apresentado por

Electrolux

Homepedia
A parede de lousa pode ser tanto decoração como um espaço para seu filho soltar a imaginação. A designer Karol

Como criar e decorar uma parede de lousa para quarto infantil?

A parede de lousa pode ser tanto decoração como um espaço para seu filho soltar a imaginação. A designer Karol Stefanini dá dicas para criar uma no quarto das crianças.

A parede de lousa é um conceito que começou a surgir em muitos projetos de casas e apartamentos. Além da funcionalidade, já que é uma parede usada para desenhar ou anotar recados, ela também traz um valor estético ao ambiente, tornando-o criativo e original. E nada melhor do que aplicá-lo no quarto de crianças. Isso mesmo! Não precisa enlouquecer porque chegou em casa e viu que seu pequeno rabiscou aquele parede branquinha com lápis colorido. 

Com a parede de lousa você estimula essa atividade de uma maneira mais organizada, sem causar prejuízos ao visual da casa. Para entender como criar uma parede dessas, conversamos com a designer Karol Stefanini, ela é dona do canal Tipo Dela, no YouTube, onde dá dicas sobre lettering e ilustrações. O lettering, dentro do mundo design, é relacionado à criação de tipografias feitas à mão, bastante usadas em paredes de lousa.

Parede de lousa com ilustração de astronauta em quarto infantil

Como escolher a melhor parede?

“Não há espaço melhor para fazer a parede de lousa, isso sempre é uma escolha pessoal”, explica Karol. A dica é uma parede que se encaixe em sua decoração e com o que você está pensando para a organização de seu ambiente.

Para o quarto infantil, pode ser uma boa pintar um espaço em que a parte mais próxima ao rodapé fique livre, para que se necessário a criança também brinque neste espaço. “Acho muito legal a ideia de uma criança desenhar também, afinal ela poderá desenvolver sua criatividade e ver o quanto a arte é importante nas nossas vidas”, completa a designer.

Criança sobre a cama desenha em parede de lousa 

Tinta para parede de lousa

“É necessário que a parede seja pintada com tinta preta fosca”, explica Karol. “E para a arte apresentar um resultado satisfatório, facilitar o trabalho do artista e não estragar os materiais usados, é necessário que a parede não tenha texturas e nem relevos, ou seja, ela deve ser lisa”. 

Pode ser importante pensar em nivelar a parede e deixá-la o mais plana possível antes da aplicação da tinta preta. Esse cuidado fará um grande diferencial no resultado final de sua parede, por isso vale a atenção.

Mulher pinta a parede de lousa com tinta fosca 

Quer um desenho especial em sua parede? Converse com um profissional

A lousa pode servir como um espaço de brincar para as crianças, mas também para ter uma ilustração ou mesmo um lettering com uma mensagem motivadora – essas mensagens podem ser ótimas para crianças que já estão em fase de leitura e precisam de incentivo no dia a dia.

Para isso, conte com a ajuda de um profissional. A designer explica. "É extremamente importante valorizar um profissional que estude e se dedique a esse tipo de trabalho, pois foram anos de aprendizado para hoje trabalhar com isso”, e essa dedicação poderá ser vista no resultado de seu projeto, muito mais profissional e bem acabado.

 Mulher desenha com giz em parede de lousa

Como limpar parede de lousa?

Se você optar por uma obra de lettering ou uma ilustração em sua parede de lousa é preciso ter alguns cuidados na hora de higienizar. “O importante é pensar na parede como um quadro, como uma obra de arte. Dessa forma, o ideal é evitar o contato dela com água e produtos de limpeza”.

Karol indica que a limpeza sempre deve ser feita com um pano seco ou ligeiramente úmido e sem esfregar na região da arte, assim sua parede continuará linda por muito mais tempo! Parede de lousa com ilustração de girafa em quarto i

 

Enquete

Em que outro cômodo da casa você faria uma parede de lousa?

Resultados... Na cozinha: 25% Na sala de estar: 25% No escritório: 50%

Publicidade Publicidade Home