Na hora de montar o seu quarto umas das principais escolhas é o guarda-roupas, pois é ele que pode dar o tom da decoração. Uma das tendências mais em alta quando se fala em quarto é o guarda-roupa de estilo aberto, sem portas, você já conhece esse modelo? Essa pode ser uma opção bem mais econômica e versátil. Para que você entenda melhor, os arquitetos Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral, do escritório Dos Mundos, contam para você algumas vantagens e diferenciais desse móvel.
Guarda-roupas aberto pode ser mais econômico
Uma das vantagens dos armários abertos é que eles barateiam a produção da peça, que dispensa ferragens e economiza material. “Mais acessíveis do que os armários convencionais, eles trazem um ar descontraído para o ambiente e ainda são ótimas soluções para pequenos espaços”, opinam Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral, do escritório Dos Mundos.

Muito versáteis, os armários sem portas podem ser encontrados em diversos estilos e composições, com araras, prateleiras, gaveteiros, nichos; se adaptando às necessidades e demandas do morador. Por isso mesmo, ele pode ser uma ótima opção para apartamentos pequenos ou mesmo para otimizar o seu quarto. “O importante é escolher a disposição que melhor acomoda as roupas e itens do morador”, afirmam os arquitetos. Assim, quem usa muitas peças longas – como vestidos – deve optar por modelos com mais espaço entre prateleiras, enquanto um calceiro é indispensável para os homens.

Armário sem portas muda a relação com suas roupas
Quando você escolhe um guarda-roupa de estilo aberto, as suas roupas ficam visíveis e ao alcance das mãos, permitindo que você tenha noção de tudo o que possui, sem perder uma peça ou outra. Isso pode mudar a sua relação com as peças, sem que fiquem aquelas roupas esquecidas no fundo do armário. Por isso mesmo, esse estilo de armário é ótimo para quem está pensando em mudar sua relação de consumo de moda - pode até ser uma excelente opção para quem pensa em ter um guarda-roupa cápsula, com menos peças.

Cuidados especiais de um guarda-roupa aberto
“A ventilação proporcionada pelo guarda-roupa sem portas diminui a proliferação de bolor e mau cheiro”, explicam Rodrigo e Carina. De todo modo, a ventilação também possibilita mais poeira e mais contato com agentes externos, por isso mesmo, esse é um móvel que funciona mais para quem é organizado e gosta de deixar tudo sempre em dia. Além disso, os arquitetos alertam que é necessário se atentar ao local escolhido para o guarda-roupa. Deixá-lo muito próximo de uma janela que não possua cortina ou persiana, por exemplo, pode fazer com que os raios solares desbotem as suas peças.

Armários abertos são soluções modernas e inspiradoras para o décor
Para você se inspirar vale conferir o projeto abaixo, idealizado pelo Dos Mundos para a mostra Morar Mais por Menos, em São Paulo. Pensadas para um adolescente apaixonado por esporte, jovem e descolado, as peças fugiram da madeira tradicional, ganhando um ar mais industrial e moderno. Executados pela Metall Designer, eles possuem gaveteiros na parte baixa, para auxiliar na organização, e contam com rodízios para agilizar qualquer mudança de layout no ambiente, quando desejado.
Projeto do escritório Dos Mundos. Foto: JP IMAGE.
“Buscamos entender que, para as novas gerações, uma casa não é para sempre. Hoje podemos estar aqui, amanhã em outro bairro e, em três anos, em outra cidade. Optar por móveis que podem acompanhar as mudanças foi essencial”, explicam Rodrigo e Carina, os arquitetos responsáveis. O que você acha dessa solução de guarda-roupa: seria uma escolha para o seu quarto?