apresentado por

Electrolux

Homepedia
Conheça práticas que vão te ajudar a fazer um bom uso do eletrodoméstico

Cuidado com tecidos: 4 dicas para usar a secadora de roupas corretamente

Conheça práticas que vão te ajudar a fazer um bom uso do eletrodoméstico

Em longos períodos com chuva e durante o inverno, ter as roupas secas e cheirosas após a lavagem pode ser uma complicação. Nesses casos, ter uma secadora de roupas por perto é uma maneira eficaz de ter as peças prontas para usar e sem traços de mofo ou mau cheiro. Apesar de toda essa facilidade, às vezes resta uma dúvida de qual tecido pode ou não ir na secadora.

Para solucionar essas questões, conversamos com a especialista em cuidados têxteis da lavanderia 5àsec, Marinês Cassiano, que dá o passo a passo para aproveitar todas as funções da secadora, seja ela de parede ou suspensa.

 

1. Antes de ligar a secadora de roupas

O ideal é sempre conferir a composição de cada roupa na etiqueta para ter certeza se ela pode ser colocada na secadora com outros tipos de tecido ou não. Um dos fatores que define isso é a temperatura da secagem, diferente para cada tecido. Roupas de seda, por exemplo, podem ir no aparelho com a função de resfriamento ou de peças delicadas, não ultrapassando 30°. “Em algumas máquinas, a função de resfriamento está no final da programação.”

Temperaturas máximas para cada tipo de tecido

Tabela indica as temperaturas ideais para secar as roupas na secadora de roupas

2. Peças pesadas

Uma grande vantagem da secadora de roupas é que ela acelera a secagem de peças pesadas, como jeans, moletons e roupas de cama, evitando que fiquem com mau cheiro no varal. Secá-las demais, porém, também não é bom: “Deixar as peças com um pouquinho de umidade é bom para preservar as fibras e fazer com que não encolham. Quando você seca demais alguma peça, fica mais difícil na hora de passar e aumenta a possibilidade dela encolher”, recomenda a especialista.

Secadora de roupas é útil para secar calças jeans

 

3. O que não pode ir na secadora

Como dito acima, cada roupa tem recomendações específicas para lavagem e secagem, de acordo com o tecido. A secadora é extremamente útil, principalmente no inverno, mas você deve respeitar o que está definido na peça para não estragá-la.
“A lã, por exemplo, não pode ser colocada na secadora, pois encolhe. É preciso ter cuidado também com glitter e pedrarias, usando a secadora no modo de resfriamento”, afirma Marinês.

Alguns tecidos não podem ser colocados na secadora de roupas, como a lã

 

4. Separar por cor

Assim como na lavagem, as roupas também devem ser separadas por cor no momento da secagem. “Lembrando que cores similares, como tons pastel, podem ser secas juntas, mas claras e escuras devem ser separadas.”
Vale, também, separá-las por tipo de tecido, já que algumas secadoras têm a função Antirrugas, que reduz os amassados da roupa, como a Secadora de Roupas de Piso ou Parede Electrolux 10kg com Turbo Secagem (SVP10) - 127V.

Secadora de Roupas de Piso ou Parede Electrolux 10kg com Turbo Secagem (SVP10) - 127V

Secadora de Roupas de Piso ou Parede Electrolux 10kg com Turbo Secagem (SVP10) - 127V

Veja mais relacionados

Publicidade Publicidade Home