apresentado por

Electrolux

Homepedia
O ambiente pode ser, além de bem decorado, educativo para crianças na primeira infância

Quarto de bebê montessoriano: o que é e como montar um

O ambiente pode ser, além de bem decorado, educativo para crianças na primeira infância

Você já ouviu falar no Método Montessori? Desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori, ele tem como proposta pensar e desenvolver de maneira natural a autonomia e independência de bebês e crianças. Em um quarto infantil, o Método Montessori é aplicado de forma a montar um ambiente espaçoso e confortável que estimule o aprendizado e as habilidades físicas e psicológicas dos pequenos. A ideia principal é que eles se sintam seguros e livres no lugar em que passarão os primeiros anos de vida. Portanto,  um quarto de bebês e de crianças montessoriano é montado com alguns princípios diferentes de quartos tradicionais. Entenda como ele funciona e quais suas principais características:

Integração total com o ambiente

No quarto montessoriano, os bebês e crianças devem ter acesso à mobília e interagir com o que está ao seu redor. Esqueça o tradicional berço alto com grades: ele pode ser substituído por uma cama baixa, com o colchão na altura de chão, que evita quedas e possibilita mais autonomia, permitindo que os pequenos saiam dali sozinhos e não se sintam presos. Para evitar que os bebês rolem para fora durante a noite, o ideal é colocar almofadas ao redor da caminha, porém sem que isso bloqueie totalmente sua passagem na hora de sair da cama. Cômodas, mesas e cadeiras também devem estar na altura da criança.

Decoraçao de quarto de criança montessoriano com tons de azul

Bonito e seguro

A criança deve ter acesso a todo o espaço, mas isto também implica em tomar cuidados com sua segurança. Tampe as tomadas com protetores e fixe bem os móveis e itens de decoração, para que não tombem sobre ela. Prefira peças com as quinas arredondadas, que evitam eventuais encontrões e machucados. Além disso, não deixe objetos de vidro, lâmpadas de luminárias e fios elétricos ao alcance dos pequenos jamais. E, caso haja escadas e degraus por perto, é válido pensar em portões de segurança que fiquem fechados durante a noite e a maior parte do  dia.

Brinquedos educativos em quarto de crianca montessoriano

Livre para brincar

Brinquedos devem ser deixados livres para a diversão. Coloque-os em móveis baixos, para que a criança consiga pegá-los sozinha. Para que o espaço seja sempre atrativo, você pode fazer um rodízio entre os livros e brinquedos a cada quinze dias.

Quarto atrativo e acessivel para crianca brincar e aprender

Quem sou eu

A criança deve se reconhecer para criar a própria identidade. Um dos objetos que auxilia neste momento é o espelho montessoriano, que deve ser fixado na parede na altura dos olhos dos pequenos. Escolha um modelo de pontas arredondadas e seguro de estilhaços para evitar acidentes.

Espelho montessoriano em quarto de crianca deve ser na altura dos olhos do pequeno

Os primeiros passos

Uma barra de apoio na parede estimula e ajuda bebês e crianças a darem os primeiros passos. Desta forma, eles aprendem sobre equilíbrio e começam a se sentir seguros para andar. Para evitar o contato com o chão frio, você pode colocar tapetes, como os de EVA, que são encaixáveis e antialérgicos.

Tapete EVA para quarto montessoriano

Cores

Lembre-se: você está construindo um espaço feito para as necessidades e o desenvolvimento de seu filho, não para você. E este espaço será fundamental no desenvolvimento e na construção da identidade dela. Por isso, ao pensar nas cores e estampas, opte por cores suaves, como variações de tons pastel. O ideal é misturá-las para estimular a criatividade e evitar que o ambiente fique monocromático. Você pode, ainda, incluir estampas geométricas ou decorar com os personagens favoritos de seu filho.

Quarto de menina montessoriano com cabana e tons de rosa

 

> As crianças cresceram? É hora de dar um upgrade na decoração. Veja essas ideias de decoração para quarto de adolescente!

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas