apresentado por

Electrolux

Homepedia
Jardim em casa requer dedicação e cuidados frequentes. Homepedia traz dicas sobre manutenção, como escolher os

Um toque de verde: aprenda a cuidar de seu jardim em casa

Jardim em casa requer dedicação e cuidados frequentes. Homepedia traz dicas sobre manutenção, como escolher os vasos, adubação e muito mais!

Você ama plantas, mas deixa até as suculentas morrerem? Então, essas dicas são para você. O primeiro passo é avaliar o espaço onde o jardim vai ser montado em sua casa. Tamanho disponível e luminosidade são itens primordiais: a partir deles é que você vai decidir se será um jardim vertical, suspenso, jardim de inverno ou um terrário e quais plantas serão usadas. Para ajudar nessas e em outras questões, Roger Evangelista, terrário designer do Jardim SP Terrários, dividiu algumas dicas preciosas com a gente. 

Roger Evangelista, do SP Terrários
Roger Evangelista, da loja Jardim SP Terrários 

A luz ideal para a cada planta

“Toda planta precisa de luz natural e essa luminosidade representa cerca de 50% da vida dela. Porém, é preciso conhecer as necessidades da planta na hora da compra”, explica Evangelista. Para quem vai montar o jardim em sacadas ou no quintal, aposte em cactos e suculentas. “Essas duas espécies resistem à incidência do raios solares.” 

Já se for um jardim pequeno em espaço fechado, mas com boa luminosidade, o ideal é apostar em folhagens, como lírio, palmeira-leque e até samambaia. Em ambientes escuros, zamioculca e peperômia vão muito bem. 

Água na medida certa

Um dos maiores erros é encharcar a terra de água, até escorrer pelo pratinho embaixo do vaso. “Isso lava a terra, tirando quase todos os nutrientes dela”, alerta, Evangelista. Por isso, cheque a necessidade de regas e tire essas dúvidas na hora da compra. Mas, em geral, cactos e suculentas precisam de pouca água – uma vez por semana é o suficiente. 

Para as demais, basta manter a terra úmida. “Nestes casos, faça o teste do palito de churrasco: afunde na terra por dois minutos e retire. Se sair seco, é sinal de que precisa hidratar.” Para tirar o pó da planta, basta borrifar as folhas, mas sem exageros. “A regra principal é: nunca regar as plantas à noite. Por causa da ausência de luz por horas, muitos fungos oportunistas podem se proliferar. Faça, de preferência, nas primeiras horas da manhã”, completa Evangelista.   

Plantas sendo regadas com borrifador de água

O vaso também importa 

“Particularmente, gosto muito dos de barro. Mas, como eles são porosos, acabam absorvendo toda a água da terra e deixam a planta desidratada”, diz o especialista. Para impedir isso, passe uma demão de tinta impermeabilizante na parte interna do vaso – geralmente, são vendidas em casas de jardinagem. Os vasos de plástico são ótimos para cultivar as plantas, o único problema é que não são tão bonitos para decoração. “A solução é usar os cachepôs, que são bastante charmosos.” 

Para saber se o tamanho do vaso está certo, observe se sua planta parou de crescer ou se as raízes começaram a se emaranhar ou a sair pelo fundo do vaso. Isso significa que está pequeno e que está na hora de trocar. 

Vaso com espada de São Jorge

Saúde e boa manutenção

A adubação e o uso de fertilizantes devem ser feitos uma vez por mês. “Para facilitar a contagem, a cada três regas, uma deve ser com aditivos.” Neste mesmo dia, dê uma remexida na terra com a ajuda de uma colher. “Esta afofada impede que a terra se petrifique e se torne impermeável. Também vale jogar um pouco de terra preta nova”, indica Roger Evangelista. 

Para evitar insetos, pragas e fungos, existem opções de venenos químicos em lojas de jardinagem. “Se quiser fazer uma versão de inseticida natural, prepare a infusão de um punhado de fumo de corda (tabaco) em um litro de água por três dias. Depois, use essa água para borrifar as plantas.” 

 

> Agora que você aprendeu a cuidar do seu jardim, que tal decorá-la e deixar com seu jeitinho? Veja ideias de decoração para jardim no vídeo a seguir.

 

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    Plantas em ambiente interno: 5 opções para dar um toque aconchegante

    Produto 1
    Área Externa

    Sim, é possível ter uma área gourmet: 5 dicas para montar a sua

    Produto 1
    Jardim

    13 casas com piscina para curtir o verão

Publicidade Publicidade Home