apresentado por

Electrolux

Homepedia
Veja os cuidados necessários na hora de escolher a mesa ideal para sua sala de jantar e inspire-se com diferen

Modelos de mesa com 4 cadeiras para sala de jantar

Veja os cuidados necessários na hora de escolher a mesa ideal para sua sala de jantar e inspire-se com diferentes modelos, desde os clássicos até os modernos

A mesa é a estrela de sua sala de jantar, é em torno dela que sua família e seus amigos se reunirão e que momentos importantes serão celebrados. Por isso mesmo essa é uma escolha importante e que precisa ser tomada com todas as informações em mãos. Para comprar uma mesa de jantar perfeita para a sua casa, Homepedia separou algumas dicas e modelos de mesas com 4 cadeiras. Aproveite!

Mesa redonda, quadrada ou retangular: qual a melhor para sua sala de jantar?

Essa escolha vai depender de diferentes fatores. O primordial, claro, é a sua preferência pessoal. De todo modo, você pode considerar questões como o seu espaço na sala e o uso que fará dessa mesa.

Mesa redonda de madeira com pés de metal e quatro cadeiras revestidas de couro

Se o seu espaço é pequeno, às vezes a mesa redonda pode ser mais funcional, já que simplifica a circulação, quando comparada a uma mesa quadrada. Se você busca uma mesa que gostaria de encostar em uma determinada parede, por exemplo, o ideal pode ser escolher uma mesa retangular. 


Se você é do tipo que recebe muita gente em casa, a mesa redonda pode ser uma boa opção, já que outras cadeiras ou bancos podem ser adicionados em seu entorno: é o famoso sempre cabe mais um. 

Mesa de madeira em estilo industrial com quatro cadeiras pretas com pé de madeira

O tamanho ideal de uma mesa com 4 cadeiras

Se você optar por uma mesa redonda, é importante que você escolha uma com cerca de 1m10 de diâmetro, para que as quatro cadeiras sejam acomodadas com bom espaço e todo mundo possa aproveitar sem apertos. No caso de uma mesa retangular, o ideal é que tenha 1,30m de comprimento, assim você consegue acomodar quatro cadeiras nas laterais e pode deixar as pontas livres. Lembre-se que se você optar por encostar um dos cantos na parede, opte pela ponta da mesa, para que os espaços sejam melhor aproveitados. 

Deixe a criatividade livre e monte o seu próprio jogo de mesa e cadeiras

Anteriormente era comum comprar uma mesa com um jogo de cadeiras próprias, todas com os mesmos detalhes e design. Hoje em dia, isso é cada vez menos usual, por isso se expandem as possibilidades criativas para que você faça esse diálogo entre a mesa e as cadeiras escolhidas da forma que mais achar conveniente.

Mesa de madeira com quatro cadeiras de modelos diferentes

Uma moda cada dia mais em alta no décor é escolher cadeiras diferentes para montar a sua mesa de jantar. Uma boa dica para aderir a essa tendência é escolher cadeiras de formatos diferentes, mas todas da mesma cor. Ou ainda, o contrário, cadeiras de formatos iguais, mas em cores diferentes. 


Outra coisa importante a se pensar na hora de escolher as cadeiras é se elas possuem braços ou não. Os braços ocupam mais espaço e podem se tornar um empecilho em um espaço muito pequeno. Por outro lado, cadeiras com braços podem funcionar bem em mesas redondas ou mesmo na ponta de mesas retangulares além de, claro, serem mais confortáveis.

Mesa redonda de madeira com quatro cadeiras com braço, também em madeira

Modelos clássicos de mesas e cadeiras ainda podem ser escolhas modernas

Se você pensa em ter uma mesa redonda, nossa dica de modelo é a clássica mesa Saarinen, também conhecida como mesa Tulipa, com seu pé central super charmoso e com ares futuristas. Esse modelo é funcional, já que possui apenas a sustentação central, facilitando o uso das cadeiras em seu entorno.


Para as cadeiras, recomendamos modelos com as cadeiras Eames e a Phanton Chair, ambas são modernas e trazem esse ar futurista que casa bem tanto com mesas redondas, quanto às quadradas. A Phanton Chair, por exemplo, fica linda em modelos de mesa com tampo de vidro. 

Mesa branca com pés de madeira e quatro cadeiras Eames brancas

Outro modelo de cadeira que vai bem com os mais variados tipos de mesa é a Tolix, feita em metal e com cara de acabamento industrial. Muito em alta no décor atual, essa é uma opção para quem busca uma decoração mais despojada e cool. 


A escolha dos modelos pode variar muito das suas intenções. Se você busca uma sala de jantar mais clássica, com cara de almoço de família, pode investir em uma mesa de madeira e cadeiras discretas. Já se busca algo moderno e aconchegante, uma boa solução pode ser investir em cadeiras estofadas, com padronagens diversas. Mesa de madeira com cadeiras pretas estofadas

A sala de jantar pode ser um espaço importante para que você expresse a sua identidade e receba com afeto quem você gosta, por isso vale a pena dedicar um bom tempo na escolha de sua mesa e suas cadeiras

Publicidade Publicidade Home