apresentado por

Electrolux

Homepedia
Da limpeza externa à do filtro de água

Como fazer a manutenção da sua Lava & Seca

Da limpeza externa à do filtro de água

Separamos dicas práticas para te ajudar na manutenção e no bom funcionamento da máquina mais completa que sua área de serviço poderia receber: a Lava & Seca Electrolux LSP11, a parceira tecnológica que você quer (com toda razão) por muito tempo ao seu lado.

1O bom uso no dia a dia

Antes de pensar na manutenção, uma boa prática é entender os programas de lavagem e secagem e respeitar a capacidade da sua máquina, tanto para a longevidade da Lava & Seca, quanto das roupas e tecidos:

  • Coloque um item por vez no tambor da máquina e certifique-se que não há roupas entre a vedação e a porta;
  • Não exceda a carga máxima de roupas: tecidos delicados e lã devem encher um terço do tambor, apenas. Tecidos sintéticos podem preencher metade do tambor e algodão e linho permitem o tambor cheio, desde que as roupas não fiquem muito apertadas;
  • Use detergentes e amaciantes adequados para lavar roupas e em quantidades recomendadas. Se forem muito espessos, é legal dilui-los em água. A Lava&Seca LSP11 tem medidas no dispenser que orientam sobre a quantidade de insumos de acordo com a quantidade de roupa a ser lavada;
  • Ao interromper um programa, pressione o comando “início/pausa”;
  • Para alterar um programa, pressione o comando “liga/desliga”;
  • Ao final dos programas, depois de retirar a roupa, mantenha a porta parcialmente aberta para evitar mofo e odores;
  • Siga os símbolos do código de lavagem em cada etiqueta de vestuário e as instruções do fabricante;
  • Abotoe fronhas, feche zíperes, ganchos e botões de pressão. Amarre fitas longas.

Internas - 1 Wide


Limpeza e cuidados

Com o bom uso no dia a dia, basta dominar algumas orientações de limpeza e de cuidados para o perfeito funcionamento da sua máquina de lavar e secar.

Antes de qualquer ação de manutenção, é preciso que a máquina esteja desligada e desconectada da tomada. Para a limpeza externa, que pode ser feita a cada 15 dias, basta um pano não abrasivo com sabão e água morna. Ao final, seque qualquer superfície da Lava &Seca e lembre-se de não usar álcool e solventes! No mesmo período ou uma vez ao mês, dependendo da frequência e volume de lavagens e secagens, recomenda-se a lavagem de manutenção. Esse processo higieniza o cesto e o tambor. Selecione o programa “limpeza de cesto” com o tambor sem roupas e pressione o comando “início/pausa” e pronto!

Os dispensers das máquinas Electrolux possuem jatos poderosos que dissolvem o sabão e o amaciante, evitando o acúmulo de resíduos. Mas se quiser, eventualmente, limpar a gaveta do dispenser, remova e limpe com uma escova pequena em água corrente. Depois de remover a gaveta, use um pincel para limpar o excesso de sabão em pó do seu compartimento. Ao secar, só encaixá-la novamente.

Outra área da Lava & Seca que deve entrar na rotina de manutenção é a do filtro de entrada de água, isso porquê a água de algumas regiões é mais dura, ou seja, contém mais cal que de outras e faz com que o material se acumule e entupa o filtro. Para limpá-lo, siga os seguintes passos:

  1. Feche a torneira da água.
  2. Remova a mangueira de entrada de água da torneira.
  3. Limpe o filtro na mangueira de entrada com uma escova dura.
  4. Remova a mangueira de entrada atrás do aparelho.
  5. Limpe o filtro na válvula com uma escova dura ou uma toalha.
  6. Instale a mangueira de entrada novamente. Certifique-se de que os acoplamentos estejam apertados para evitar vazamentos.
  7. Abra a torneira da água.


Internas - 2 Wide

Publicidade Publicidade Home