apresentado por

Electrolux

Homepedia
A designer Giseli Koraicho explica como a escolha da cabeceira para o seu quarto pode deixar esse espaço ainda

Dicas para escolher a cabeceira ideal para o dormitório

A designer Giseli Koraicho explica como a escolha da cabeceira para o seu quarto pode deixar esse espaço ainda mais charmoso e aconchegante

Com o uso cada vez mais comum das camas box em dormitórios, a cabeceira da cama acabou ganhando novas possibilidades a serem exploradas, trazendo mais liberdade criativa para que o seu quarto ganhe em conforto. Para que você explore mais esse item em seu décor, a designer de interiores Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces, traz algumas dicas especiais.

Ela explica que além de proporcionar conforto para o morador, que pode, por exemplo, apoiar-se para seus momentos de leitura antes de dormir, a cabeceira ganhou status de acabamento diferenciado para a parede que apoiará a cama. Discreta, ousada ou com materiais inesperados, esse item pode ser a estrela da decoração de seu dormitório. 

Hoje em dia as possibilidades são múltiplas, desde modelos prontos até projetos de marcenaria e serralheria em desenhos exclusivos. A designer de interiores explica que o ponto de partida para a escolha de sua cabeceira está relacionado ao seu gosto. “Se a preferência for pelo conforto em momentos como recostar e assistir um filme, as cabeceiras estofadas são um caminho natural para a execução do projeto”, exemplifica Giseli.

Conheça os principais modelos de cabeceira para cama box

Hoje em dia é possível produzir cabeceiras dos mais diversos estilos. Geralmente, as versões estofadas são revestidas de tecidos – lisos, estampados e xadrez, entre outros. Há também opções resistentes em couro, tanto nas versões legítimo, sintético ou ecológico.

Cabeceira em couro para cama de casal boxCabeceira em couro em projeto refinado de Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces. Foto: Eder Bruscagin.

Outra opção são as cabeceiras de madeira, que possibilitam flexibilidade para que a criatividade flua através de diferentes modelos: os acabamentos como a laca trazem um efeito moderno ao ambiente; já o uso de madeiras de demolição traz um efeito rústico; as opções de madeira entalhada permitem criar desenhos variados no material, mais ao seu estilo; já misturar a madeira com elementos como espelho ou metal você pode ganhar em modernidade.

De todo modo, se você está buscando economizar, mas ainda assim criar algo interessante em seu quarto, a dica de Giseli Koraicho é “delimitar a área de descanso com adesivo, pintura ou papel de parede”. Simples e eficaz.

Qual a altura e largura ideais para uma cabeceira?

Não existe uma regra determinada para essas medidas, mas Giseli explica que alguns parâmetros devem ser considerados. No caso da largura, a cabeceira pode acompanhar a dimensão completa da parede ou ficar delimitada ao tamanho da cama. “Nessa coerência, o que não pode acontecer é trabalhar com uma cabeceira inferior à largura da cama”, alerta.

Já quanto à altura, a recomendação é que a cabeceira ofereça o apoio completo para as costas quando o morador estiver sentado, essa é uma ótima opção para que o seu espaço fique mais confortável. 

Cabeceira de madeira faz as vezes de divisória para o banheiroCabeceira de madeira que faz as vezes de divisória para o banheiro em projeto de Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces. Foto: Eder Bruscagin.

Inspire-se com essas ideias de cabeceiras

Nesse projeto de Giseli, a cabeceira estofada, que vai de uma parede à outra, se integra à parede revestida com espelho. Além de dar um melhor acabamento para a composição, a escolha criou a sensação de amplitude no ambiente. Na decoração, os tons neutros deixam o espaço sofisticado e aconchegante para o casal.

Cabeceira para cama box casal em tecido em parede de espelhosProjeto de Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces, para quarto de casal aconchegante e moderno.Foto: Eder Bruscagin.

Neste quarto projetado em uma casa localizada no litoral de São Paulo, a extensão da cabeceira de madeira faz as vezes de divisória para o banheiro. Além de delimitar os espaços, os elementos vazados oferecem espaço para objetos de decoração. 

Cabeceira de cama em madeira com função de divisória para o banheiro e estante Esse projeto de Giseli Koraicho transforma a cabeceira em divisória de espaços e também em estante vazada. Foto: Eder Bruscagin.

Já neste quarto infantil, a designer trouxe uma proposta lúdica, com a cabeceira em formato de casinha. Sua extensão, superior ao tamanho da cama, foi proposital: ao pintar o painel de MDF com tinta lousa, Giseli tornou o canto ideal para brincadeiras.

Cabeceira em formato de casinha com tons de rosa e luminárias em formato de nuvem em quarto infantil Projeto lúdico e delicado de Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces, para quarto infantil. Foto: Eder Bruscagin.

Veja os últimos lançamentos para sua casa