apresentado por

Electrolux

Como escolher o jogo de jantar ideal para receber

Acredite, misturar cores, materiais e estilos deixa a mesa ainda mais bonita

Caprichar na composição da mesa quando você convida alguém para um almoço ou jantar em casa é sinal de carinho e atenção. Mas, por onde começar? Foi pensando nisso que preparamos esse texto com dicas para sair do lugar comum. Pode misturar as peças? Existe uma tendência para jogos de louças? As estilistas Gabriela Lorenzetti e Juliana Couto, sócias da marca Così Home, mostram o que é essencial ter à mesa.

Gabriela-Lorenzetti-Juliana-Couto-socias-Cosi-HomeGabriela Lorenzetti e Juliana Couto, sócias da marca Così Home

Qual é a quantidade ideal de peças por pessoa?

Acreditamos em um conceito simples e informal na mesa posta: um prato raso e dois pratos menores (um para salada e outro para sobremesa). Isso, mais copos e taças, é suficiente para deixar a mesa bem linda e completa.

Pode misturar materiais? 

Gostamos de fazer um estilo high-low. Porcelanas coloridas, talheres dourados ou pretos, toalha de mesa de linho com algum toque de luz e guardanapos de papel com frases divertidas. Vale também investir em pratos menores, com estampas marcantes, para colocar sobre o prato raso, com estampas mais sóbrias. Desta forma, dá para fazer um mix ’n’ match bem legal e deixar a mesa diferente. Na collab que acabamos de lançar com a chef Renata Vanzetto fizemos uma duplinha de prato raso com estampa grid irregular e borda dourada e o prato menor, com estampa de ovo com bolinhas. Ficou um look fashionista: quadriculado com bolinhas e acessórios dourados. Um charme!

pratos-Cosi-home-Renata VanzettoPratos coloridos da marca Cosí Home, desenhados pela chef Renata Vanzetto (Crédito: Georgia Leopoldo)

Qual é a variação curinga de cores? 

Amamos os tons pastel na mesa posta: nude, cinza, menta com toques de prata e ouro. Mas, com a chegada do verão, apostamos em cores fortes como pink, laranja e azul. Na collab com a Renata, também brincamos muito com essas cores. Como todas as estampas conversam entre si, dá pra montar uma mesa toda descombinada que, no final, combina muito!

jogo-americano-jantarMesa posta em projeto do escritório ACF Arquitetura

Que materiais têm mais durabilidade? 

A porcelana é mais resistente do que a cerâmica – apesar de a cerâmica ser mais linda! Então, se você não é uma pessoa muito delicada, aposte na porcelana. Se você não vive sem lava-louça, não compre pratos com detalhes dourados ou prateados. Pois, com o tempo, a água quente vai corroer o desenho. E, se também não vive sem micro-ondas, dourado e prateado estão vetados. Pois, ao esquentar, a peça soltará faíscas e deixará seu prato todo craquelado.

O que está na moda quando o assunto são jogos de cozinha para receber?

A tendência é descombinar, fugir do tradicional e ter uma mesa confortável para os seus convidados. Tem uma mesa de madeira linda toda detonada? Esqueça os jogos americanos e toalhas de mesa: para cada convidado, coloque um prato raso, um prato de salada, talheres com personalidade, guardanapos de papel com frases divertidas, um copo, uma taça, arranjos de flores baixas para não atrapalhar a visão entre os amigos e pronto! Todos vão se sentir à vontade, como se estivessem na Toscana, em uma tarde de verão debaixo de uma árvore com muita comida deliciosa e bons vinhos.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Área Externa

    Sim, é possível ter uma área gourmet: 5 dicas para montar a sua

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas

    Produto 1
    Banheiro

    Banheiro decorado: 7 ideias para espaços pequenos

    Produto 1
    Sala

    10 dicas de como decorar uma sala pequena

    Produto 1
    Cozinha

    Como desengordurar azulejo de cozinha?