apresentado por

Electrolux

Homepedia
Confira 6 plantas que ficam perfeitas dentro da sua casa ou apartamento e veja como cuidar delas para ter muit

Ideias de plantas para jardim de inverno

Confira 6 plantas que ficam perfeitas dentro da sua casa ou apartamento e veja como cuidar delas para ter muito mais verde perto de você

Os jardins de inverno surgiram nos países mais frios, que possuem rigorosos invernos, em que a intenção dos moradores era ter um espaço de verde dentro de casa que resistisse às mudanças de temperatura. Em tempos de urban jungle, em que as pessoas estão redescobrindo a jardinagem e se reconectando ao verde, os jardins internos se tornaram de novo uma opção moderna para o décor.

boas-plantas-sombra-pouca-luzEm sua representação clássica, o jardim de inverno se assemelha a uma estufa, muitas vezes com um teto de vidro, que transborda luminosidade para as plantas. De todo modo, nas concepções mais modernas é possível ter jardins de diferentes formatos e estruturas, que busquem ocupar e ressignificar espaços dentro de casa. 

Embaixo de uma escada, um canto da sala ou um quarto sem muito uso pode se tornar um charmoso jardim de inverno, basta que você providencie alguns cuidados. O primeiro deles é criar fontes de luz para as suas plantas, como uma boa janela envidraçada ou mesmo a criação de um fosso de luz. Depois disso, é importante escolher plantas que funcionem nesse espaço. Para te ajudar, Homepedia separou algumas espécies lindas e que se encaixam muito bem nesse ambiente mais restrito. 

boas-plantas-jardim-inverno

Lírio da Paz

Com suas charmosas folhas verdes e uma linda flor branca, o Lírio da Paz combina com climas quentes, porém não gosta de sol o dia todo. Com um pouco de luminosidade durante o dia ou mesmo uma iluminação indireta ele pode ser um belo ornamento para o seu jardim de inverno. Além de sua beleza estética, popularmente, o Lírio da Paz é conhecido por sua simbologia, já que há a crença de que a planta filtra energias negativas dos ambientes. 

lirio-paz-bom-dentro-casa

Jiboia

Com seus galhos pendentes e suas folhas brilhosas, a Jiboia é super adaptável, vivendo bem tanto em vasos quanto no chão. Seus galhos podem crescer e ganhar ares de planta trepadeira, dominando os espaços. As Jiboias gostam de luz indireta e precisam ser regadas a cada três ou quatro dias, por isso é ótima para quem é um jardineiro de primeira viagem. Apesar de todas as suas vantagens, essa folhagem é tóxica, por isso é preferível que se mantenha longe de crianças e animais domésticos. 

jiboia-planta-dentro-casa

Antúrio

A flor do Antúrio é marcante e de forte presença, parecendo até mesmo ser de mentira, visto sua tamanha perfeição. Encontrada em diferentes cores, é a flor vermelha que se destaca na nossa memória e que pode dar um charme especial para o seu jardim de inverno. O Antúrio gosta de luz indireta ou meia-sombra e pede regas a cada três dias, já que é uma planta de origem tropical. Para quem tem pets, também vale ressaltar que algumas partes da planta podem ser tóxicas para os bichinhos, então vale colocar em um local de difícil acesso para eles.  

anturio-flor-vermelha

Pacová

O Pacová também é conhecido popularmente como babosa de árvore ou babosa de pau e tem origem em nossa Mata Atlântica. Com folhas vistosas em tons de verde escuro, o Pacová tem uma presença imponente e deixará seu jardim interno ainda mais belo. O melhor de tudo: o Pacová gosta de uma sombra e precisa ser regado apenas uma vez na semana, o que é perfeito para quem não quer ficar se preocupando demais com essa tarefa.

Espada de São Jorge

Cercada de simbolismos e misticismos, a Espada de São Jorge voltou com tudo em diferentes possibilidades de décor. De folhas compridas e firmes, ela vai bem em diferentes ambientes e conversa de forma interessante com as outras plantas dessa lista.Considerada uma planta protetiva, a Espada de São Jorge serve como bloqueadora de energias negativas nos ambientes, o que pode também estar relacionado à sua resistência. A planta sobrevive tanto em ambientes com luz solar quanto à sombra e precisa apenas de uma ou duas regas semanais. 

como-cuidar-espada-sao-jorge

Ráfia

A Palmeira Ráfia é um coringa de qualquer urban jungle, já que ela gosta de uma meia-luz e de uma boa sombra. De folhagens grandes, a Ráfia é indicada para espaços maiores ou para quem busca ter robustez em seu jardim. 

Além do quesito sombra, a Ráfia também gosta de pouca água, por isso você pode regá-la a cada 10 ou 15 dias. É importante ressaltar que a rega irá depender do ambiente de sua planta e da temperatura da sua região, de todo modo, essa planta não precisa de excessos de luz ou água. 

rafia-dentro-casa

Veja os últimos lançamentos para sua casa