apresentado por

Electrolux

Homepedia
Você sabe quais as melhores cores para quarto de casal? Seja por pintura ou decoração, a cor certa mantém o eq

Saiba como escolher as cores para o quarto do casal

Você sabe quais as melhores cores para quarto de casal? Seja por pintura ou decoração, a cor certa mantém o equilbrio e harmonia do quarto. Veja algumas ideias!

FotoKarinaWalter-Ana-Kreutzer_0150-1Uma das melhores coisas que envolvem as cores é sua capacidade de gerar diferentes sensações nos ambientes. Existem os tons que nos alegram, os que nos ajudam a relaxar e os que nos dão energia. Portanto, quando se fala em decorar um quarto com cores, vale saber antes qual a sensação se quer ter no espaço.

Independente da metragem do quarto, as cores são muito bem-vindas na decoração, mas quando se trata de um quarto de casal, é importante que a dupla chegue primeiro a um consenso do que quer ali antes de sair comprando latas de tinta ou instalando um papel de parede estampado. Para levantar dicas simples de como escolher os tons para o quarto, falamos com a consultora de cores do Estúdio Prisma, Ana Kreutzer (Foto ao lado).

 

Cores com significado

“As cores afetam cada pessoa de diferentes maneiras, então existem dois contextos que devem ser levados em conta na hora de escolhê-las: o aspecto psicológico e o técnico. Ou seja, primeiro o casal precisa achar intuitivamente um ponto de encontro sobre qual tipo de sensação eles buscam e quais tons refletem mais isso. O segundo se trata de como resolver isso esteticamente no espaço disponível”, explica Ana Kreutzer.

Essas cores podem vir da história do casal como, por exemplo, se inspirada no azul do céu da cidade em que se casaram ou da porta da frente da primeira casa em que moraram. “Se um gosta de tons mais claros e o outro de tons mais escuros, é possível fazer contrapontos com cores opostas de uma mesma paleta, ou então usar a mesma cor em camadas, como uma nuance mais escura de verde usada ao lado de outra mais calma”, completa a especialista.

Quarto de casal com colcha e almofadas coloridas

Tons escuros também valem

Cada vez mais usadas em quartos, as cores escuras funcionam quando o ambiente é visto como um espaço de introspecção. Nesse caso, o azul marinho e o preto são tons muito bem-vindos para serem usados em uma ou mais paredes ao lado de uma colcha mais clara e outros objetos com cores pontuais.

“A única restrição é se esse quarto for usado para multitarefas. Porque esses tons não favorecem a criatividade, caso ali também funcione um home-office, por exemplo. Para essa situação, é mais indicado um tom um pouco mais vibrante”.

Quarto de casal em tons escuros

Outra ideia indicada por Ana Kreutzer é o uso de cores no teto e desse mesmo tom em algum móvel do quarto porque isso espelha a cor pelo quarto todo e intensifica seu potencial sem carregar muito o resultado. Em quartos com o pé-direito muito alto, é indicado ter cores mais escuras no teto e mais claras nas paredes. Se o pé-direito for baixo, o truque se inverte.

Propriedades das cores e o que elas significam


Branco:
associado com a pureza, limpeza e quietude. Se usado tanto nas paredes como no piso, dá a sensação de ampliação do ambiente. É uma cor que funciona como base para todas as outras, sejam neutras ou não.

Preto: se usado como base do ambiente na parede, tudo o que for colocado ali em cores claras será destacado. É a cor da elegância e da sobriedade, mas em excesso, pode deixar o ambiente pesado. Então funciona melhor quando aplicada para evidenciar detalhes do quarto.

Azul: tranquilidade e calmaria geralmente são as sensações vindas desta cor. Mesmo se usada em seu matiz mais escuro. No quarto, pode trazer sensações de refúgio, mas sem perder o alto astral.

Verde: é uma cor refrescante quando pensada em tons de menta e limão e muito elegante se usada nos tons de esmeralda e musgo. Suas variações ficam muito bem quando usadas juntas.

Amarelo: é uma cor vibrante por essência e sua intensidade traz diferentes sensações. Na cartela dos tons pastel, se aproxima de algo mais sereno, enquanto sua matiz mais acesa e solar aquece qualquer ambiente de imediato. É o tipo de cor que deve ser muito bem pensada para o quarto, pois pode deixar as pessoas mais agitadas.

Laranja: vibrante e confortável, esse tom também traz sensações relativas ao alto astral. A cor vai muito bem em mantas e almofadas, fazendo contraponto com tons de cru, cinza e uma paleta mais sóbria para criar um quarto caloroso e convidativo.

Vermelho: assim como o amarelo e o laranja, o vermelho depende da sua intensidade. Para o quarto, tons mais voltados para o terroso trazem a função de acolhimento e relaxamento.

Rosa: com a tendência do rosa millennial, ele passou a aparecer muito mais também em quartos de adultos. É uma cor que traz romantismo e, se combinada com cores mais escuras, pode trazer um astral muito moderno para o quarto.

Marrom: tão presente na natureza, esse tom aparece principalmente em móveis com madeira e pegada rústica. É uma cor que, quando usada em tons mais calmos, acolhe o ambiente e traz sensação de conforto - por isso mesmo, é uma das cores mais encontradas em quartos.

Cinza: o efeito deste tom depende muito da tonalidade usada. Se muito escura, ela vai tornar o ambiente sério, mas, quanto mais pigmento branco tiver na tinta, o cinza pode se tornar elegante, leve e moderno. É um tom que vai muito bem com rosas e azuis pastel.  

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Quarto

    Como decorar quarto de casal com personalidade e conforto

    Produto 1
    Quarto

    Decoração do quarto de casal: 7 pequenas mudanças que fazem toda diferença

    Produto 1
    Quarto

    Acabou a bagunça: 5 dicas de como organizar o quarto