apresentado por

Electrolux

Iluminação para sala: 7 modelos de luminárias que também vão decorar seu ambiente

Traga mais luz e beleza para seus ambientes. Encontre aqui a luminária perfeita para você!

Luz é fundamental em uma sala e, com diferentes tipos de luminárias é possível ter variados efeitos de luz num mesmo ambiente. A iluminação ajuda a criar o clima ideal para cada ocasião e, fora isso, te ajuda a destacar o que é mais importante na sua sala, seja alguns quadros, a mesa, a bancada e etc. Descubra quais os tipos de luminária mais comuns e escolha o melhor para decorar sua sala:

luminaria pendente de metal rose gold

Luminária pendente

Lustres pendentes existem dos mais variados desenhos. Dos clássicos lustres de cristal aos modernos pendentes com desenhos contemporâneos, eles sempre se destacam quando usados em uma sala. Por isso mesmo, devem ter lugar especial: sobre a mesa, diante da porta de entrada, no centro da sala acima de uma mesa baixa ou, até mesmo em um canto de destaque com pé direito alto.

Esse tipo de luminária, se for de tamanho menor, pode ser posicionada também aos pares ou trios, caso seu modelo seja mais delicado, como as peças do designer Tom Dixon.

 sala com lustre redondo cor de cobre

Luminária de teto

Também chamadas de plafón, esse tipo de luminária já é bem mais discreta. Afinal, ela irá ocupar um pequeno espaço logo abaixo do forro, como se fosse uma caixinha de luz. No entanto, ela possui bom alcance graças a seu rebatedor de vidro fosco, conseguindo iluminar salas amplas mesmo se for uma luminária menor.

sala com luminaria de teto redonda

Luminária de Trilho

Existem dois tipos de trilhos, os pendentes retilíneos e os fixos com spots. Ambos são opções modernas com maior cobertura de luz, porém são bem diferentes visualmente entre si. O trilho com spots se diferencia ao ter a possibilidade de posicionar os feixes de luz em diferentes posições. O que não acontece com o outro tipo de trilho, que conta, geralmente, com faixas contínuas de LED.  

sala industrial com luminaria de trilho

Luminária foco

Pontos focais de luz existem para dar destaque a algo muito especial, como uma obra de arte na parede, uma peça decorativa em uma estante, uma escada escultural ou mesmo um móvel que mereça ser enaltecido. Portanto, ao instalá-los, é preciso ter em mente o que eles irão iluminar.

sala com luminarias de foco para quadro

Arandela de parede

Elas podem estar tanto voltadas para baixo, como para cima e irão criar pontos de luz em uma parte específica da parede. Por estarem localizadas em uma altura mediana, também dão sensação de meia luz e sua iluminação será indireta. É uma solução para deixar salas amplas mais acolhedoras.

sala com iluminação de arandelas em parede do fundo

Luminária embutida

Geralmente fixadas por dentro do forro de gesso, esse tipo de luminárias cria uma iluminação mais fria e clean. Elas podem ser pontos individuais de luz ou então recortes longilíneos no teto, tampados com vidro fosco.

sala com luminarias embutidas no gesso

Abajures

Posicionados sobre mesas, aparadores ou de pé ao lado de uma poltrona, eles irão funcionar como pontos de luz indireta ideais para criar um clima mais aconchegante na sua sala. O que mais irá influenciar aqui, além do tipo e da intensidade da lâmpada, será o formato de sua cúpula e a maneira com que ela espalha a luz pelo espaço.

sala decorada com abajur de chão

 

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas