apresentado por

Electrolux

Homepedia
Analu Guimarães e Maysa Bonissoni falam sobre o estilo que vem ganhando popularidade entre os amantes de uma d

DIY: crie uma decoração vintage para sala de estar com essas dicas

Analu Guimarães e Maysa Bonissoni falam sobre o estilo que vem ganhando popularidade entre os amantes de uma decoração original

 decoracao-vintage-analu-guimaraes-1

AnaLu Guimarães, Diretora Executiva e Criativa da Na Lupa Design

A sala de estar tem que ser um ambiente acolhedor, onde você garante a boa recepção das pessoas. Para decoração desse ambiente, existem diversas linhas que você pode seguir para deixar o espaço mais a sua cara. Na onda do "faça você mesmo", já pensou em uma decoração vintage?  É uma tendência que resgata peças, móveis, mobiliário, cristais, luminárias e até eletrodomésticos das décadas de 20 a 60.

Você já ganhou algum item decorativo da sua mãe, que por sua vez, ganhou da sua avó? Muitas vezes é difícil incorporar objetos mais antigos em decorações mais contemporâneas. Para dar algumas dica sobre isso, convidamos duas experts no assunto, a designer de ambientes Analu Guimarães e a youtuber Maysa Bonissoni. Confira! 

Diferenças entre uma decoração vintage e uma decoração retrô 


Ao contrário do que muita gente pensa, uma decoração vintage e retrô não são a mesma coisa. A decoração vintage contém objetos que, de fato, pertenciam ao passado e sobreviveram ao tempo. A decoração retrô é formada por objetos atuais que fazem releitura das décadas anteriores, ou seja, são inspirados.

Segundo Analu Guimarães, responsável pelo Na Lupa Design Projetos e Consultoria Eirelli, para construir uma decoração genuinamente vintage é necessário mobiliário de época, sim. "Caso contrário, pode-se investir em uma decoração retrô, com móveis fabricados atualmente por lojas de e-commerce, por exemplo, que seguem estética antiga", explica.

Cadeira Vintage em decoração de ambiente

Como encontrar móveis antigos para uma decoração vintage?

Garimpar em antiquários e brechós é uma ótima opção, assim como aproveitar as peças herdadas dos avós, por que não? Para Analu, peças vintage trazem personalidade e história para os espaços, além de ser tema para conversas entre moradores e visitas: “Elas chamam a atenção e conectam as pessoas pela memória”.

Cadeira Vintage em decoração de ambiente.

Como restaurar móveis antigos?

O que acontece com frequência é encontrar itens antigos, mas não em perfeitas condições, seja por mau uso ou pelo tempo. Há implicações que somente profissionais são capazes de solucionar com conhecimento e ferramentas específicas. Entretanto é preciso ter atenção, pois a reforma deve ter como objetivo a recomposição original do item e não interferência funcional ou estética de parâmetros contemporâneos, isso, segundo Analu, para que o objeto se mantenha vintage e não se torne retrô.

Sala decorada com móveis vintage

Quais objetos podem dar um ar ainda mais vintage à decoração?

Além de móveis vintage, é possível usar objetos e já trazer um ar completamente diferente na decoração, como explica Maysa Bonissoni, jornalista e idealizadora do canal dedicado a técnicas de Faça Você Mesmo, Não é Mah Ideia. "Quadros com imagens que fazem referência à época, objetos como luminárias antigas, máquinas de escrever e telefones antigos dão um toque sem pesar na decoração”.

Foto da influenciadora Maysa Bonissoni 

Maysa Bonissoni, jornalista e apresentadora do canal Não é Mah Ideia.  

Já para Analu, desde que não sejam inseridos de maneira isolada, é possível aproveitar itens antigos como bules, lustres e cristaleiras para ressignificar a decoração. Deixar o item isolado, segundo ela, promove uma sensação de desconexão e desconforto muito grande: “O ponto mais importante da nossa metodologia de assertividade projetual é o diagnóstico de estilo, que se dá pela análise e contextualização de itens, detalhes arquitetônicos e desejos do cliente de maneira harmônica em matéria de estilo e função.”

 

 

diy Sala de estar decorada com móveis e objetos vintage, a direita, plantas

Cores na decoração vintage

Há uma influência direta na escolha das cores e a mensagem que você deseja passar com a decoração da sua casa. Nesse caso, Analu sugere o uso de cores terrosas, opacas e rebaixadas (tonalidades que aparentam estar “sujas” com preto, cinza ou marrom na composição de cor).

diy Ambiente decorado com móveis e objetos vintage diversos

 

Dicas para quem está começando ou vai decorar pela primeira vez  

A nossa sugestão é buscar referências, seguir as dicas básicas passadas anteriormente e usar a criatividade. Bossini complementa. “O primeiro passo é sempre identificar nossas preferências e o que gostamos e priorizamos nos ambientes de casa. Eu, particularmente, gosto de misturar os estilos para não deixar tudo muito caricato. Um aparador com design moderno e adornos antigos, por exemplo, acho incrível! Importante sempre buscar o equilíbrio para não pesar", finaliza.

Caso tenha dificuldades, você pode ainda contratar um profissional para um projeto completo de decoração. O importante é que se sinta bem, à vontade nesse que é um espaço tão importante da casa. 

Rádio vintage decorando ambiente próximo a janela.