apresentado por

Electrolux

Homepedia
A arquiteta Larissa Reis conta o que você deve considerar antes de começar a obra e a decoração

Quarto de solteiro planejado: dicas e inspirações para montar

A arquiteta Larissa Reis conta o que você deve considerar antes de começar a obra e a decoração


 A arquiteta Larissa ReisO quarto é o cômodo mais íntimo da casa. “É lá que recarregamos as energias e colocamos os pensamentos no lugar”, afirma a arquiteta Larissa Reis. Ele deve ser, antes de qualquer coisa, confortável e aconchegante.

Não é porque você é solteiro que o trabalho é menor. É comum se empolgar com uma obra ou reforma e, por isso, pular algumas etapas importantes do projeto – o que pode causar problemas no resultado final, como falta de espaço para móveis e objetos pessoais.

Pedimos então para Larissa que nos ajudasse com algumas dicas para ter um belo quarto planejado de solteiro. Confira abaixo:

Liste as prioridades

Antes de começar a obra ou reforma, pense no que você não gosta no espaço atual e o que gostaria no quarto novo. Larissa indica listar o que você deseja e o que é prioridade para chegar ao resultado final.

Se você acha sua cama pequena, é a hora de ter uma mais espaçosa. Não se esqueça, porém, de que uma cama de solteiro muito grande pode diminuir o espaço de circulação, deixando o quarto apertado.

Quarto de solteiro planejado pela arquiteta Larissa ReisQuarto de solteiro planejado pela arquiteta Larissa Reis

Pense na funcionalidade

Para a arquiteta, é essencial que o quarto planejado de solteiro cumpra todas as necessidades do dono. “É importante ter um ambiente harmônico e funcional, que tenha a ver com você”, afirma. Você trabalha em casa? Pode ser interessante ter uma escrivaninha ou uma mesa para seu computador.

Segundo Larissa, os móveis planejados são a melhor opção porque são personalizáveis, possibilitando criar repartições de acordo com as necessidades de organização.

Quarto de solteiro com sofá e escrivaninha

Não ignore as tendências

Entre as tendências atuais de decoração para um quarto planejado ou um quarto modulado de solteiro (em que os móveis têm medidas padronizadas) estão as cabeceiras estofadas para cama.

“Além de deixar o quarto aconchegante, ela também traz mais elegância e sofisticação. Em geral, a parede de maior destaque do quarto é a em que fica a cama”, conta Larissa.

Ela completa dizendo que uma bela roupa de cama também faz a diferença, assim como decorações em tons claros, como branco, cinza e fendi (espécie de mistura de cinza e bege). Toda a composição fica ainda mais valorizada com uma boa iluminação.

 Quarto de solteiro com cama grande

Otimize o espaço

Para incluir uma penteadeira ou mesa e não perder muito espaço, Larissa indica não colocar criado-mudo em um quarto de solteiro pequeno. Encostar a cama na parede também deixa mais espaço lateral livre. Uma opção é planejar uma mesa estreita, como uma de 40 centímetros, que, apesar de compacta, permite guardar maquiagens em gavetas, por exemplo.

Quarto de solteiro planejado pela arquiteta Larissa ReisQuarto de solteiro planejado pela arquiteta Larissa Reis

Use espelhos

“Um truque que eu adoro usar para deixar os quartos maiores é colocar nas portas dos guarda-roupas espelhos prata. Isso dá uma sensação de espaço duplicado e você ainda ganha espelhos de corpo todo”, conta Larissa.

Quarto de solteiro com papel de parede de tijolinhos 

Planeje os mínimos detalhes

O planejamento do projeto deve ser feito por completo, pensando no tamanho disponível para colocar todos os móveis. “Tudo deve ser pensado em conjunto: o lugar de cada item e seu dimensionamento, depois o estilo dos móveis, as cores, os materiais, a iluminação e assim por diante.”

Quarto de solteiro planejado decorado com plantas acima da cama

 

> Para completar, o quarto de solteiro pede uma cabeceira de cama que deixe o visual mais bonito. Veja algumas ideias de cabeceiras no vídeo a seguir.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Primeira Casa

    Morando sozinho: 10 móveis e objetos que facilitam a vida na primeira casa

    Produto 1
    Morar Sozinho

    Check list da primeira casa: 5 coisas essenciais para quem vai morar sozinho