apresentado por

Electrolux

Paisagismo de jardim pequeno: 5 dicas para ter verde em pouco espaço

A paisagista Drica Diogo traz referências para trazer a natureza para diversos ambientes da casa

Na hora de pensar no paisagismo de sua casa, você achou que não conseguiria trazer toques de verde aos ambientes por ter pouco espaço? Apesar de parecer um desafio, há boas formas de cultivar plantas em casas e apartamentos ou mesmo criar um jardim pequeno. As flores e folhas trazem vida e um toque rústico aos espaços. Seja um jardim de inverno, no quintal ou nos peitorais das janelas, basta usar a criatividade.

Abaixo, a paisagista Drica Diogo traz cinco dicas que vão além do básico vasinho em cima da mesa para você inovar no seu jardim particular.

paisagismo-jardim-Drica-Diogo


1. Vasos no hall

O hall de entrada é o lugar que dá boas-vindas para as visitas. Neste caso, Drica elegeu um conjunto de vasos estampados para as plantas. “A escolha dos vasos tem que levar em consideração alguns pontos, como o piso, necessidade de mobilidade das peças e peso. Hoje, o mercado oferece diversos materiais, como fibra de vidro com rodízios embutidos, aço, concreto e barro”, conta. As cores e acabamentos com certeza dão um charme a qualquer espaço.

 

 

 

Hall de entrada com plantas em vasos estampados, no projeto de paisagismo de Drica DiogoHall de entrada com vasos de plantas

2. Tipo de planta ideal

Há tipos de plantas próprios para cada ambiente da casa, dependendo da incidência de luz no local. “Existem folhas e flores para áreas ensolaradas, com meia sombra e sombra. Para qualquer uma delas, precisamos prover pelo menos de 2 a 3 horas de sol diariamente. As de sombra, por exemplo, por não ficarem expostas ao sol, não precisam ser regadas várias vezes e normalmente têm crescimento mais lento de suas folhagens, que costumam ser mais escuras.” Então, antes de comprar a plantinha, pergunte ao vendedor se aquela espécie gosta mais ou menos de luminosidade.

Vasos de plantas em um local pequeno e com pouca luz solar, como a varandaVasos de plantas em um local pequeno e com pouca luz solar, como a varanda

3.Horta em casa

Para trazer mais vida, sabor e aroma para a cozinha, você pode plantar ervas e temperos em vasinhos pequenos. Já pensou que delícia ter manjericão, tomatinho cereja e hortelã fresquinhos e sem agrotóxicos para incrementar as suas receitas? Nesta cozinha gourmet, Drica trabalhou com vasos de frutíferas para sombrear o local.

Vasos com temperos sobre bancada

4. Beleza e privacidade

As plantas também podem formar paredões que promovem ar fresco e privacidade. Neste cantinho de leitura, Drica colocou floreiras com espadas-de-são-jorge próximo à janela. “Esta espécie é resistente ao sol e se desenvolve bem em ambientes internos. Sobrou um canto atrás do sofá onde eu coloquei mais vasos, que trazem aconchego.”

Plantas em vasos grandes no hall de entrada

5. Paisagismo em espaços aéreos

Quando não há como aproveitar a área do piso, o indicado é aproveitar o espaço aéreo, como o teto e as paredes. Além dos vasos suspensos na varanda, você também pode colocar pendentes em diversas alturas ou fazer um painel verde, como na entrada do lavabo abaixo. Aliás, veja como montar um jardim vertical

Jardim vertical no lavabo

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Varanda

    Um toque de verde: aprenda a cuidar de seu jardim em casa

    Produto 1
    Sala

    Carol Costa dá dicas para ter plantas sempre bonitas para decorar a sala

    Produto 1
    Sala

    Plantas em ambiente interno: 5 opções para dar um toque aconchegante

    Produto 1
    Área Externa

    Flores para jardim: especialista traz dicas importantes de como montar o seu

    Produto 1
    Jardim

    Decoração de jardim: 6 ideias incríveis para valorizar o espaço

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas