Porcelanato: 7 coisas que você precisa saber antes de escolher

O revestimento tem papel importante na decoração da casa

08/03/2019

Construir ou reformar uma casa ou apartamento exige que você pense em muitos detalhes: desde o piso ao tipo de chuveiro. Só, que enquanto todo mundo adora um banho quente, o piso também é uma preocupação importante. Se você está pensando em escolher o piso de porcelanato para a sua casa, veja no que precisa prestar atenção, antes de fechar a compra.

Sala de TV com piso de porcelanato branco

1. Defina o ambiente

Existem diversos tipos de porcelanatos e para ter a performance desejada é necessário fazer a escolha correta de acordo com o cômodo. No banheiro e área de piscina, ele não pode ser escorregadio e é preciso ser de fácil limpeza. Já no quarto e sala, essa preocupação não será necessária. Um porcelanato que imita madeira pode combinar com a churrasqueira ou varanda gourmet, mas não muito com a cozinha, por exemplo.

Sala de TV com piso de porcelanato preto
2. Conheça o tamanho do cômodo


As peças de porcelanato estão disponíveis no mercado de tamanhos variados. Algumas podem ter 45 cm², outras 60  cm² e até 80 cm². Se não quiser ter muitas emendas no piso por gostar de um desenho mais limpo, é importante fazer esse cálculo de tamanho antes da compra. Uma dica: quanto menos emendas, maior a sensação de amplitude. Para isso, escolha peças maiores.   


3. Tenha uma reserva

Nunca compre a metragem exata de porcelanato. Além de poder acontecer acidentes na obra, com o tempo, você, talvez, precise de uma nova peça em caso de reforma. Já pensou se acontece algum vazamento e o piso precisa ser quebrado? Tenha sempre algo em torno de 10 % a mais armazenado em casa.

Tipos de porcelanato

4. Conheça os modelos

Existem porcelanatos com vários tipos de acabamentos, entre eles, o acetinado, polido e esmaltados, que talvez sejam os mais comuns. O polido é o mais brilhoso e também o mais escorregadio, por isso deve ser usado em áreas secas. O acetinado tem textura e o esmaltado é o mais fácil de cuidar.

Banheiro com piso de porcelanato tipo mármore
5. Atenção às áreas úmidas

Os modelo de banheiro e modelos de cozinha de porcelanato têm muito em comum. Essas áreas precisarão de higienização mais frequente, por isso, pode-se optar pelo esmaltado, que é mais resiste. Além disso, é recomendado evitar o porcelanato branco, pois esses são ambientes com maior possibilidade de manchar as peças.


6. Escolha bem o PEI

Banheiro e cozinha são ambientes muito frequentados, por isso o PEI (unidade que determina a resistência do piso) precisa ser alta. Vale observar na embalagem qual a descrição do fornecedor e escolher um de alta resistência.

Piso de porcelanato que imita madeira em sala de TV

7. Combine o piso com a decoração

Você pode pensar em detalhes de seu piso combinando com sua decoração. Se quer um estilo mais rústico na sala, um porcelanato com textura de madeira pode ser a escolha certa. Já se quer algo bem clean, optar por um porcelanato branco é a saída. As peças ajudam, sim, a compor o décor do ambiente.

Veja mais relacionados

  • Produto 1
    Jardim

    Aprenda a fazer a limpeza e tirar o lodo do piso de cimento

  • Produto 1
    Cuidado com a Casa

    Está em dúvida sobre a escolha do piso? Confira nossas dicas

  • Produto 1
    Cozinha

    Pisos para cozinha: uma seleção de ideias para você se inspirar

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas

  • Produto 1
    Banheiro

    Banheiro decorado: 7 ideias para espaços pequenos

  • Produto 1
    Sala

    Aspirador de pó sem saco ou com: qual é melhor?

  • Produto 1
    Cozinha

    Fogão ou cooktop: qual deles faz mais o seu estilo?