apresentado por

Electrolux

Homepedia
Tapetes mudam o ambiente em instantes e são estilosos. A decisão tem que levar em conta modelo, tamanho, textu

Saiba como escolher o tapete ideal para sua sala

Tapetes mudam o ambiente em instantes e são estilosos. A decisão tem que levar em conta modelo, tamanho, textura e cores. Qual é o ideal para sua casa?

Além do potencial decorativo, os tapetes possuem duas outras funções: uma delas é delimitar os espaços e a outra é ajudar no aquecimento do ambiente. Com isso, na hora de escolher o tapete ideal, uma das principais dicas é prestar atenção nas medidas e nos componentes que estarão ao redor dele. Porque o ideal é ter um tapete que ocupe o espaço como um todo, se estiver fora de proporção, ele pode dar a sensação de que diminuiu o ambiente.  

Tamanhos e modelos

Redondo ou retangular? Oval ou quadrado? Tudo vai depender da configuração da sua sala. Em apartamentos assimétricos, um tapete redondo ou oval pode ser a solução ideal para ocupar o vazio. Esses dois modelos também funcionam muito bem sob mesas de jantar, caso elas sejam redondas. Já os retangulares e quadrados vão ajudar a demarcar as linhas dos sofás e poltronas na sua sala de estar.  

Sala com tapete de diversos tamanhos

Espaços integrados

Em apartamentos e casas que possuem salas e varandas integradas, ou então, não têm divisões específicas, os tapetes são ótimos aliados para definir onde fica cada móvel e evitar a sensação de que as peças ficaram jogadas no espaço. Como quando há uma grande sala e o morador deseja dividi-lo entre living e sala de tv, por exemplo, e deixar esses espaços mais aconchegantes.

Nesse caso, a escolha do tapete vai depender muito da metragem disponível, já que o ideal é que todos os móveis (sofá, mesa de centro, mesa lateral, poltronas) caibam sobre ele sem bloquear a circulação de quem vai se sentar ou apenas está de passagem.

Sala com tapete liso

Tapetes com texturas

Nada como levantar do sofá e pisar direto em algo fofinho e quentinho, ao invés do chão gelado – principalmente no inverno. Portanto, tapetes que cobrem o chão todo da sala são mais que bem-vindos. Para isso, aposte em materiais gostosos de pisar, como tapetes de lã, os felpudos ou de pompom.   

Sala com tapete de tricôCriado pela Señorita Galante, este modelo une diversos discos de tricô em um tapete só

Tapetes de crochê e tricô

Ao lado de uma tendência de valorizar o que é feito à mão, os tapetes de tricô e de crochê voltaram à moda totalmente repaginados e deixam de lado a cara de “tapetinho da vovó”.

A exemplo dos modelos criados pela marca Señorita Galante, que trabalha apenas com tramas trançadas e faz lindos tapetes de tricô e crochê em diversos formatos. Um deles liga diversos pequenos tapetinhos redondos em um só, criando uma peça única de formato moderno e orgânico. Outra marca que aposta no material para tapetes ultra sofisticados feitos à mão é a italiana Paola Lenti.

Sala com tapete de pelúcia

Combinar tapetes

Existem duas possibilidades de combinações: uma delas é sobrepor dois tapetes de uma vez e a outra é harmonizar mais de um tapete que estão em lugares diferentes do mesmo ambiente. A sobreposição é um truque visual interessante para quem quer dar uma impressão de amplitude, colocando um tapete liso grande por baixo de um tapete menor estampado, como se um fosse a moldura do outro.

Essa é uma boa opção se você possui um tapete vintage de que gosta muito, mas ele fica menor do que a proporção ideal. A segunda situação atende os tapetes que estejam próximos, mas não no mesmo espaço, como por exemplo, na sala e em um corredor. Nesse caso, para harmonizá-los você pode apostar em um estilo semelhante ou numa cartela de cores da mesma família.

Sala com tapete de fibra natural

Casa com pet? Esqueça os felpudos

Tapetes felpudos, como o shaggy, não são uma boa opção nesse caso. Já que os pelos do cachorro ou do gato podem ir parar no meio dos fios do tapete e sua limpeza não será muito prática. O mesmo serve para eventuais acidentes em que os animais façam suas necessidades sobre ele.

Tapetes custam caro, você não vai querer uma mancha dessas sobre ele, certo? O mais indicado, se você não abre mão nem do tapete e nem do animal, são modelos de fibras naturais ou sintéticas, que permitam o uso direto de água e sejam lisos para facilitar a passagem de um aspirador de pó. Alias, aproveite para descobrir qual o melhor tipo de aspirador de pó para remover pelo de animais

 

> Gosta de um ambiente mais clean? Veja 5 dicas de como decorar sua sala com o estilo escandinavo!

 

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    10 dicas de como decorar uma sala pequena

    Produto 1
    Sala

    6 dicas para tirar mau cheiro do tapete

    Produto 1
    Sala

    Sala de estar: 10 tendências de decoração que estão em alta