apresentado por

Electrolux

Homepedia
Com cores neutras e muita tubulação à vista, veja algumas dicas para trazer um ar industrial à sua casa

Decoração industrial: o que é e como fazer? Confira 6 dicas para inspirar

Com cores neutras e muita tubulação à vista, veja algumas dicas para trazer um ar industrial à sua casa

O estilo industrial de decoração está muito relacionado ao sucesso dos lofts nova-iorquinos nas décadas de 60 e 70. Grandes espaços industriais, com acabamentos rústicos, eram ocupados por jovens moradores, incluindo aí poetas, pintores, músicos e cineastas, que transformaram esses espaços em casas muito modernas.

Inúmeros filmes hollywoodianos retrataram esses lofts com paredes sem reboco e tubulações aparentes. O que à primeira vista poderia ser visto com certa estranheza, hoje tem se tornado  um estilo desejado por muitos, sendo sinônimo de modernidade e despojamento. Para que você aplique a decoração industrial em sua sala de estar, separamos algumas dicas e inspirações a seguir.

Cimento queimado

O cimento queimado dá um toque super moderno e industrial para qualquer ambiente, sem falar que ainda é muito fácil de limpar. O bom do cimento queimado é que ele pode ser usado em diferentes acabamentos de sua sala: no chão, nas paredes e até no teto. Outra opção relacionada é deixar algum espaço de suas paredes sem o acabamento final, isto é, deixar os tijolos aparentes ou mesmo o reboco com falhas. Porém, é importante pensar bem nesse tipo de acabamento, para que ele fique rústico e proposital, sem que soe como uma falha na obra. 

Detalhes de apartamento industrial em São Paulo, com acabamentos de cimento queimado, madeira e metal

Detalhes do apartamento projetado pela Casa 100 Arquitetura. Foto: Gui Morelli.

Móvel de metal ou móvel Iron

Para dar aquela cara mais industrial, uma escolha perfeita são os móveis de metal, como cadeiras, mesas e lustres. Esses itens podem ter acabamentos em cinza, preto, prata e até mesmo cobre, tudo dependendo do tom que você pretende dar na decoração da sala - podendo também fazer a mistura entre eles, como acabamentos de metal em preto e cadeiras ou banquetas em cinza. Os móveis Iron são escolhas ideais para esse toque industrial na sala, como também podem ser usados  na decoração de varanda gourmet.

Quarto moderno e clean com teto em cimento queimado e estantes de madeira Quarto idealizado pelo Casa 100 Arquitetura. Vale observar o detalhe do teto em cimento queimado. Foto: Gui Morelli.

Encanamentos e vigas à mostra dá o tom da decoração industrial 

Pode parecer errado, mas em uma decoração industrial os encanamentos e vigas não precisar ser cobertos, pelo contrário, eles ditam o charme estético ao seu espaço. Além disso, é uma opção funcional,  pois você cria novos pontos de energia pela sua sala, evitando o quebra-quebra das paredes. 

Geralmente com tubos em cores prata, preto ou cobre, você pode criar novos pontos de tomada e até pontos especiais de iluminação, mas também é possível dar a cor que você quiser. Com esse modelo, você pode criar um trilho de iluminação diferente para a sua sala ou mesmo inserir luminárias de foco. 

Quarto com grande armário planejado de madeira em estilo simples e industrial.Detalhes do quarto projetado pela Casa 100 Arquitetura. Foto: Gui Morelli.

Iluminação cuidadosa

Falando em iluminação, esse é um ponto importante para a seu décor industrial. Esse estilo, originalmente, pede janelas amplas para que a iluminação natural inunde o seu espaço. Se você não tem um grande janelão, vale a pena investir em pontos de luz cuidadosos. Uma escolha especial são as lâmpadas com filamentos de carbono, que trazem um toque especial para a sua casa. Elas ficam ótimas em luminárias, pendentes e abajures. A iluminação em neon também combina com uma decoração rústica.

Lâmpadas com filamento de carbono em cozinha integradaLâmpadas com filamento de carbono utilizadas em cozinha de projeto da Casa 100 Arquitetura. Foto: Gui Morelli. 

Madeira rústica para decoração da sala

Não basta ser madeira, para um boa decoração com traços industriais, o uso da madeira deve ser rústico. Para isso, você pode contar com o uso de madeiras em demolição, por exemplo. Uma mesa de jantar ou de centro feita com um tampo de madeira de demolição pode dar o tom de uma decoração ousada em sua sala. Um dos diferenciais na decoração com madeira de demolição é o fator sustentabilidade, já que as matérias-primas são reutilizadas, podendo se transformar em armários, bancos, criados-mudos, etc.

Sala clean e industrial com sofá em cinza e grandes almofadas Sala super clean de projeto da Casa 100 Arquitetura. Foto: Gui Morelli.

Paleta de cores para um estilo industrial na decoração

As cores neutras e sóbrias são o ponto principal de sua decoração industrial, por isso abuse do preto, do cinza e do branco: almofadas, cortinas e poltronas podem ser dentro dessa paleta de cores. Mesmo assim, não se prenda somente a esses tons, pois cores fortes também podem surgir em detalhes marcantes, como em um móvel vermelho, azul ou amarelo, criando um ponto de iluminação no seu ambiente. 

Os itens de cobre também dão uma luz e um toque especial à sua sala, por isso pode ser uma opção investir em acabamentos e luminárias nesse tom, bem como em itens menores, como vasos, candelabros e objetos decorativos. 

Sala e cozinha integradas em estilo industrial em apartamento em São Paulo, com acabamentos em madeira e metal Espaços integrados em projeto da Casa 100 Arquitetura. Foto: Gui Morelli.

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas