apresentado por

Electrolux

Homepedia
De temperatura a tempo de cozimento, saiba as regras básicas para preparar a carne bovina no seu forno

4 segredos para o assado perfeito

De temperatura a tempo de cozimento, saiba as regras básicas para preparar a carne bovina no seu forno

Que tal uma carne assada, suculenta e douradinha para o jantar? Só de imaginar dá água na boca. Os cortes ideais para ir ao forno são lagarto, costela, picanha, peito, cupim, maminha e fraldinha. Para não ficar só na vontade ou com medo de deixar a carne dura ou ressecada, descubra os segredos que vão deixar seus assados saborosos a ponto de arrancar elogios de toda família. Ah, antes, vale lembrar: o ponto da carne mais recomendado é o assado por fora e levemente rosado no miolo da peça.

1. Preaquecimento

Cada tipo de carne tem um preparo diferente. Mas sabe qual o único segredo comum a todas elas? Um bom forno, que asse por igual e não deixe o interior da carne cru. A primeira regra básica é preaquecer o forno em temperatura média por, aproximadamente, 20 minutos. Isso evita que a carne asse muito rápido por fora e permaneça crua por dentro.

assado_perfeito_1_2-1

2. Papel alumínio

É importante não deixar a carne ressecar. Para isso, o uso do papel-alumínio é fundamental. Cubra a peça enquanto assa e retire-o nos momentos finais, por mais ou menos 15 minutos, apenas para dourá-la.

assado_perfeito_2

3. Temperatura

A temperatura do forno é, certamente, uma das regras mais importantes para determinar o ponto da carne vermelha. A temperatura tem poucas variações e vai de baixa a média: fica entre 160 °C e 180 °C para um corte de um quilo.

assado_perfeito_3

4. Duração

O tempo de cozimento varia conforme o tamanho, o peso e o tipo de corte. Uma peça de fraldinha de um quilo fica ao ponto após 35 e 40 minutos de cozimento, em média, no fogo baixo. Já a picanha pode ser devorada depois de 45 minutos no forno, em fogo médio. A costela, do mesmo peso, vai demandar mais tempo: pelo menos duas horas, em fogo baixo. Mas o resultado final, com certeza, vai fazer valer tamanha espera.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    4, 5 ou 6 bocas? Qual o tamanho ideal de fogão para sua casa?

    Produto 1
    Cozinha

    Strogonoff de chef: 5 dicas para dar mais sabor

    Produto 1
    Gastronomia

    Queijo de cabra e vinho. Aprecie!

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas