apresentado por

Electrolux

Homepedia
100% reciclável, o vidro é um material super seguro para armazenar alimentos. Entenda como os potes de vidro p

Potes de vidro: as vantagens e como usar na sua cozinha

100% reciclável, o vidro é um material super seguro para armazenar alimentos. Entenda como os potes de vidro podem fazer a diferença em seu cotidiano na cozinha

Você pode se considerar, oficialmente, um adulto quando ficar feliz comprando e escolhendo novos potes para sua cozinha; é nesse momento que você passa a entender a sua mãe quando ela cobra a devolução de todos os potes que ela empresta para a família. Os de vidro, então, fazem toda a diferença na sua cozinha e se tornam o seu xodó. Para explicar um pouco mais sobre as vantagens e as formas de utilizar os potes de vidro, Homepedia preparou um material que vai te deixar ainda mais apaixonado por seus potinhos. 

Quais as vantagens dos potes de vidro?

Os potes e vasilhas são fundamentais para a organização da cozinha: sobras de alimentos, molhos preparados em casa ou mesmo a marmita do dia seguinte, tudo vai em potes para melhor organização na geladeira ou nos armários. O principal diferencial dos potes de vidro é que esse é um material que não altera o sabor dos alimentos, por isso são perfeitos para armazenar sobras e alimentos já abertos, como carnes, legumes e molhos. Além disso, é o material ideal para guardar os alimentos de bebê, por exemplo, por sua segurança.

GettyImages-651985653

Outra facilidade é que há opções de potes de vidro que podem ir diretamente para o microondas, assim você guarda o seu alimento em um dia e no outro já aquece ali mesmo, muito mais prático. O Conjunto de Potes Herméticos de Vidro da Electrolux, por exemplo, é produzido com material super resistente, que pode ir da geladeira ao microondas e depois para a máquina lava-louças, tudo com muito mais praticidade para seu dia a dia. 

Conjunto de Potes Herméticos de Vidro da ElectroluxConjunto de Potes Herméticos de Vidro da Electrolux.

Como limpar os potes de vidro?

Os potes de vidro são mais fáceis de limpar já que eles não ficam engordurados, com manchas de molhos ou mesmo com odores de temperos fortes  - o que é comum em potes plásticos. Você pode fazer a limpeza de seus potes apenas com uma esponja comum e detergente neutro; em casos com muita gordura, deixe alguns minutos de molho em água morna e depois faça a limpeza normal. Além disso, como falamos acima, os potes de vidro podem ir à lava-louças, deixando tudo ainda mais fácil.

Escolha potes com fechamento hermético

Os itens com fechamento hermético não permitem a entrada de agentes estranhos, assim seus alimentos ficam mais protegidos e duram mais na geladeira ou no armário. Esse tipo de fechamento, encontrado no Conjunto de Potes Herméticos de Vidro da Electrolux, ajuda a preservar e conservar os alimentos e nutrientes por mais tempo, permitindo também o armazenamento de líquidos sem chance de derramar e fazer a maior bagunça. 

Conjunto de Potes Herméticos de Vidro da ElectroluxConjunto de Potes Herméticos de Vidro da Electrolux.

pote de vidro quebrou e agora?

Os potes de vidro podem sim quebrar, por isso é preciso cuidado na hora de manuseá-los. Um cuidado especial, por exemplo, é nunca colocar um item de vidro quando aquecido sobre uma superfície fria, isso pode fazer com que ele estoure ou crie rachaduras.

Caso o pior aconteça e seu pote quebre, enrole em jornal ou algum outro item que proteja quem for manusear esses itens posteriormente. Você pode utilizar uma caixa de papelão, por exemplo, para recolher os itens. Às vezes pode ser uma boa também sinalizar que ali há cacos de vidro para que ninguém se machuque. 

Vidros esterilizados com compotas diversas

Como esterilizar vidros para reutilizar?

Você sabia que os itens de vidro são 100% recicláveis? Por isso é importante dar o descarte correto ao item na hora de separar o seu lixo. Além disso, é super comum que se reutilize as embalagens de vidro em casa mesmo, para armazenar novos itens. De todo modo, atenção: é preciso esterilizar os potes antes de um novo uso. 

O processo para esterilizar embalagens de vidro é simples: em uma panela grande, coloque água suficiente para cobrir os seus potes. Então, deixe o vidro e a tampa ferver por 15 minutos. Depois, retire com uma pinça e deixe secar sobre um pano seco. Não coloque em uma superfície fria, pois assim seu vidro pode quebrar. 

Se quiser algo ainda mais simples, a dica é lavar na máquina de lavar louças: é só colocar os vidros e as tampas no ciclo quente e pronto, seu vidro sairá esterilizado. 

Vidros esterilizados servem tanto para guardar compotas e molhos quanto para servir drinks modernos na hora de receber os amigos em casa. Aliás, os vidros reutilizados entraram super na moda para fazer uma salada especial e levar de marmita para o trabalho. 

Potes de vidro: um investimento para a sua cozinha

Com os cuidados certos, os potes de vidro serão seus auxiliares na cozinha, pois são super funcionais, podendo armazenar mantimentos no armários, sobras na geladeira ou mesmo preparações que precisam ir ao congelador. Os potes de vidro com fechamento hermético podem transportar a sua marmita para o trabalho com segurança e ainda podem ser aquecidos no micro-ondas sem medo. 

Versatilidade e praticidade na cozinha combinam, e muito, com potinhos, essa é a verdade! Conjunto de Potes Herméticos de Vidro da ElectroluxConjunto de Potes Herméticos de Vidro da Electrolux.

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa