10 ideias para dar um up no seu jardim

Não sabe o que fazer com a frente da sua casa ou seu quintal dos fundos? Inspire-se nessas ideias

08/03/2019

Se você é do tipo de pessoa que adora uma plantinha, coloca a mão na massa, mas ainda acha que falta alguma coisa no seu jardim? Alguns truques de paisagismo e de decoração podem te ajudar a dar aquela animada e deixar seu cantinho verde ainda mais vibrante. Você pode apostar em novos tipos de plantas, trocar a grama por uma vegetação e algumas outras ideias transformadoras e simples. Confira!


1.Plante espécies tropicais


Abrace a diversidade da nossa flora e invista em canteiros com espécies nativas das nossas florestas. Elas crescem super bem na maioria dos solos e não precisam de tanta poda quanto os jardins de plantas ornamentais ou plantas europeias. Aproveite essa riqueza de texturas, cores e formatos diferentes!
Jardim com folhagens e plantas tropicais

2. Use prateleiras e vasos iguais


Aquela parede vazia do seu quintal pode ganhar uma estante recheada de vasos. Posicione os andares em distâncias diferentes, o que permite variar no tamanho dos vasos e deixar as espécies que crescem mais na parte de baixo. Outro item importante é usar vasos do mesmo material, isso vai deixar o conjunto bonito ainda mais harmonioso.

Prateleiras com vasos de cerâmica e plantas diversas

3. Decore com objetos


Gaiolas de ferro vintage, vasos de cerâmica, regadores antiguinhos… esses itens são todos estilosos e dão aquele charme extra em qualquer cantinho do seu jardim. Afinal, esses enfeites não precisam decorar só sua cozinha ou sua sala.

Gaiola vintage ao lado de vasos em decoração de jardim

4. Faça uma sala de estar no jardim


Com a variedade de móveis para área externa disponível no mercado é possível montar um living no seu jardim com sofás e daybeds de fibras naturais ou sintéticas e um delicioso balanço para apreciar o verde. Há até modelos de tapetes resistentes à chuva para completar o ambiente ao ar livre.

Gazebo com móveis de palha natural e rede

5. Dê nova vida às orquídeas


Essas flores são epífitas, ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas e renascem após serem fixadas em troncos de árvores. Então, se você está com uma orquídea que já perdeu suas flores, tente amarrá-la em alguma árvore do jardim ou da rua. Elas ficam lindas pendentes, quando florescem, principalmente se estiverem acompanhadas de outras mudas.

Orquideas fixadas em árvore

6. Faça um lago natural


Tem um espacinho sobrando no seu quintal e você quer dar mais utilidade a ele? Lagos naturais transformam a paisagem e ainda podem servir como piscina nos dias quentes. De sobra, você ainda pode criar peixes, plantas aquáticas que filtram água e até tartaruguinhas. Se tiver mais espaço, pode pensar até em uma piscina natural.

Lago natural feito em jardim


7. Plante heras

Essas plantas trepadeiras vão subir pelas paredes e dar aquele tom super charmoso com jeitinho de casa francesa na fachada ou quintal. Elas podem estar presas em uma treliça também para fazer apenas a borda e não crescer sobre a parede toda. O complemento certo aqui são portas, janelas e móveis de madeira rústica.

Casa rústica com hera pendente

8. Faça um mini-jardim interno

Caixas de feira e pallets dão ótimos suportes para pequenos jardins internos e podem acomodar plantas de meia-sombra e de sombra. Empilhe uma sobre a outra e terá um efeito moderninho, que fica lindo em qualquer cantinho.

Jardim interno com terrários

9. Guarde suas ferramentas em um móvel bonito

Não é por que são peças que vão diretamente na terra que elas não podem ser guardadas em um móvel mais especial. A cômoda com várias gavetinhas é prática e você pode colocar desde pequenas pás e tesouras a sacos de adubo ali dentro. Fica lindo e organizado.  

Móvel com gavetas para ferramentas

10. Plante flores aromáticas

Nada mais gostoso do que passear por um jardim bem florido e cheiroso. Cultive flores que exalam perfume, como lavanda (que ainda tem múltiplos benefícios para a saúde), jasmim, camélia, rosa e dama da noite. Não deixe de acomodar um banquinho e você não vai querer mais sair dali.

Jardim com lavandas e um banco

Veja mais relacionados

  • Produto 1
    Área Externa

    Floresta dentro de casa: 8 dicas de como fazer um jardim vertical

  • Produto 1
    Jardim

    Paisagismo de jardim pequeno: 5 dicas para ter verde em pouco espaço

  • Produto 1
    Varanda

    Um toque de verde: aprenda a cuidar de seu jardim em casa

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas

  • Produto 1
    Banheiro

    Banheiro decorado: 7 ideias para espaços pequenos

  • Produto 1
    Sala

    Aspirador de pó sem saco ou com: qual é melhor?

  • Produto 1
    Cozinha

    Fogão ou cooktop: qual deles faz mais o seu estilo?