apresentado por

Electrolux

10 dicas de como decorar uma sala pequena

Móveis multiúso e marcenaria planejada estão entre os truques que ajudam a fazer o espaço render

Com os apartamentos cada vez menores, principalmente nas grandes cidades, é preciso ter habilidade na hora de escolher os móveis. Mas claro que é possível ter ambientes charmosos e aconchegantes mesmo com pouco espaço. Como decorar uma sala de estar pequena está entre as principais dúvidas de quem opta por viver em um ambiente compacto, separamos algumas dicas que podem ajudar muito nesse momento.

Como decorar sala pequena com quadrosNeste projeto do escritório Triarq, o conjunto de mesinhas laterais, com desenho slim, pode ficar ao lado do sofá no dia a dia e servir de apoio em vários cantos da sala em dias de festas. (Crédito: Divulgação)

1. Peças multiúso na decoração: Em apartamentos pequenos, a sala também pode assumir várias funções, como home theater, estar, home office e até área de jantar. Por isso, aposte em peças multiúso, a exemplo de pufes com tampo removível para armazenamento ou aparadores que podem servir de bancos.

2. Marcenaria inteligente: Como não há espaço a perder, uma boa alternativa é escolher móveis sob medida, que são desenhados especialmente para o projeto. Aproveite, por exemplo, para fazer uma estante com nichos e gavetas para armazenar livros e filmes.

3. Ampliar espaços: Se você não imagina por onde começar, quando o assunto é como decorar uma sala pequena, procure criar sensação de amplitude. Muitos arquitetos eliminam as paredes e integram sala e cozinha para conseguir isso.

4. Menos é mais: Pratique o desapego e tenha em mente que, talvez, você precise abrir mão de algumas coisas. Uma decoração minimalista cai muito bem em ambientes de metragem reduzida.

5. Móveis compactos: Aposte em peças magrinhas e enxutas. Por exemplo, procure por um sofá com braços estreitos para economizar espaço de circulação.

6. Peça versátil: Em vez de mesa de centro, que pode atravancar o espaço, uma boa solução é escolher banquetas baixas, que funcionam como apoio para copos ou assentos extra em dias de festa.

7. Escolha um rack: Se você quer muito uma estante, mas não tem planos de encomendar um móvel planejado, opte por um modelo baixo, que não chegue ao teto, e deixe a televisão fixada em um painel.

8. Sensação de amplitude: Cores claras nas paredes ajudam a ampliar visualmente o espaço. Caso queira inserir algum tom vibrante na sala, escolha usá-lo em uma peça pequena ou em algum acessório.

9. Nas alturas: Aproveite cada centímetro, inclusive a parede perto do teto. Uma boa saída é fazer uma prateleira alta para acomodar plantas, alguns livros e objetos.

10. Setorize: E, por fim, use um tapete para delimitar o ambiente e manter o living organizado visualmente.

1 / 6 miniaturas fechar
Sala de estar pequena com móveis multiuso

Assinada por Samaia Arquitetura com marcenaria da Bontempo, esta sala tem um móvel que serve de mesa lateral e aparador ao mesmo tempo. (Crédito: Divulgação)

Sala de estar comprida, com prateleiras de ferro e estilo industrial

De estilo industrial, este ambiente do arquiteto Bruno Moraes exibe uma estante de madeira e vergalhões com um desenho simples e limpo, que dá leveza ao espaço. (Crédito: Divulgação)

Sala de estar pequena decorada com sofá cor de rosa e painel verde claro na parede

Do Estúdio Minke, esta sala tem cores claras, que trazem sensação de amplitude, e uma estante que setoriza o estar da outra parte do living. (Crédito: Divulgação)

Sala de estar com sofá cinza bipartido e almofadas coloridas

A arquiteta Ana Yoshida escolheu um sofá que funciona para dos dois lados da sala – o do estar e o da área da TV – e economiza espaço. (Crédito: Divulgação)

Rack clarinho com tapete de listras e vaso de plantas

Um rack baixo e prateleiras brancas sobre parede da mesma cor, sem contrastes, criam um visual leve neste ambiente criado pelo arquiteto Rodrigo Melo. (Crédito: Divulgação)

Sala com paredes claras, sofá cinza e porta azul

As prateleiras altas nesta sala criada pelo escritório Quattrino Arquitetura acomodam livros, objetos e ainda exibem plantas de um ângulo nada convencional. (Crédito: Divulgação)

Sala de estar pequena com móveis multiuso
Sala de estar comprida, com prateleiras de ferro e estilo industrial
Sala de estar pequena decorada com sofá cor de rosa e painel verde claro na parede
Sala de estar com sofá cinza bipartido e almofadas coloridas
Rack clarinho com tapete de listras e vaso de plantas
Sala com paredes claras, sofá cinza e porta azul

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    Gallery wall: dicas preciosas para montar composições de quadros para decorar a sala

    Produto 1
    Sala

    Sala de estar: 10 tendências de decoração que estão em alta

    Produto 1
    Sala

    Cortina para sala: saiba como escolher o modelo ideal

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas

    Produto 1
    Banheiro

    Banheiro decorado: 7 ideias para espaços pequenos

    Produto 1
    Sala

    10 dicas de como decorar uma sala pequena

    Produto 1
    Cozinha

    Como desengordurar azulejo de cozinha?