apresentado por

Electrolux

Homepedia
Manutenção em dia contribui para o bom funcionamento do aparelho

Como fazer a limpeza do ar-condicionado split

Manutenção em dia contribui para o bom funcionamento do aparelho

Em pleno verão, não há nada melhor do que voltar da rua e aproveitar um ambiente bem refrescante em casa, graças ao ar-condicionado. Se você tem um modelo split, saiba que para mantê-lo funcionando direitinho é muito importante deixar a limpeza do eletrodoméstico em dia. Em alguns modelos, como o Ar Condicionado Split Inverter 18.000 Btus Quente/Frio (BI18R/BE18R), da Electrolux, a função “auto-limpeza”, que evita a proliferação de odores e mofos, pode ser de grande ajuda.

Se você tem dúvidas sobre como fazer a limpeza, veja as dicas abaixo para não errar. E, lembre-se: se a situação estiver muito complicada, a nossa dica é chamar um técnico ou o serviço autorizado do fabricante, que irá cuidar não só da limpeza do ar-condicionado split, mas também da manutenção do aparelho. 

Atenção especial

Com o tempo, os filtros de ar que existem no interior do aparelho vão acumulando impurezas, como pó e demais partículas sólidas, e esse bloqueio diminui o desempenho dele, o que pode criar uma sobrecarga. Tudo isso reduz a vida útil do eletrodoméstico e também a qualidade do ar. Por isso, mãos à obra! Para isso, veja como limpar o ar-condicionado split logo abaixo.

Primeiros passos

Retire o eletrodoméstico da tomada e desligue o fornecimento de energia da casa para evitar riscos. Após essa etapa, conte com a ajuda de um pano seco para limpar a tampa, o painel frontal e o controle remoto do ar-condicionado split.

Se qualquer uma dessas partes estiver muito suja, umedeça o pano com um pouco de água para facilitar a limpeza. O painel frontal também pode ser removido e lavado à parte, caso você prefira. Antes de instalá-lo novamente, você deve secá-lo com um pano seco e macio, para evitar abrasões na superfície. Por isso, evite lixas, polidores e escovas, que podem danificar o eletrodoméstico.

O mesmo vale para substâncias como benzina, thinner, solventes e outros produtos abrasivos, bem como água quente, que podem causar a deformação ou até a perda da cor do painel frontal. Nessa etapa, um pano macio e um pouco de água fria são suficientes! 

Limpeza do filtro de ar-condicionado split

Limpeza dos filtros de ar

O ar-condicionado split possui um sistema de filtragem interno que também merece atenção e limpeza periódica – pelo menos uma vez por mês ou quando estiver muito sujo. Esse sistema é responsável por filtrar a poeira e outras partículas sólidas, que devem ser removidas para garantir a boa qualidade do ar e o bom desempenho do eletrodoméstico. Portanto, aguente firme e não desista da limpeza dessa parte que é tão importante, ok?

O sistema conta, normalmente, com três tipos de filtro: ultra filter, filtros de ar e filtro de carvão ativado. Os filtros de ar devem ser limpos com a ajuda de um aspirador de pó ou em água corrente. Após a lavagem, é preciso deixá-los secar naturalmente ao ar livre.

Já o ultra filter e o filtro de carvão ativado devem ser limpos apenas com o aspirador tradicional, nada de água. Essa limpeza mais caprichada deve acontecer pelo menos uma vez por mês, sem falta. Passados cinco meses, eles devem ser substituídos por filtros novos, garantindo a eliminação de odores do ar e a retenção de até 99% das bactérias.

Painel com Ar Condicionado Split Inverter 18.000 Btus Quente/Frio (BI18R/BE18R), da ElectroluxAr Condicionado Split Inverter 18.000 Btus Quente/Frio (BI18R/BE18R), da Electrolux

Como limpar a unidade externa?

O ar-condicionado split possui também uma unidade externa, que é aquela que realiza as trocas de calor com o ambiente. Como essa saída de ar também fica exposta a chuvas, ventanias, poluição e outros fatores ambientais, é muito importante que ela seja avaliada e devidamente higienizada regularmente.

A limpeza dessa parte do eletrodoméstico pode ser feita de diferentes formas: com o uso do aspirador de pó, sprays de limpeza e detergentes específicos. Como é uma etapa que requer mais cuidados, é fundamental contar com a ajuda de um técnico ou profissional indicado pelo fabricante para não causar nenhum dano ou estrago ao seu ar-condicionado, certo? 

 

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    De janela ou split: como funciona cada tipo de ar-condicionado?

    Produto 1
    Sala

    6 coisas que você precisa saber antes de comprar um climatizador

Publicidade Publicidade Home