Na hora de pensar no paisagismo de sua casa, você achou que não conseguiria trazer toques de verde aos ambientes por ter pouco espaço? Apesar de parecer um desafio, há boas formas de cultivar plantas em casas e apartamentos pequenos ou mesmo criar um jardim. As flores e folhas trazem vida e um toque rústico aos espaços. Seja um jardim de inverno, no quintal ou nos peitorais das janelas, basta usar a criatividade. Abaixo, a paisagista Drica Diogo traz cinco dicas que vão além do básico vasinho em cima da mesa para você inovar no seu jardim particular.

1. Vasos no hall
O hall de entrada é o lugar que dá boas-vindas para as visitas. Neste caso, Drica elegeu um conjunto de vasos estampados para as plantas. “A escolha dos vasos tem que levar em consideração alguns pontos, como o piso, a necessidade de mobilidade das peças e o peso. Hoje, o mercado oferece diversos materiais, como fibra de vidro com rodízios embutidos, aço, concreto e barro”, conta. As cores e acabamentos com certeza dão um charme a qualquer espaço.
Hall de entrada com vasos de plantas
2. Tipo de planta ideal
Há tipos de plantas próprios para cada ambiente da casa, dependendo da incidência de luz no local. “Existem folhas e flores para áreas ensolaradas, com meia sombra e sombra. Para qualquer uma delas, precisamos prover pelo menos de 2 a 3 horas de sol diariamente. As de sombra, por exemplo, por não ficarem expostas ao sol, não precisam ser regadas várias vezes e normalmente têm crescimento mais lento de suas folhagens, que costumam ser mais escuras.” Então, antes de comprar a plantinha, pergunte ao vendedor se aquela espécie gosta mais ou menos de luminosidade.
Vasos de plantas em um local pequeno e com pouca luz solar, como a varanda
3.Horta em casa
Para trazer mais vida, sabor e aroma para a cozinha, você pode plantar ervas e temperos em vasinhos pequenos. Já pensou que delícia ter manjericão, tomatinho cereja e hortelã fresquinhos e sem agrotóxicos para incrementar as suas receitas?

4. Beleza e privacidade
As plantas também podem formar paredões que promovem ar fresco e privacidade. Neste cantinho de leitura, Drica colocou floreiras com espadas-de-são-jorge próximo à janela. “Esta espécie é resistente ao sol e se desenvolve bem em ambientes internos. Sobrou um canto atrás do sofá onde eu coloquei mais vasos, que trazem aconchego.”

5. Paisagismo em espaços aéreos
Quando não há como aproveitar a área do piso, o indicado é aproveitar o espaço aéreo, como o teto e as paredes. Além dos vasos suspensos na varanda, você também pode colocar pendentes em diversas alturas ou fazer um painel verde, como na entrada do lavabo abaixo. Uma ótima opção pode ser a montagem de um jardim vertical.
