibrantes, que combinam com móveis de espírito contemporâneo e linhas limpas. Suas cores alegram o ambiente todo e transformam o espaço em poucos passos, mesmo se escolhido em metragens menores.

Tapetes coloridos da squarefootO tapete da Squarefoot combina com o banco no projeto do escritório Loft 87

 

> Veja a seguir 4 dicas incríveis para a decoração da sua sala de TV!

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    10 dicas de como decorar uma sala pequena

    Produto 1
    Home Office

    8 dicas preciosas para você montar seu home office

    Produto 1
    Morar Sozinho

    5 ideias para decorar apartamento studio