apresentado por

Electrolux

Homepedia
Saiba como manter a geladeira nova ou antiga com a qualidade de sempre

Vida longa: 10 dicas para manter o bom funcionamento da geladeira

Saiba como manter a geladeira nova ou antiga com a qualidade de sempre

Quem nunca teve na família aquela geladeira antiga que era um verdadeiro xodó, herança dos pais ou dos avós? Pois, se bem cuidada, uma geladeira pode assistir a muitos capítulos diferentes da nossa história.

Para que a sua geladeira resista aos anos, alguns cuidados são fundamentais. É importante mantê-la limpa, tomar cuidado para não esquecer a porta aberta e sempre consultar o manual de instruções, em caso de dúvidas. O serviço de garantia estendida, que pode ser contratado na hora da compra, também garante a manutenção gratuita por mais tempo. Abaixo, listamos outras dicas que farão com que sua geladeira lhe acompanhe por muito tempo. 

1. Limpeza periódica

Para impedir que a sua geladeira se torne antiga antes da hora, alguns macetes podem ajudar. Para começar, reserve um tempo para fazer uma boa limpeza no eletrodoméstico, por dentro e por fora, o que ajuda a manter a geladeira conservada e livre de odores. Clique aqui para ver o passo a passo da limpeza. 

Tirar prateleiras para limpar geladeira

2. Espaço para respirar

A geladeira também precisa de um pouco de respiro. O motor trabalha (e esquenta) para manter os alimentos devidamente refrigerados e, por vezes, congelados. Por isso, deixar a geladeira em locais apertados, sem ventilação básica, pode superaquecer o eletrodoméstico, causando danos e até a queima do motor. Vale à pena considerar um espacinho só para a geladeira na cozinha, com as laterais livres e também à uma distância segura do fogão

3. Alimentos higienizados

Parece tentador chegar do supermercado ou da feira e simplesmente guardar todas as compras na geladeira de uma só vez. Mas acredite: dedicar um tempo à higienização dos alimentos, antes de guardá-los, pode fazer muito bem não só para a geladeira, mas também para a saúde.

Como limpar refrigerador FrostFree Electrolux DF53X 427 litrosAlém de conservar melhor os alimentos frescos, como frutas, legumes e verduras, a lavagem e secagem evita o acúmulo e a proliferação de micro-organismos, a exemplo de fungos e bactérias. 

4. Prazo de validade em dia

Falando em validade, eis outra dica especial para quem deseja preservar a geladeira por mais tempo. Que tal criar um calendário simples com os prazos de validade de cada alimento refrigerado ou congelado? Dessa forma, você fica de olho naquilo que deve ser preparado nos próximos dias, diminui o desperdício e não corre o risco de esquecer algum alimento lá dentro.

Alguns exemplos para te ajudar: 

funcionamento-geladeira

No freezer, alguns alimentos podem durar bem mais, como é o caso de carnes em geral. Verifique o que pode ir para o congelador e aproveite para embalar e conservar comidinhas e pratos prontos por mais  tempo.

5. Porta fechada sempre

Às vezes, estamos tão distraídos com alguma coisa, que nem nos damos conta de que esquecemos a porta da geladeira aberta. O problema é que, com a porta aberta, a geladeira precisa trabalhar mais para compensar a entrada de ar quente em seu interior, que compromete a refrigeração dos alimentos e bebidas. Isso leva a um gasto de energia ainda maior, já que o motor tenta, a todo custo, resfriar a temperatura da geladeira, comprometendo sua vida útil. 

Manter a porta da Geladeira Electrolux fechada

6. Nada de comida quente

Você tem o hábito de preparar, em um único dia, as refeições da semana? Se sim, quando as porções estiverem prontas, deixe-as esfriar até que fiquem em temperatura ambiente. A comida quente pode sobrecarregar o motor da geladeira, já que a temperatura no interior também aumenta, levando um gasto de energia considerável. 

7. Traseira livre

Nunca coloque nada para secar nessa parte da geladeira, pois o hábito compromete a troca de calor entre o eletrodoméstico e o ambiente externo, o que sobrecarrega o motor e diminui a vida útil do aparelho.

8. Termostato na medida

O termostato é aquele reloginho que indica a configuração da refrigeração interna. Ele deve ser ajustado de acordo com algumas condições, como clima externo, quantidade de alimentos na geladeira e até número de vezes em que a porta é aberta - tudo isso influencia a temperatura. Para manter o seu aparelho funcionando em perfeito estado, a dica é manter o termostato na medida certa sempre que possível, para evitar a sobrecarga do motor e a baixa conservação dos alimentos.
 Geladeira Frost-Free Electrolux 382 Litros DF42

9. Vai mudar? A geladeira vai junto

A sua geladeira pode te acompanhar em muitas fases da vida, inclusive em uma possível mudança de endereço. Para mudá-la de casa sem traumas ou grandes dificuldades, é preciso desligar a geladeira no dia anterior e embalá-la em algum material protetor, como um plástico bolha, evitando riscos e amassados. Se ela for transportada na vertical, você pode ligá-la na casa nova no mesmo instante; se ela estiver na horizontal, consulte o manual para saber quanto tempo esperar até ligá-la novamente.

10. Manual salva-vidas

Não deixe de reservar um tempinho para ler o manual de instruções com atenção. Ele possui todas as informações mais importantes sobre a sua geladeira, desde a instalação até dicas de uso e limpeza. Essa é mais uma forma de prolongar a vida útil do seu eletrodoméstico e garantir que ele funcione perfeitamente por muitos anos. 

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas para se dar bem na escolha da geladeira

    Produto 1
    Cozinha

    6 jeitos de decorar a geladeira e deixá-la estilosa

    Produto 1
    Cozinha

    Drama da geladeira pequena: aprenda como organizar

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas para limpar a geladeira de um jeito fácil

    Produto 1
    Cozinha

    Vida longa: 10 dicas para manter o bom funcionamento da geladeira

    Produto 1
    Cozinha

    Aprenda como economizar energia com a sua geladeira

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas