apresentado por

Electrolux

Homepedia
Como ter a casa limpa e organizada sem gastar muito tempo com essa tarefa? Veja alguns truques de limpeza aqui

Faxina: 5 dicas para uma limpeza mais rápida

Como ter a casa limpa e organizada sem gastar muito tempo com essa tarefa? Veja alguns truques de limpeza aqui

Quanto tempo você gasta fazendo faxina? Tem gente que faz disso uma terapia, mas limpeza da casa, definitivamente, não é das tarefas mais divertidas. Muitos preferem procrastinar e deixar sempre para depois - o que só acumula mais tarefas e, claro, sujeira. Seja você do time que ama ou odeia faxina, o ponto em comum certamente é a satisfação em ver a casa limpinha e cheirosa. Com a rotina puxada, otimizar o tempo da faxina vem muito a calhar. Aliar praticidade às necessidades básicas é o ideal para que você gaste menos tempo possível com essa atividade, sobrando mais tempo para se dedicar ao lazer e sua família. Pensando nisso separamos dicas incríveis que podem tornar sua faxina rápida e eficaz. 

1.Estabeleça uma ordem para limpeza com antecedência

O ideal é que a limpeza seja feita de cima para baixo, ou seja, tire primeiro o pó de todos os móveis com um espanador ou pano multiuso seco; depois troque as roupas de cama, bata as almofadas e troque as cortinas. Em seguida, limpe superfícies como mesas e balcões; limpe banheiros e cozinha e, por último, varra e passe pano nos cômodos restantes da casa.

 Mulher limpando casa com pano macio

2. Deixe os metais brilhando com facilidade

Os truques caseiros para faxina da casa são uma grande ajuda para otimizar o tempo. Não é preciso passar horas esfregando as torneiras para que fiquem brilhantes, basta embeber um pano com vinagre de álcool e o enrolar na torneira. Deixe agir durante 40 minutos, tempo médio para limpeza da cozinha e banheiro. Depois é só tirar, passar uma água e ter seus metais brilhantes como se fossem novos.  Faça esse teste!

3. Como tirar odor da geladeira?

Sabe aquele odor desagradável que vem da geladeira? Isso não acontece só com o vizinho. É super comum que alimentos venham a estragar na geladeira e, nessa situação, o primeiro passo deve ser separar tudo o que estiver estragado para jogar fora e limpar toda geladeira. Mas, e depois? E o cheiro? Bom, para isso temos a solução: basta colocar uma xícara de pó de café dentro da geladeira após a limpeza, assim, os odores serão neutralizados.

4. Truques para tirar a gordura do fogão

Geralmente essa atividade tira um pouco do nosso tempo, nem sempre é fácil se livrar da crosta de gordura, isso sem falar das manchas e arranhões. A alternativa é utilizar vinagre de maçã aliado ao bicarbonato de sódio, a mistura é infalível, ajuda a amolecer a gordura para ser retirada sem sofrimento. Tome cuidado apenas com o seu tipo de fogão, pois a limpeza requer procedimentos diferentes a depender do material. Para fogão com mesa de vidro, por exemplo, não use produtos abrasivos. Basta  o uso de pano úmido ou a parte macia da esponja com um pouco de detergente.

Mão limpa torneira de metal

5. Farinha para deixar a pia bem polida

 Lave a pia com bastante água e depois seque com um pano ou toalha. Feito isso, basta jogar uma quantidade razoável de farinha de trigo, passar um pano polindo a superfície e retirar o que sobrar.

6. Lavando as janelas de um jeito simples

Para a lavagem dos vidros de janelas: cebola. Isso mesmo, com meia cebola você consegue eliminar toda sujeira da superfície. Vá esfregando, eliminando as camadas sujas da cebola e depois passe um pano molhado. Não se preocupe com o cheiro, pois ele não ficará impregnado no ambiente e o vidro ficará impecável.

Cebolas sobre bancada de madeira

7.  Use o aspirador de pó

Use um aspirador de pó, de preferência que conte com diversos bocais. O aparelho pode ajudar, e muito, na sua faxina. Você pode otimizar o tempo e se livrar com mais precisão de toda poeira dos tapetes, carpetes, sofá e muito mais.  Esse é um grande aliado para alcançar cantinhos mais difíceis, aqueles que não são alcançados com apenas com a vassoura. Ideal para quem tem pets e crianças, assim como para os alérgicos.  

Seja a sua frequência semanal, quinzenal ou mensal, o ideal é cada um defina as suas prioridades e adeque de acordo com a rotina da casa.  De toda forma, a sugestão é que os intervalos sejam curtos para que o esforço seja menor e a limpeza seja mais rápida.

Aspirador de pó faz a limpeza de mesa 

Enquete

Em qual ambiente de limpeza você costuma fazer mais uso de soluções caseiras de limpeza?

Resultados... Lavagem de roupas: 16% Limpeza de panelas: 7% Faxina do banheiro: 34% Limpeza da cozinha: 41%

Publicidade Publicidade Home