apresentado por

Electrolux

Homepedia
O momento de explorar as suas habilidades gastronômicas está chegando! Antes disso, que tal preparar o ambient

Seu forno está a caminho? Prepare a cozinha para uma instalação rápida e segura

O momento de explorar as suas habilidades gastronômicas está chegando! Antes disso, que tal preparar o ambiente para receber um dos protagonistas dessa história?

Para que a instalação do seu forno Electrolux seja correta e, o mais importante, segura, montamos este artigo completo com um passo a passo sobre como organizar o seu espaço, sempre considerando a distribuição elétrica e de gás, para o melhor aproveitamento do seu produto.

3---ARTIGO-4

Planejamento espacial e elétrico   
 
Você já escolheu o local da cozinha em que o seu forno ficará? É importante que este cantinho respeite as medidas mínimas recomendadas, e que conte com uma estrutura que permita a circulação de ar. Por isso, o primeiro passo é checar se o móvel que irá recebê-lo possui o tamanho adequado e se conta com canais de ventilação, dessa maneira você estará cuidando do seu produto, desde os primeiros usos.  
 
Se na sua cozinha você já houver um outro aparelho, como um cooktop, e que ficará acima, ou próximo do forno que está chegando, lembre-se desse segundo passo: garanta que cada produto tenha uma tomada exclusiva. Extensões ou adaptadores tipo T - também conhecidos como Benjamins - não são indicados aqui por não suportarem a carga elétrica necessária para o funcionamento de um ou mais aparelhos como este. A sobrecarga é perigosa e pode danificar o seu produto, por este motivo, o planejamento elétrico é essencial, a partir dele você garante que as tomadas fiquem em locais acessíveis e com uma distância adequada do aparelho.

3---ARTIGO-4-IMAGEM-DE-CORPO

E falando em eletricidade, aqui vai o terceiro passo: confira se a sua tomada é compatível com o plug (cabo elétrico) do seu produto, que neste caso, seguem o padrão de conectores ABNT NBR 14136. Caso precise de alguma adequação, tire todas as suas dúvidas na tabela de Especificações Técnicas do seu Guia Rápido de Uso e substitua a tomada.  
 
O quarto passo é ter certeza de que a tensão da sua casa é a mesma que a do produto. Essa confirmação geralmente acontece no momento da compra, mas não custa nada checar, não é?  

 
Preparação do Gás

Todos os modelos de fornos não elétricos da linha Electrolux funcionam a partir de GLP, o tipo de gás mais comum nas casas brasileiras, por ser mais econômico e mais fácil de chegar até a sua cozinha. No caso de casas e apartamentos que contam com gás natural encanado, é necessário fazer uma conversão para que o GLP seja utilizado. Por isso, o quinto passo desse checklist é verificar qual o tipo de gás disponível no seu espaço. Pareceu complicado demais? Não se preocupe, quem adquire um forno Electrolux conta com a primeira conversão gratuita se o produto estiver dentro da garantia. 
 
O sexto passo é ter em mãos o Kit de Instalação Básico para qualquer eletrodoméstico que precise de gás: mangueira metálica e regulador de pressão. Estes dois itens funcionam como conectores que levarão o gás até o seu forno, por isso, antes de tudo, cheque se estão dentro da garantia máxima de 5 anos.  

4---ARTIGO-4-IMAGEM-DE-CORPO
 
Depois desses passos, o processo de instalação do seu forno pode ser iniciado, de forma gratuita, por um técnico autorizado. Basta criar uma conta em Electrolux Cuida e solicitar uma visita. E então? Este artigo te ajudou? Não esqueça de ler o manual de instruções, nele você encontra informações essenciais não só sobre a instalação, mas sobre o funcionamento geral do seu produto. Caso ainda tenha dúvidas, explore os demais conteúdos do Homepedia. Eles foram feitos para você!