apresentado por

Electrolux

Homepedia
Mostramos qual modelo pode funcionar melhor na sua sala

Saiba como escolher a mesa de jantar ideal para a sua casa

Mostramos qual modelo pode funcionar melhor na sua sala

Mesas de jantar nem sempre são as protagonistas de um ambiente, porém é inegável que elas sempre têm grande destaque no décor. Por isso mesmo, escolher uma que seja bela e funcional pode ser uma tarefa difícil: além de agradar aos olhos, ela deve acomodar confortavelmente uma quantidade mínima de pessoas que moram na casa ou conforme você costuma receber em casa, além de ser prática para limpar.

No entanto, nem todo ambiente comporta uma mesa de 6, 8 ou 12 lugares. Já outros ficam melhor com uma mesa redonda ao invés de uma mesa quadrada ou retangular. Descubra qual seria a melhor opção para sua sala:

Mesa de jantar de madeira em sala com janela grande

Mesa de jantar redonda

Mais acolhedora, a mesa de jantar redonda muitas vezes favorece longas conversas quando está com a maioria de seus lugares ocupados. Isso porque todos conseguem se ver e falar com outras pessoas que estão ao redor. É ideal para quem quer desde 4 a 12 cadeiras e fica bem em salas pequenas, com muita circulação de pessoas. Ela também favorece o deslocamento de cadeiras para o lado, já que muito raramente terá pés laterais ao invés de um apoio central.

Mesa de jantar redonda amarela em sala grande

Mesa de jantar retangular

Ideal para salas longas e estreitas, a mesa retangular é a escolhida para situações com 12 pessoas ou mais - não à toa, é o modelo mais comum em grandes reuniões ao redor de uma mesa. Seu maior porém é o fato de que durante uma refeição, quem está em uma ponta terá menos contato com quem estiver do lado oposto.

Mesa de jantar de madeira com pés de ferro em sala com parede cinza

Mesa de jantar quadrada

Ela terá sempre números pares de pessoas à mesa - 2, 4, 8 ou 12 -, sendo que seu tamanho deve ser proporcional ao espaço em que ela estiver. Em uma mesa pequena, podem ficar quatro cadeiras (uma de cada lado) e, conforme o tamanho do tampo tenha uma metragem maior, elas podem ser colocadas aos pares ou trios em cada um dos 4 lados. Fora essa composição, vale ressaltar que ela também é um ótimo formato para jantares românticos a dois.

Mesa de jantar quadrada em sala integrada a cozinha

Mesa de jantar  triangular

Um pouco mais raro, mas esse formato diferente funciona entre o quadrado e o redondo, já que ele consegue agregar pessoas de uma maneira acolhedora sem pesar no excesso de cadeiras ao redor. Por isso, o desenho de seu eixo fica mais aparente e o desenho de seu tampo mais orgânico.

Mesa de jantar com tampo triangular de madeiraProjeto de Arthur Casas na Casa Cor SP com mesa “Amorfa” desenhada pelo arquiteto (Crédito: Filippo Bamberghi/ Divulgação)

Mesa de jantar oval

Outro formato comum é o oval, que funciona bem em salas longas e estreitas, porém não tem as linhas tão restritivas quanto as retangulares. O único porém deste tipo de tampo é que se for preciso adicionar mais cadeiras à sua volta, talvez não fique tão confortável para quem estiver nas pontas.

Mesa de jantar oval de madeira com cadeiras brancas

Publicidade Publicidade Home