apresentado por

Electrolux

Homepedia
Especialista explica como o sistema de indução de cooktops pode ser muito mais seguro e prático no preparo de

Indução: quais as vantagens para a sua cozinha?

Especialista explica como o sistema de indução de cooktops pode ser muito mais seguro e prático no preparo de alimentos

Os cooktops já dominam as cozinhas mais modernas, porém um sistema ainda causa dúvidas: o de indução. Se você tem dúvidas sobre o que é cooktops de indução, vamos te contar a seguir. O cooktop de indução tem funcionalidades e diferenciais que o fazem mais seguro e prático no dia a dia de sua casa - além da questão estética que confere mais modernidade à cozinha. Para explicar essas vantagens, Homepedia conversou com Paulo Bettega, especialista na área de produtos de Electrolux. Confira abaixo os principais diferenciais e faça sua escolha.

Como funciona o sistema de indução?

O sistema dos cooktops de indução é bastante simples, pois funciona à base do eletromagnetismo. “Debaixo do vidro é gerado um campo eletromagnético que induz (daí o nome indução) uma corrente diretamente na panela”, explica Paulo Bettega. “Essa corrente movimenta os elétrons da panela, gerando calor. Ou seja, é a panela que acaba por aquecer o vidro, e não o contrário”, finaliza. Segundo o especialista, esse método é mais eficiente pelo fato de que pouca energia é perdida no processo, uma vez que o calor é transferido de forma mais direta entre a panela e o alimento.  

Cooktop Electrolux e panela vermelha de cerâmica Infinite AmplicookCooktop de Indução IC80 e panela de cerâmica Infinite Amplicook.

Os cooktops de indução são mais seguros?

Os cooktops de indução realmente são mais seguros que os cooktops elétricos e os fogões à gás. Bettega elenca quatro diferenciais de segurança dessa tecnologia:

1. Por não haver chama, não há risco de pegar fogo em panos, utensílios e também se reduz o risco de queimaduras.

2. Por não haver gás, não há risco de vazamentos, explosões, etc.

3. Por ter uma superfície mais plana, diminui-se a possibilidade de que as panelas virem ou caiam, evitando assim possíveis queimaduras e desperdício de alimentos. 

4. O cooktop de indução consegue identificar se há uma panela na área selecionada, de modo que não liga se não tiver panela e desliga automaticamente uma vez que a panela é retirada.

Visto isso, é interessante pensar como o cooktop de indução pode ser uma opção mais confiável para lares com crianças, idosos e pessoas com deficiência; já que você evita riscos e preocupações na hora de cozinhar.

 Infográfico com quatro vantagens de segurança do cooktop de indução

 

Preciso comprar novas panelas para cooktop de indução?

Essa é uma preocupação bastante comum, mas antes que você já pense em trocar toda as panelas da sua cozinha, Paulo Bettega recomenda que se faça um teste bem simples nas panelas que você possui para saber se elas podem ou não ser usadas em cooktop de indução: use um ímã de geladeira no fundo da panela, se ele fixar, o material é ferromagnético e a panela pode ser utilizada em seu cooktop de indução. Ele também explica que “as panelas modernas já possuem um ícone no fundo, de uma espiral, que representa uma bobina e significa que a panela funciona com indução”.

Detalhe do cooktop de indução Electrolux e de uma panela de Inox

De todo modo, se você precisar trocar o seu jogo de panelas, também não precisa se preocupar. Bettega explica que hoje em dia já é possível comprar um kit de panelas inox por preços bem mais acessíveis, como por exemplo o Conjunto de Panelas Inox 5 Peças Electrolux.

O vidro de um cooktop de indução é realmente resistente?

É comum que muita gente fique com medo do vidro do tampo quebrar ou sofrer com rachaduras, mas o especialista reforça que esse risco é muito baixo e tranquiliza. “O material do cooktop de indução é um vidro cerâmico especial, mais resistente que o vidro temperado padrão de cooktops de vidro, por exemplo”, explica. Um bom exemplo dessa resistência é o Cooktop de Indução 4 Zonas (IC80), de Electrolux, que possui mesa Vitrocerâmica selada, mais forte e mais simples de ser higienizada. 

 Cooktop de indução Electrolux em balcão planejado de cozinha Cooktop de Indução IC80 Electrolux. 

Como limpar um cooktop de indução?

A limpeza do cooktop de indução é uma das vantagens desse eletrodoméstico,  já que o vidro não esquenta demais, a remoção das sujeiras é quase sem esforços. No dia a dia, a recomendação de Paulo é que se use um pano macio com água quente e detergente neutro. Para limpezas mais complexas, ele recomenda o combo: Raspador para Cooktop de superfície Vitrocerâmico + Limpa Vidro e Vitrocerâmico de Indução Electrolux.

 Raspador para Cooktop em cooktop de indução de uma boca Raspador para Cooktop de superfície Vitrocerâmico sendo usado no Cooktop Celebrate Portátil de Indução 1 Zona (ICP30). 

Vale a pena investir em um cooktop de indução?

Paulo Bettega é direto ao dizer que o cooktop de indução é, na verdade, o mais eficiente dos meios de cozinhar! “As principais vantagens do cooktop de indução estão nos resultados da preparação dos alimentos: indução proporciona controle, precisão, flexibilidade e agilidade como nenhuma outra tecnologia”, explica. No dia a dia, isso significa que você consegue, por exemplo, ferver um molho no menor espaço de tempo e controlar sua redução com precisão logo na sequência. 

Cooktop de indução Electrolux em cozinha branca com panela de cerâmica vermelha Cooktop Icon de Indução 4 queimandores (IC80) e Panela Infinite Amplicook. 

Segurança, agilidade e simplicidade são itens que se somam quando a gente ainda pensa que o cooktop de indução é um eletrodoméstico moderno, que combina com qualquer cozinha, desde projetos menores, para apartamentos pequenos e studios, até para aquela cozinha grande de família.

Publicidade Publicidade Home