Quem não se lembra de saborear torta de liquidificador quando criança em diversas ocasiões? No lanche da escola, nas férias na casa da avó ou em festas de aniversário. Atual como nunca, o prato, recheado de memórias afetivas, é uma opção prática e versátil, principalmente para quem não tem muitos talentos na cozinha. Para provar isso, a influencer Laura Bicas, do blog Cozinha da Ló, mostra como é possível tirar proveito dessa receita salgada e servi-la de várias formas diferentes. Confira as dicas abaixo e, depois, veja a receita da massa básica.

-
Separado ou misturado: as tortas de liquidificador podem ser divididas em dois grupos: com recheio por cima ou misturados à massa. As que levam recheio por cima ficam melhores para comer de garfo e faca e o outro tipo, é ideal para comer com as mãos, em um lanche ou happy hour.
-
Recheios democráticos: os tipos podem ser os mais variados, desde os bem conhecidos frango, carne moída e atum, até verduras e legumes da estação.
-
Em qualquer refeição: as tortas de liquidificador podem ser servidas no almoço, como acompanhamento ou prato principal, mas também vão bem no jantar e ficam perfeitas se acompanhadas de uma boa salada. Agora, se quiser variar ainda mais, elas são ótimas para acompanhar sopas, principalmente os caldos mais ralos.
-
Versão de gala: elas também podem ganhar um toque sofisticado e virar um prato simples e de efeito para receber os amigos. Nesse caso, escolha combinações saborosas, como batatas, aspargos e presunto cru ou cogumelos com brie. E você ainda pode deixá-la pronta com antecedência.
-
Toque informal: transforme-a em aperitivo. Basta fatiá-la em pequenos cubos (tipo canapé). A dica para servir é fazer uma torta com recheio misturado à massa, pois elas ficam mais consistentes e facilita na hora de espetar o palitinho.
-
Para os pequenos: as tortas de liquidificador também são uma boa pedida para piqueniques, lanches da tarde ou festas de aniversário. Para dar um toque charmoso na hora de servir, é só embrulhar cada pedaço com papel e amarrar com barbante.

Receita da massa base
Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
2 ovos
3/4 de xícara de leite
75 g de queijo meia cura (ou parmesão)
1/4 de xícara de amido de milho
1/2 xícara de farinha
1 colher de chá de fermento químico
1/2 colher de chá de sal

Modo de fazer:
A dica para a massa de liquidificador fica mais leve é, sempre, bater bem primeiro os ingredientes líquidos. Depois, coloque o queijo, o amido e o sal. Por último, coloque farinha e fermento. Bata pouco, só o suficiente para misturar.
Depois, coloque a massa em um refratário ou forma, de 20 cm de diâmetro previamente untado. Jogue por cima o recheio escolhido e asse a 180º C por cerca de 25 minutos ou até ela estar dourada por cima.