apresentado por

Electrolux

Homepedia
Confira qual o tempo ideal para fazer a limpeza do aparelho

Saiba como limpar o filtro do seu ar-condicionado

Confira qual o tempo ideal para fazer a limpeza do aparelho

O ar-condicionado tem papel fundamental na refrigeração e filtragem de impurezas do ar da casa. De tempos em tempos, é preciso limpar os filtros do produto para garantir que ele continue funcionando bem, afastando bactérias e partículas de poeira, e evitar que sua família tenha problemas com alergias ou doenças respiratórias.

Há diversos modelos, como o ar-condicionado split e o ar-condicionado portátil. Por isso, vale sempre consultar o manual do produto que você comprou para conferir o que deve ser feito. Algumas dicas, porém, são gerais. Veja abaixo!

como limpar o filtro do ar-condicionado

Primeiro, desligue o ar-condicionado e tire-o da tomada. Nunca use panos com produtos como álcool e removedores para limpar a parte externa antes de higienizar o filtro. Caso o equipamento esteja muito sujo, você pode usar um pano úmido com água. O ideal é que a limpeza do ar-condicionado seja feita todo mês.

No caso do ar-condicionado split, você deve levantar o painel frontal e pressionar o filtro para que ele desencaixe. Com ele em mãos, o mais indicado é passar um aspirador de pó para remover toda a poeira. Caso esteja muito sujo, você pode lavá-lo com a água morna e, em seguida, colocar para secar na sombra. Depois, basta encaixar o filtro novamente no aparelho e fechar a tampa.

Já o filtro de carvão ativado deve ser removido e colocado por até oito horas ao sol — ele nunca deve ser molhado, apenas limpo com aspirador de pó! Troque os filtros de carvão a cada cinco meses. Além disso, para facilitar a sua vida, alguns modelos têm a função auto-limpeza, que evita a proliferação de odores ou fungos, como o Ar Condicionado Inverter 9000 BTUs Quente/Frio (QI09R/QE09R), da Electrolux.

Ar Condicionado Inverter 9000 BTUs Quente/Frio (QI09R/QE09R)

O modelo portátil também precisa ser desligado e retirado da tomada antes da limpeza, para que sua parte externa seja higienizada com um pano úmido. Mensalmente, retire os filtros, que ficam alojados nas grades internas. Limpe com aspirador de pó ou água, deixando secar por completo antes de encaixá-los novamente. Ar-condicionado que possui filtro de dreno deve ser limpo por um profissional e, em geral, seu tempo indicado de limpeza é avisado pelo próprio aparelho, por meio dos leds ou sons.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    Como fazer a limpeza do ar-condicionado split

    Produto 1
    Sala

    De janela ou split: como funciona cada tipo de ar-condicionado?

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas