apresentado por

Electrolux

Homepedia
Acertar na cor e apostar em peças multiuso podem ser boas saídas

5 dicas de como escolher móveis para decorar salas pequenas

Acertar na cor e apostar em peças multiuso podem ser boas saídas

Quando você tem uma sala pequena é necessário focar em soluções simples de decoração para conseguir o melhor uso possível do espaço e evitar um visual entulhado. E isso se aplica também na escolha dos móveis. Conversamos com a arquiteta Naissa Vieiralves, do escritório NR Arquitetura, de Salvador, para você acertar em seu projeto e decorar sua sala pequena sem erros.

1. Planeje os espaços

Sim, como a oferta não é grande, você precisa saber tirar o melhor proveito daquilo que tem à sua frente. “O diferencial de um espaço pequeno é pensar bem antes de escolher as peças para que tudo caiba dentro dele”, diz Naissa. Então, defina o que você precisa ter antes de sair às compras.

2. Opte por itens multiuso

Não vai dar para ter 10 móveis com diferentes funções, mas é possível pensar em alguns que consigam atender mais de uma necessidade. O rack, por exemplo, pode servir de bufê, um aparador se tornar mesa, enfim. “Você pode ter um pufe que também pode servir de apoio para os pés e fazer uma produção de bandeja para que ele seja também uma mesa de centro. Uma mesa lateral pode servir para apoiar copos e banquinhos funcionarem como mesa e local para sentar”, ensina Naissa.

Sala com parede de pedra, tapete, sofá e persianas de madeiraProjeto assinado pelo escritório NR Arquitetura

3. Foque nas funções básicas

Sim, você pode ter uma estante se esse for o seu sonho, mas existem alguns móveis que, mesmo em uma sala pequena, são primordiais. “Lugar para sentar, apoio de centro para deixar o espaço bacana, TV e mesa de jantar com cadeira são fundamentais”, explica Naissa. Organize seu projeto pensando no básico e depois acrescente os itens dos seus sonhos, conforme o espaço permitir.

Sala com aparador preto

4. Truques para ampliar o ambiente

Sim, seu local é pequeno, mas isso não significa que ele também precisa passar a sensação de estar apertado ao se sentar no sofá. “A máxima que o espelho ajuda a ampliar os espaço é verdade. Se usá-lo como elemento de decoração, o local duplica. Tons mais claros também ajudam nessa sensação. Isso se aplica ao mobiliário como um todo”, diz Naissa, lembrando que os móveis não precisam ser necessariamente brancos. Outro item interessante, de acordo com a arquiteta, é usar o mesmo piso no apartamento todo para trazer sensação de amplitude.

Adega 8 Garrafas com acabamento de alumínio, da ElectroluxAdega 8 Garrafas com acabamento de alumínio, da Electrolux

5. Mimos extras

Como salas costumam ser cantinhos de descanso, você pode atribuir ao seu projeto itens que deixe o ambiente mais confortável, como um sistema de home theater e uma adega, se gostar de vinhos, por exemplo. “Cabe, sim, uma adega pequena. É só pensar em algo proporcional ao seu espaço”, diz Naissa. A Adega 8 Garrafas Com Acabamento Em Alumínio Escovado (ACS08) tem 45,5 x 25,2 x 51,2 cm de dimensão, por exemplo.

 

> Veja a seguir 4 dicas incríveis de como decorar sala de estar e jantar pequenas!

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    10 dicas de como decorar uma sala pequena

    Produto 1
    Sala

    5 dicas para decorar sua sala de TV

    Produto 1
    Sala

    Saiba como escolher o tapete ideal para sua sala

Publicidade Publicidade Home