Para além de uma aparência rústica, o cimento queimado é super prático para aplicar e limpar, é resistente e está em alta nas tendências de decoração há alguns anos. Ele pode ser uma opção para deixar sua casa moderna e ousada, mas, apesar do nome, o cimento queimado não tem nenhum processo com fogo ou inflamáveis em sua utilização. Na verdade é apenas uma base de cimento, areia e água finalizada com pó de cimento, que cria uma superfície plana e com brilho. Separamos algumas dicas de aplicação para você se inspirar.

1. Piso de cimento queimado
Cimento queimado aplicado no chão pode dar o ar moderno que a sua casa precisa: cozinha e sala ganham uma pegada mais industrial com um piso deste, porém você não precisa se ater a essa possível frieza do material. No caso da sala de estar, você pode inserir tapetes e itens como almofadas e puffs pela sala para criar um ambiente que mescla a crueza industrial do piso de cimento queimado com o aconchego que você deseja. O resultado fica incrível!
O cimento queimado é usado no piso e na parede nesse projeto do SP Estudio Arquitetura. Foto: Rafael Renzo.
2. Cimento queimado nas paredes
O cimento queimado não precisa ficar restrito ao piso, ele pode modernizar a parede da sua casa. Na sala de estar ou num quarto, por exemplo, você pode fazer uma única parede de cimento queimado e mudar a cara de seu espaço, trazendo muito mais atitude. O banheiro é outro espaço que ganha muito charme com aplicação de cimento queimado!
Cimento queimado usado em projeto de banheiro do SP Estudio Arquitetura. Foto: Rafael Renzo.
Se você quiser ousar, pode revestir o teto de sua casa de cimento queimado. Essa é uma opção bem distinta e dá outra cara para qualquer espaço. A dica é optar por lustres modernos como acompanhamento. Lustres de cores fortes, como amarelo, azul ou vermelho, e lâmpadas de filamento são ótimas ideias para deixar seu teto bem longe do lugar comum.
A opção de inserir o cimento queimado nas paredes é ótima para cozinhas, assim ela ganha uma cara moderna, no estilo cozinha de chef. O cimento, inclusive, casa bem com eletrodomésticos de inox!
Projeto do SP Estudio Arquitetura. Foto: Nathalie Artaxo.
3. Cimento queimado em móveis planejados
Um ideia diferente para sua cozinha é pensar em móveis planejados com o cimento queimado: a bancada da pia ou uma ilha no meio da cozinha são possibilidades cheias de personalidade.
Na bancada da pia, o cimento queimado é uma opção mais barata que uma pedra de mármore ou granito, por exemplo, e dá uma efeito moderno, com cara de loft para seu espaço.
Essas opções de móveis com cimento queimado também podem ser usadas no banheiro: a bancada da pia fica bastante distinta quando feita no material. É uma ótima sugestão para quem quer fugir dos banheiros clássicos ou delicados demais.
Cimento queimado usado no piso, na parede e no teto em projeto do SP Estudio Arquitetura. Foto: Rafael Renzo.
4. Cimento queimado colorido
Se você não quer o cinza tradicional do cimento queimado, pense em outras tonalidades. Defina cores distintas no processo de aplicação de seu cimento queimado e assim você terá um resultado final diferente, muito mais vibrante.
O cimento queimado vermelho dá um ar mais vintage ao seu espaço; o verde e o azul podem deixar uma sensação de mais tranquilidade na casa; já o cimento queimado branco deixa uma textura moderna e delicada.
