apresentado por

Electrolux

Homepedia
Alguns cuidados podem te ajudar a evitar o estresse durante a obra do apartamento

Reforma de apartamento: 7 coisas que você precisa saber antes de planejar a sua

Alguns cuidados podem te ajudar a evitar o estresse durante a obra do apartamento

A reforma de apartamento, seja ele novo ou antigo, é sempre um momento de muita ansiedade, não é mesmo? Deixar a casa do jeitinho que a gente quer é um sonho, mas antes de alcançá-lo é preciso de muito planejamento e paciência. Para te ajudar nesse momento, preparamos uma lista com dicas que você precisa saber antes de começar a sua reforma.

1. Tenha a documentação necessária

Se você não sabe por onde começar, a gente te explica. Para dar início a reforma do seu apartamento, o primeiro passo a ser feito é notificar o síndico do prédio e apresentar um plano de reforma com todos os passos da obra.

Além disso, é essencial ter o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) antes do início das obras, que deve ser assinado pelo arquiteto ou engenheiro que for acompanhar a reforma. Só assim a obra pode começar.

reforma-apartamento-triartSala de estar assinada pelo escritório Triart Arquitetura

2. Contrate profissionais especializados no assunto

A gente sabe que a época da reforma costuma ser bastante estressante, mas para evitar isso, a arquiteta Kika Mattos, sócia do Triart Arquitetura, aconselha a contratação de profissionais especializados. “Se você contratar profissionais qualificados, não vai ter problemas. Sempre tem imprevistos em obras, mas a dica é tentar não ficar tão ansioso e confiar no trabalho das pessoas”.

Além disso, contratar profissionais especializados também te dá a segurança de que o espaço do seu apartamento vai ser aproveitado da melhor maneira possível. “Além da estética, a reforma tem muito essa parte funcional. A gente consegue aproveitar cada cantinho”, afirma a arquiteta.

apartamento-claro-reforma-triart
Living integrado com sala de estar, do escritório Triart Arquitetura

3. Fixe um orçamento

Se você for trabalhar com um arquiteto, na primeira reunião já diga qual é o seu orçamento. Assim, o profissional consegue planejar a reforma que caiba no seu bolso. De acordo com Kika, a prioridade de gastos são os móveis, que dão todo o tom da decoração dos ambientes.

4. Planeje onde vai ficar durante a obra

Vai reformar o apartamento inteiro? Então é bom ter um lugar para ficar durante as obras. Assim você fica mais tranquilo e os profissionais conseguem trabalhar melhor. “A gente já teve experiência de fazer reformas com a pessoa morando e não foi legal porque quando há um problema, ele chega na pessoa antes de a gente tentar solucioná-lo”, explica Kika. Se você for ficar em um hotel ou alugar um espaço, coloque este gasto no orçamento da reforma.

5. Não demore para comprar os eletrodomésticos

Assim que é aprovada a planta da reforma, que tem todos os móveis e eletrodomésticos com as medidas certas, os produtos já devem ser comprados. “Se a pessoa já tiver os eletrodomésticos nós adaptamos, mas caso vá comprar, isso pode ser feito na hora em que o 3D for aprovado”, conta Kika. Isso porque se houver muita demora, pode ser que o eletrodoméstico do projeto tenha saído de linha e então seja necessária uma nova adaptação.

apartamento-reforma-triart
Sala de estar com estante recheada de nichos, criada pelo escritório Triart Arquitetura

6. Maquiagem para casa?

Pois é, se o seu orçamento é bem limitado, dá para fazer uma boa reforma sem precisar derrubar paredes, apenas pintando os cômodos. ”Muita gente nos procura para fazer a reforma maquiagem. Principalmente em apartamentos alugados a gente utiliza muito esse recurso. A gente pinta até azulejo e sem gastar muito”, conta Kika.

7. Combine os gostos

No caso de casais, muitas vezes é difícil combinar o gosto das duas pessoas, mas não é impossível. “A gente tenta entrar no universo das pessoas, mas já aconteceu de a gente fazer a reforma para um casal em que a varanda ficou mais no estilo dele porque ele gostava de receber gente e o resto da casa no estilo dela”, sugere Kika. Além disso, é importante também conciliar o estilo do arquiteto com o das pessoas que irão morar no apartamento.

 

> É hora da reforma? Não se esqueça de planejar a iluminação! Veja 5 modelos de luminárias para decorar seu ambiente.

 

Veja mais relacionados

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas