apresentado por

Electrolux

Homepedia
Seja na lavagem, enxágue ou centrifugação, é possível saber quando o aparelho não está normal e solucionar o p

Máquina de lavar sem barulho: como identificar qual ruído é normal ou não

Seja na lavagem, enxágue ou centrifugação, é possível saber quando o aparelho não está normal e solucionar o problema

Uma das maiores reclamações na lavanderia é o barulho que a máquina de lavar faz ao bater as roupas. Primeiro é preciso entender em que etapa da lavagem esse barulho acontece, ou seja, durante a lavagem, enxágue ou centrífuga, e qual a característica do ruído que se ouve. Existem alguns barulhos que não são normais e que podem indicar que há algo de errado com o produto ou com a instalação da máquina de lavar roupas. Por outro lado, existem ruídos comuns e que não significam que sua lavadora esteja com problemas. Para acabar com essas dúvidas, separamos algumas dicas que te ajudarão a descobrir se é hora de chamar o técnico. 

Quais ruídos são normais da máquina de lavar?

Lavagem

Essa é a primeira etapa da máquina de lavar roupas, a lavagem consiste em encher a banheira da máquina de lavar roupas e misturar com o sabão em pó. Muitas vezes a lavagem inclui deixar a roupa de molho por um tempo para retirar um pouco da sujeira e começar a remover as manchas.

Roupa branca de molho no sabão em máquina de lavar 

Quais são os barulhos normais da máquina

Durante o período da lavagem é comum ouvir o som da água abastecendo a banheira da máquina de lavar roupas. Além disso, é comum que o agitador se movimente em alguns momentos para misturar a água com sabão. 

Quais barulhos não são normais durante a lavagem

No momento em que a roupa na máquina fica de molho, pode acontecer de o agitador fazer um barulho de fricção entre metais. 

Como solucionar os barulhos que não são normais durante a lavagem

Uma hipótese é que as roupas não estejam bem distribuídas na banheira e estejam enroscadas no agitador. Caso seja isso, redistribua as roupas na extensão do cesto para evitar isso. Vale lembrar que as roupas devem ser colocadas em pequenos montes e não devem ser enroladas no entorno do agitador.

Pessoa retira roupa branca de máquina de lavar front loa

Enxágue

Essa função retira o excesso de sabão e amaciante da roupa, eliminando também sujeiras mais profundas e manchas difíceis de sair. Durante o enxágue podem ser liberados jatos d´água no cesto. Também é comum que o tambor da máquina se movimente, ocasionando um leve tremor na máquina de lavar roupas.

Lavadora Electrolux 16 Kg com Dispenser Autolimpante e Ciclo Silencioso  Lavadora Electrolux 16 Kg com Dispenser Autolimpante e Ciclo Silencioso (LAC16).

Quais barulhos são comuns durante o enxágue

Nesse período é comum ouvir o barulho da água mexendo dentro da máquina e também de água caindo. O som do tambor se movimentando também é característico desta etapa do ciclo.  

Quais barulhos não são normais durante o enxágue

No momento do enxágue pode acontecer de a máquina apresentar um ruído alto devido a trepidação da máquina. 

Como solucionar os barulhos que não são normais durante o enxágue

Pode ser que os pés da máquina da lavar roupas não estejam bem apoiados ao piso ou haja algum resíduo de isopor que não foi retirado. Se isso acontecer, é importante verificar se a máquina está bem apoiada ao chão e nivelar a lavadora para que os 4 pés fiquem bem apoiados ao piso.

Roupas coloridas em cesto de máquina de lavar 

Caso exista algum pedaço de isopor, faça a retirada de acordo com as instruções do manual do produto. 

Ao perceber que a máquina está apresentando um ruído alto, verifique se ela está encostada na parede, pois essa pode ser a causa do barulho. Em seguida desencoste as mangueiras e a máquina da parede, para evitar barulhos futuros. 

