apresentado por

Electrolux

Homepedia
Saiba como deixar sua sala simples e chique ao mesmo tempo

Como decorar uma sala de estar com estilo escandinavo em 5 dicas

Saiba como deixar sua sala simples e chique ao mesmo tempo

A decoração de estilo escandinavo é um caminho certeiro para quem procura uma casa mais leve e acolhedora, sem muitos excessos e que traga muito bem-estar. Para os nórdicos, a casa é considerada um verdadeiro ninho, que os acolhe com simplicidade principalmente durante os meses mais frios e escuros. Por isso mesmo, suas casas são claras e possuem materiais confortáveis, ideais para aproveitar longos momentos no quentinho do lar, enquanto a neve cai do lado de fora.

Pode até parecer uma realidade longe de quem mora nos trópicos, porém vários ícones da decoração escandinava também funcionam bem para quem vive em lugares quentes, já que sua atmosfera descomplicada deixa os ambientes refrescantes e tranquilos.

Confira a seguir algumas inspirações de salas decoradas com o estilo escandinavo.

sala de estar em apartamento com sofa cinza claro e estante de madeira

Cores neutras

Usadas tanto nos móveis, como nas paredes, elas trazem um efeito de leveza e atmosfera minimalista para o espaço. Aqui, o famoso “menos é mais” faz sentido uma vez que ter uma casa mais clara e suave ajuda a atravessar os longos dias de inverno. Para nós, cores claras também funcionam bem, uma vez que ajudam a refrescar o ambiente.

sala de estar com decoracao estilo escandinavo em cores neutras

Luz Natural

Nada de cortinas e janelas fechadas. O ideal é aproveitar a luz do dia ao máximo, com grandes janelas e deixar o ar circular, sem precisar de luzes acesas ou abajures enquanto o sol não se põe.

sala de estar em estilo escandinavo com luz natural

Tecidos confortáveis

Tramas feitas de componentes vindos da natureza estão por toda parte: algodão, linho, feltro, seda e lã, principalmente, entram em cena em cobertores, mantas, nos estofados e almofadas. Já materiais sintéticos são deixados de lado, em busca de um contato mais suave com o que veste a casa.  

sala de estar em estilo escandinavo com tecidos confortáveis

Materiais simples e design autoral marcam o estilo escandinavo

Madeira, cerâmica, porcelana, pedras e fibras naturais dão o tom dos móveis e objetos. Aquilo que é feito à mão é valorizado, assim como o design autoral, e ambos têm lugar no décor escandinavo. O clássico e o moderno podem se misturar, sem excessos, e deixado o ambiente elegante.

sala de estar com poltrona de design escandinavo

Salas decoradas com plantas

Para uma sala de estilo escandinavo, a ideia é trazer a natureza para dentro de casa e ter o contato direto com a terra. Além de propriedades purificadoras, o cultivo de plantas dentro de casa também tem efeito terapêutico e é uma ótima maneira de decorar o espaço. As apostas são desde pequenos vasos e terrários com suculentas e espécies de maior porte, como o ficus lyrata, grande estrela desse estilo de décor.   

detalhe de sala de estar decorada com vaso em cesto de palha e aparador

 

Publicidade Publicidade Home