Mesmo com crianças e pets em casa, não é difícil manter a limpeza do seu sofá sempre em dia. Pode parecer uma tarefa complicada, principalmente se as sujeiras já estiverem lá há muito tempo, mas com alguns truques é possível dar uma cara nova a seu fiel companheiro de temporadas de séries.
Passe sempre o aspirador
Se as almofadas forem removíveis, retire todas e passe o bocal pequeno do aspirador em todos os cantinhos. Depois que fizer isso, coloque as almofadas de volta e passe o aspirador sobre elas. Com isso, a poeira já vai toda embora e os pelos dos pets também. Alguns modelos, inclusive, tem acessórios específicos para remover pelos, como o Aspirador de Pó 2 em 1 Ergorapido Dourado (ERG26).
O Aspirador de Pó 2 em 1 Ergorapido Dourado (ERG26) tem uma parte destacável que facilita o uso em estofados
Não demore para limpar
Xi, caiu café ou o cachorro fez xixi em cima da almofada? Se estiver por perto, seja rápido e limpe antes que o líquido esteja totalmente seco, que será mais fácil dele sair e evitar o mau cheiro. Se você chegou tarde do trabalho e já está seco, não tem problema, também vai sair assim que você limpar, mas talvez você tenha que se empenhar um pouco mais para remover tudo.
Tipos de tecido
O tipo de revestimento do seu sofá vai fazer toda diferença na hora da limpeza. Veja qual é o processo ideal para cada um:
Couro, camurça e corino
São os mais resistentes e firmes, ótimas opções para as garras afiadas de gatos e dentes de cachorro e resistentes a respingos líquidos. Sua limpeza é feita apenas com panos úmidos sem sabão. Produtos de limpeza aqui só vão te dar mais dor de cabeça, pois podem manchar a superfície.

Linho, sarja e algodão
Também são opções boas quando existem unhas afiadas por perto, porém, não têm a mesma resistência a líquidos como os tecidos anteriores. Neles, o que vai te ajudar na limpeza são panos úmidos com detergente ou sabão de coco. Nunca use sabão em pó, porque ele pode manchar o tecido.
Se o que caiu contém óleo ou gordura, o ideal é retirar o excesso com um papel toalha e passar talco sobre o papel. Ele vai absorver o excesso gorduroso. O que ficar de resíduo merece um pano úmido com água morna e sabão neutro.
Em caso de urina de animais, o indicado é uma mistura de 2/3 de água morna com 1/3 de vinagre de álcool. Isso vai tirar a mancha e atenuar o odor. Se o que caiu foi vinho, passar gelo sobre a mancha vai fazer com que ela desapareça.
Agora, se o sofá estiver sujo por completo, vale uma limpeza a seco feita por empresas especializadas ou, se você quiser colocar a mão na massa, use a mesma solução de água e sabão neutro, mas passe uma escova de cerdas macias (sempre na direção da trama do tecido) ao invés do pano.

Veludo e seda
São os tecidos mais complicados e delicados e indicados para estofados que não tenham nem animais e nem crianças por perto. A manutenção desses tecidos, no entanto, não difere muito dos anteriores. O maior cuidado que se deve ter com a seda é para que ela não desfie, portanto, evite acessórios com bases ásperas para limpá-la – o mais indicado são flanelas lisas e esponjas úmidas. Já o veludo funciona com escovas de cerdas muito macias. Para ambos, use sabão neutro.
Em último caso
Se nenhuma das alternativas anteriores resolver o seu problema, contrate uma empresa especializada em limpeza de sofás a seco.