apresentado por

Electrolux

Homepedia
É possível, sim, mudar o ambiente em poucos passos

Decoração a jato: 10 dicas rápidas para mudar a cara da sua sala

É possível, sim, mudar o ambiente em poucos passos

Sabe quando bate aquela sensação de que você quer mudar a cara da sua sala, mas não sabe por onde começar? Saiba que é possível fazer uma transformação total sem quebrar parede e ter que chamar pedreiros. Basta usar alguns truques de decoração express. São ideias que você pode colocar em prática em um final de semana e que vão dar aquele toque extra de personalidade que seu ambiente precisa.   

1.Troque o tecido do sofá


Geralmente, esta é a maior peça da sala e, por isso mesmo, tem um grande destaque. Que tal mudá-lo de cor ou então apostar em um padrão estampado? Claro, esse não é um serviço dos mais baratos, mas vale apostar suas economias em um tapeceiro que dê aquele extreme make over no seu sofá – e isso provavelmente ainda sairá mais barato do que comprar um sofá novo. Que tal apostar em um tecido bonito, como um veludo ou um linho natural? Outra opção é cobrí-lo com uma capa, feita sob medida ou não.

Sala de estar com sofá de veludo verde e plantas

2. Invista em almofadas

Esta é uma outra opção de dar uma renovada no astral do seu sofá. Escolha cores e estampas que mais combinem com o estofado e espalhe-as por cima, aos pares ou trios. Se você quiser mais dicas sobre como usá-las, dê uma olhada nesses 13 jeitos diferentes de usar almofadas na decoração. 

Sala de estar com sofá cheio de almofadas

3. Ponha um tapete bonito  

Pode não parecer, mas colocar um tapete no chão faz muita diferença em um ambiente. Primeiro, porque ele irá valorizar ainda mais os móveis que estão ao seu redor, segundo, porque irá criar harmonia no conjunto total e vai deixar o ambiente mais acolhedor. Invista em padrões, cores alegres e tramas. Com certeza, assim que você tiver o tapete ideal para sua sala, ele será o centro das atenções.

Sala de estar com tapete texturizado

4. Decoração de paredes

Tem paredes em branco sobrando por aí? Elas podem ficar lindas com quadros dignos de uma gallery wall. Eles podem ser obras de arte daquele seu amigo artista, fotos daquela viagem inesquecível e até os desenhos dos seus filhos pequenos. Escolha uma moldura que se adeque ao estilo da sala e mãos à obra.  Se você tiver com dificuldade de fixar os parafusos na parede, existem alternativas rápidas que dispensam furadeira, como fitas adesivas potentes e massinhas de epóxi que grudam.

Sala de estar com parede decorada com quadros

5. Espalhe plantas

De pequenas suculentas a vasos de médio a grande porte, as plantas dão um efeito instantâneo de bem-estar e alegria em casa. Ocupe espaços vazios com elas, aposte em suportes que caibam mais de um vaso. Se for o caso de você ter pouco espaço no chão, não hesite em pendurá-las com lindos ganchos. São inúmeros os jeitos de como decorar sua sala com plantas.  

Sala de estar decorada com vasos de plantas

6. Mude a disposição dos móveis

Já pensou em testar se o seu sofá ficaria melhor encostado em outra parede? Ou se caberia uma mesa de centro ou um pufe logo à frente dele? Ou então colocar aquela estante que anda meio escondida em um lugar de destaque? Às vezes não precisamos de móveis novos, e, sim, apenas melhorar a maneira com os que já temos no espaço disponível e facilitar a circulação. É um jogo de quebra-cabeça que pode ser muito prazeroso e terapêutico! Mas faça isso de dia se você morar em apartamento, afinal, seu vizinho de baixo não vai gostar nenhum pouco de escutar barulho de móveis sendo arrastados na calada da noite.

Sala de estar com estante de ferro decorada

7. Eleja uma poltrona de design

É importante escolher uma boa poltrona para a sala de estar. Ela não precisa ser assinada por algum nome famoso, mas se tiver um desenho bacana e inovador pode virar o novo xodó da casa. Se todo o ambiente for neutro, ela vai se destacar se tiver um tom mais vibrante e deixar a composição mais alegre. Ela pode ser o complemento ideal que esteja faltando no seu décor.

Sala de estar decorada com poltrona de couro e tapete

8. Decore com flores

Pode parecer bobagem, mas um belo arranjo faz uma grande diferença sobre um aparador ou uma mesa lateral. Eles trazem volume, criam movimento no ambiente, tirando a rigidez dos espaços. Fora que também são pontos extras de cor e ainda podem vir com um aroma maravilhoso.

Sala de estar com mesa de centro decorada com vasos e potes

9. Exponha suas coleções

De livros, de discos, de louças, de arte… Daquilo que você tiver e que esteja guardado. A sala é o lugar ideal para exibir aquilo que você mais ama e ter sempre por perto. Isso faz parte da sua identidade, então tudo a ver ter um lugar especial na sua casa, não?

Mesa decorada com peças de artesanato

10. Pinte a parede  

Essa pode ser uma das maneiras mais imponentes de transformar sua casa a jato. Já pensou em trocar o branco por alguma cor que você goste muito? E você não precisa pintar a sala toda, pode ir por partes: em uma parede especial (pode ser aquela que você vai colocar sua coleção) ou até mesmo no teto, nas janelas ou na porta de entrada.

Sala de estar com parede vermelha e sofá de veludo azul

 

> Gosta de uma decoração mais leve e neutra? Veja 5 dicas de como decorar sua sala de estar com o estilo escandinavo!

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    10 dicas de como decorar uma sala pequena

    Produto 1
    Sala

    Sala de estar: 10 tendências de decoração que estão em alta

    Produto 1
    Sala

    Pintura de parede: ideias para você deixar a casa mais colorida