apresentado por

Electrolux

Homepedia
Não é preciso um quintal grande para tirar a sua ideia de jardim do papel. Veja como ter esse espaço no seu ap

Como fazer um jardim em apartamento?

Não é preciso um quintal grande para tirar a sua ideia de jardim do papel. Veja como ter esse espaço no seu apartamento

A rotina estressante, em especial de centros urbanos, pede por momentos de alívio tais como terapia, esportes e sair com os amigos. Mas uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos é a  jardinagem, pois também ajudar muito a relaxar. Com o crescimento das grandes cidades, os apartamentos ficaram cada vez menores e os espaços para a área verde podem não parecer adequados, mas, acredite, hoje existem diversos modelos de jardim e seu apartamento também pode ter um.

Para ter uma área verde em casa não é preciso muitos gastos, basta organizar os itens essenciais por etapas e fazer boas escolhas das plantas e acessórios que irão compor seu espaço. Separamos algumas ideias de jardim para ajudar nessa missão, confira e se inspire:

Onde criar jardim em apartamento pequeno?

Antes de mais nada, é preciso escolher um bom lugar para alocar suas plantas. Reserve um espaço no apartamento onde é possível ter contato com os raios solares e ar ambiente, como a varanda ou próximo a uma janela, por exemplo.

 tipos de plantas para jardim em apartamento

Use paletts e materiais recicláveis  

Materiais recicláveis ou paletts são uma tendência sustentável, econômica e muito bonita. Alojar as plantas na vertical é a solução ideal para o pouco espaço, assim é possível montar jardins pequenos com baixo custo. Ser criativo é a estratégia, vale usar latas de tinta e legumes em conserva, potes de vidro e até garrafas pet cortadas.

 como usar pallets para criar jardim em apartamento

Opte por plantas adequadas ao clima

O clima da região onde você mora implica diretamente no desenvolvimento saudável de suas plantas. Observe como o clima atua no espaço onde escolheu para colocar o seu jardim, se bate um sol muito forte ou se venta muito, por exemplo. Tudo isso precisa ser analisado para a escolha de plantas que suportem as condições climáticas e cresçam de forma saudável.

 decoração com plantas em prateleiras de jardim de apartamento

 

Como fazer uma horta? Comece escolhendo as plantas certas

Se a sua intenção é fazer uma horta para consumo próprio, é importante ter a certeza de que vai consumir frequentemente tudo o que está cultivando, assim evitará o desperdício. Salsinha, cebolinha, orégano e manjericão são ótimas opções para começar uma pequena horta.

 fazer uma horta em apartamento 

Em caso de animais em casa, o cuidado aumenta

Tenha certeza de que as plantas estão à salvo de mordidas e escavadas, não somente pelo cuidado com seu jardim, mas também pelo cuidado com os animais: algumas plantas são tóxicas e venenosas para a saúde deles. Tenha certeza de que sejam plantas inofensivas e de que dificilmente seu bichinho consiga ter acesso a elas, assim é possível que eles convivam no mesmo espaço.

como ter um jardim em apartamento com pets

Adquira ferramentas de jardinagem

Alguns itens podem facilitar muito na manutenção do seu jardim em apartamento pequeno, ferramentas como regadores, pás, tesouras para podar e luvas são excelentes para o cultivo correto, mesmo que em apartamento.

ferramentas de jardinagem penduradas na parede 

 

Reserve em sua vida um espaço para dedicação constante

Por último, mas não menos importante, tenha ciência de que plantas são seres vivos e que precisam de cuidado constante. Organize seu tempo para oferecer atenção à sua plantação diariamente. Em caso de viagens, combine com um amigo ou vizinho para que supra as necessidades, como água periodicamente. Carinho e dedicação é o segredo para agregar beleza ao seu apartamento!   

cuidados e dedicação de jardim em apartamentos

 

Enquete

O que motivou seu interesse em buscar dicas para criar um jardim em apartamento?

Resultados...