apresentado por

Electrolux

Homepedia
Organização não vai mais ser um drama com esses ensinamentos

Acabou a bagunça: 5 dicas de como organizar o quarto

Organização não vai mais ser um drama com esses ensinamentos

Uma das coisas mais gostosas do nosso dia a dia é poder chegar em casa e ver que está tudo no lugar certo, dá um alívio! E ainda mais falando do nosso quarto. Ninguém merece ter que dormir e acordar no meio da bagunça. Se você tende a ser mais bagunceiro que organizado, confira as dicas da personal organizer Alessandra Melo para arrumar o quarto e deixá-lo muito mais agradável – até o seu sono vai melhorar, acredite!

1. Faça do seu quarto um lugar de bem estar

Pelo fato de ser o lugar da casa onde a gente passa a maior parte do dia (e da noite), o quarto tem que ser um lugar onde, além de relaxar, a gente tem que se sentir bem. Por isso mesmo, quanto mais organizado ele estiver, vai te ajudar a ter menos estresse e, consequentemente, a dormir melhor.

“O quarto serve para dormir e descansar. Quando as pessoas insistem em fazer dele um local de trabalho e de fazer as refeições, a bagunça se instala de forma rápida. Começam a surgir pilhas de livros e papéis além de copos, pratos e talheres que, por muitas vezes, podem passar dias ali no quarto. Deixe no quarto apenas o que pertence a ele”, explica Alessandra.

Aposte em móveis com gavetas ou portas para ajudar no armazenamento e até em cabeceiras com compartimentos. Isso facilita o dia a dia e como organizar as suas coisas. Mas, antes de tudo, faça questão de que o quarto seja um lugar limpo e cheiroso, quase como um templo feito para você se desligar da rotina corrida.

2. A arrumação começa pela cama

Pode parecer bobagem, mas se você arrumar a sua cama, vai ter a sensação que metade da bagunça desapareceu. Sem contar que você vai dormir melhor sem roupas em cima dela e com os lençóis bem esticadinhos. Faça disso um hábito e em pouco tempo você já vai saber como arrumar tudo em instantes.

“Além disso, uma cama baú pode ser uma grande aliada da ordem: ela permite que itens de menor uso fiquem acomodados de forma organizada e eficiente, sem tomar espaço de objetos de uso mais frequente”, completa a profissional.   

Mulher arrumando a cama no quarto

3. Evite acumular peças de roupa numa cadeira

Sabe quando você experimenta uma roupa, não gosta do visual e, ao invés de guardar de volta no armário, você joga em cima daquela cadeira que fica no seu quarto? Esse é um dos maiores motivos para você achar que seu quarto está sempre bagunçado, então, tente, sempre que possível, não acumular nada por ali. Se não curtiu o look, guarde as peças novamente no armário pendurada ou dobradas.

“Utilizar técnicas de dobras faz com que as roupas fiquem todas padronizadas, facilitando a organização dentro das gavetas ou nas prateleiras dos armários”, explica Alessandra.

Quarto com sapateira e cadeira

4. Não jogue roupas no chão

Esse não é o lugar delas, certo? Além de possivelmente as roupas se tornarem uma pilha, assim como na cadeira, elas vão atrapalhar a circulação e dar uma impressão de desleixo imediata no seu quarto. Dobrar e pendurar roupas não é a tarefa mais legal de se fazer em casa, mas, infelizmente, suas roupas não vão se dobrar sozinhas.

“Existem diversos produtos organizadores que otimizam o espaço e tornam essa tarefa mais fácil. Dependendo do tipo de objeto e da freqüência de uso, é possível organizar o quarto com o auxílio de cestos e caixas empilháveis, além de colmeias para peças íntimas, de academia, etc”, acrescenta Alessandra. Também faça disso um hábito que, em breve, não vai ser mais um drama ter que fazer isso todo dia.

Quarto com guarda-roupa organizado

5. Um espaço separado para a roupa de cama faz a diferença

Separe um compartimento no seu guarda-roupa, uma cômoda, um baú ou até um armário extra menor para guardar suas roupas de cama e de banho. Essa divisão faz com que tudo fique no lugar certo e você ache sempre suas coisas. Não se esqueça de dobrar os lençóis e guardá-los sempre com as fronhas, para não perder o conjunto. 

Quarto com prateleiras e roupa de cama

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Quarto

    Como decorar quarto de casal com personalidade e conforto

    Produto 1
    Quarto

    Vale a pena ter frigobar no quarto?

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas