apresentado por

Electrolux

Homepedia
Como ter um closet lindo e funcional para que sua única preocupação seja escolher qual o melhor look para o se

4 dicas para planejar e organizar um closet pequeno

Como ter um closet lindo e funcional para que sua única preocupação seja escolher qual o melhor look para o seu dia

Quem nunca sonhou em ter um closet? Para aqueles que buscam ter o guarda-roupa sempre organizado - e muitas vezes torna-se um desafio, o closet vem como a solução desses problemas. É um espaço especial e exclusivo para que você possa guardar as suas roupas e acessórios, tornando um ambiente único para se vestir ou se trocar com tudo sempre à mão. Facilidade e praticidade é o que não falta! Por isso é importante também manter uma boa organização do closet, para assim ter uma boa visão de suas peças e aproveitá-las ao máximo.

Organização do closet

Quando você consegue construir um closet de forma funcional, você dispõe as peças de forma mais coesa, conseguindo fazer um uso melhor das roupas e ter noção daquelas peças que você quase não usa e que deveriam sair de lá. Para te ajudar a aproveitar ao máximo desse espaço, separamos dicas especiais que farão toda a diferença.

Closet com diferentes divisórias, incluindo caixas, esteiras de metal e arara para cabides 

1 - Prateleiras com trilhos para closet

A prateleira com trilho é aquela utilizada em lojas e estandes, isto é, o modelo que possui um trilho atrás com diferentes aberturas, possibilitando a regulagem da altura de cada prateleira. Com trilhos e sustentação de metal, essa prateleira é firme e se adapta bem aos diferentes projetos.

O diferencial dessa possibilidade é que você regula a altura da prateleira conforme o seu uso, por isso ela é muito boa para guardar sapatos e bolsas, com uma disposição que fica visualmente fácil, assim você pode abrir seu closet e escolher o melhor sapato com rapidez.

Se você colocar prateleiras desse tipo na parede toda, o interessante pode ser criar uma ordem lógica de organização: na base, os calçados como tênis, sandálias e botas; já na altura mediana, as bolsas e clutches de uso cotidiano; e por fim, o topo é ideal para malas e bolsas maiores, de uso menos comum. 

Sapatos e tênis guardados em prateleira de metal

2 - Cabides padronizados são fundamentais

Sejam araras ou varões, independente do formato, você precisará de cabides para peças mais estruturadas e é fundamental que eles sigam um padrão. Essa necessidade não é apenas uma questão estética, mas sim de uso do espaço, pois tendo cabides iguais, eles ocupam um espaço menor e darão unidade visual ao local, isto é, quando você abrir o closet, por mais que sejam peças diversas, elas estarão todas numa mesma altura e posição.

Na hora de organizar, é sempre interessante que se coloque uma peça por cabide, pois duas ou mais peças num mesmo cabide podem danificar as roupas e ainda gerar um volume desnecessário no espaço, desestabilizando a organização proposta. Se você tiver peças em conjunto, como saia + casaco ou terninhos, aí elas podem sim ser guardadas num só cabide, para que essas peças não se percam. 

Arara com cabides padronizados em guarda-roupa 

3 - Organizadores para gavetas

Não adianta deixar tudo lindo nos cabides e quando você abre as gavetas está uma grande bagunça. A dica é investir em organizadores do tipo colmeia para suas gavetas, pois eles funcionam para os mais diversos itens de tamanho pequeno: roupa íntima, meias, lenços, gravatas e até mesmo joias e bijuterias. Isso deixa tudo mais organizado, facilitando os usos no dia a dia e preservando as peças.

Organizador com meias e roupas íntimas para guarda-roupa ou closet

4 - Mesmo em espaços pequenos, vale investir em uma banqueta

Mesmo com um closet pequeno, é uma boa ter uma pequena banqueta que facilitará na hora de calçar sapatos ou experimentar peças. Se seu espaço for um pouco maior, invista em um pufe ou mesmo uma poltrona. De todo modo, lembre-se: esse item não pode virar depósito de bagunça, ele deve servir como um apoio na hora que você está querendo escolher aquele look especial.

Poltrona azul em closet com estante para sapatos na parede

Publicidade Publicidade Home