É uma delícia chegar em casa depois de um dia cheio e se jogar no sofá para assistir a filmes ou colocar sua série preferida em dia. Por isso, a sala de TV merece atenção especial na hora e decorar a casa. Você sabia, por exemplo, que os revestimentos têm influência no som do ambiente? Para descobrir no que vale a pena investir, falamos com o arquiteto Marcelo Rosset, que dividiu com a gente dicas para montar uma sala de TV muito confortável.
1. O destaque da sala de TV
O sofá, além de confortável, deve ter um tamanho proporcional ao espaço e ser feito de materiais resistentes. “Os tecidos mais aconselháveis são os algodões, pelo conforto térmico e também pela facilidade de lavagem. Os linhos e camurças também são ótimas opções e conferem mais elegância”, indica Marcelo.
Projeto de sala de TV do arquiteto Marcelo Rosset: sofá com tamanho proporcional ao cômodo.
2. Nem perto nem longe
Tanto poltronas quanto sofás devem ser colocados em lugares que garantam uma boa visão da televisão. “Esta distância deve ser diretamente proporcional, ou seja, quanto maior a tela da TV, maior a distância necessária para garantir uma visualização correta”, afirma Marcelo. Para telas acima de 42 polegadas, a distância mínima entre o sofá e a tela deve ser de aproximadamente 2,5 metros.
3. Revestimentos e cortinas
Para decorar uma sala pequena ou grande, os revestimentos de piso, teto e paredes têm total relação com a boa acústica. “O piso de madeira é ideal por sua capacidade acústica, porém, caso você queira instalar mármore, coloque tapetes para a absorção do som. Para o acabamento, o gesso é uma ótima opção.”
Quanto a qual cortina usar na sala, para não haver reflexo de luzes na tela da TV, são indicadas cortinas feitas de tecido com tramas mais fechadas, persianas ou blackout. Confira algumas dicas para escolher a persiana ideal para o seu ambiente.
Projeto de sala de TV do arquiteto Marcelo Rosset: iluminação na medida
4. Escolhendo um sistema de som
A instalação das caixas de som também deve ser pensada junto com a decoração, deixando espaços para esconder os cabos de forma prática. Você pode incluir isto, por exemplo, no projeto dos seus móveis planejados.Também existem caixas acústicas especiais indicadas para determinados tipos de acabamentos de piso ou teto.
5. Para todos os momentos
Fácil de encontrar, barato e com uma imensa variedade de cores e estampas, o pufe é um móvel curinga, principalmente se a sua sala de TV for pequena. Ele pode servir como apoio para pés e também como uma mesa de apoio ou mesmo assentos extras ao receber visitas. “No quesito versatilidade, as mesas laterais também merecem destaque: são bastante úteis para copos e controles, além dos abajures que devem ser usados para iluminação indireta.”