Centrifugação

O barulho na hora da centrifugação é o mais comum, mas nem sempre anormal, pois também pode variar conforme a carga de roupas colocadas no cesto. Se você colocar apenas uma peça, como um casaco, por exemplo, é normal que a máquina de lavar faça algum ruído distinto, já que o peso da roupa ficará apenas em um lado do aparelho. Se você extrapolar a carga recomendada para seu aparelho, a sua máquina pode fazer mais barulho e esse sobrepeso pode até danificar o funcionamento dela, por isso respeite a carga máxima de sua lavadora.

Roupas coloridas sendo lavadas em máquina de lavar front load

Após a lavagem e o enxágue da roupa é necessário retirar o excesso de água das peças. Para isso, a máquina de lavar roupa inicia um processo no qual ela gira em alta velocidade, e também expele a água no tanque de lavar roupas. 

Quais barulhos são comuns durante a centrifugação

Enquanto a máquina está girando em velocidade constante é comum ouvir o barulho do tambor girando e da máquina dando leves tremores. Isso acontece porque a bomba de drenagem está ligada, ocasionando um ruído. Também é esperado ouvir o som da máquina desaguando no tanque de lavar roupas. 

Pode acontecer também de você ouvir o tambor batendo na estrutura interna da máquina de lavar. Esse tipo de barulho é comum e não compromete o funcionamento do aparelho.

Quais barulhos não são comuns durante a centrifugação

Assim como na lavagem, quando os pés da máquina de lavar roupa não estão regulados ou alinhados, pode acontecer de a máquina ter um tremor mais intenso e até mesmo sair do lugar.

Como solucionar os barulhos que não são comuns durante a centrifugação 

Uma das causas de a máquina estar fazendo um barulho excessivo pode ser o fato de ela estar com os pés desalinhados. Para checar, verifique se a lavadora está bem nivelada ao chão, com os 4 pés apoiados na superfície. Em seguida, coloque a máquina no nível extra-baixo, para checar se a água está acompanhando os furos do cesto em uma mesma direção. 

 Lavanderia com máquina de lavar Electrolux 16 Kg com Dispenser Autolimpante e Ciclo Silencioso (LAC16)

Lavadora Electrolux 16 Kg com Dispenser Autolimpante e Ciclo Silencioso (LAC16).

Cuidados na hora de instalar sua máquina para evitar ruídos 

Dando atenção para determinados detalhes é possível evitar ruídos e ainda aumentar a vida útil de sua máquina. Na hora de instalar, é importante sempre deixá-la com 10cm de distância da parede, já que é possível que em determinados ciclos ela movimente-se e assim você não terá a preocupação de sua máquina bater ou arranhar na parede. 

Outro detalhe importante a se pensar é no piso sob a máquina: se ele for escorregadio, pode ser importante colocar antiderrapantes sob os pés de sua lavadora, para que ela não se movimente. Além disso, fique atento aos desníveis, pois se sua máquina ficar bamba, é muito mais provável que ela produza ruídos.

Máquina de lavar roupas silenciosa

Mesmo que os barulhos na máquina de lavar roupas sejam comuns, há quem ache-os desconfortáveis. Quem se incomoda com os ruídos pode recorrer aos modelos silenciosos de lavadoras. A Lavadora Electrolux 16 Kg com Dispenser Autolimpante e Ciclo Silencioso (LAC16) permite que você lave sua roupa no momento que preferir, sem se preocupar com o barulho, devido à tecnologia Silent Control, capaz de minimizar ruídos e barulhos indesejáveis.

Detalhe do painel com o ciclo silencioso da Lavadora Electrolux 16 Kg com Dispenser Autolimpante e Ciclo Silencioso  Detalhe do painel da Lavadora Electrolux 16 Kg com Dispenser Autolimpante e Ciclo Silencioso (LAC16).

Além disso, o aparelho ainda possibilita reutilizar a água ao fim da lavagem, como forma de evitar o desperdício. Invista em uma máquina mais silenciosa e torne esse momento de lavar roupas em um momento ainda maior de cuidado e carinho.

Publicidade Publicidade Home