apresentado por

Electrolux

Homepedia
Pano úmido, esponja macia e produtos de limpeza específicos dão conta do recado para que seu cooktop fique bri

Saiba como limpar cooktop de vidro

Pano úmido, esponja macia e produtos de limpeza específicos dão conta do recado para que seu cooktop fique brilhando

Você já ouviu falar no cooktop de vidro? Trata-se de uma alternativa bem prática ao tradicional fogão a gás, com o mesmo desempenho e capacidade. Mas será que ele não dura menos que um fogão normal? Nada disso. O único cuidado que o cooktop pede, principalmente os modelos com vidro preto ou vidro temperado, é uma limpeza caprichada.

Para prolongar a vida útil do eletrodoméstico e manter as bocas do cooktop funcionando perfeitamente, é importante adotar uma rotina de limpeza regular, o que evita que a sujeira acumule e cause danos mais graves e, por vezes, irreversíveis. É inevitável: sempre vamos derrubar algo sobre o painel vitrocerâmico, então, a dica é ter alguns acessórios sempre à mão, como um pano úmido e uma esponja macia, e não deixar a limpeza para depois.

Cooktop 5 Queimadores e mesa em vidro temperado preto, modelo GC70V da ElectroluxCooktop 5 Queimadores e mesa em vidro temperado preto, modelo GC70V da Electrolux

O dia a dia com cooktop


Remoção de resíduos de alimentos do cooktop

Vale ficar atento a alguns cuidados básicos com o eletrodoméstico. Por exemplo: deixou cair um pouco de molho na superfície do cooktop? Então, assim que puder, remova os resíduos de alimentos enquanto ainda estão frescos e quentes.

Esse, na verdade, é um truque simples que facilita muito a vida. Isso porque ao esfriar, a sujeira pode se solidificar, tornando a sua remoção muito mais difícil e complicada. Aí vem aquela tentação de usar palha de aço, faca com serra e outros utensílios para limpar a sujeira, né? O problema é que itens como estes podem arranhar o cooktop, danificando o eletrodoméstico sem volta.

Evite manchas em seu cooktop

Além disso, substâncias ácidas ou alcalinas, como vinagre, café, leite, água salgada e suco de tomate, podem manchar o cooktop se permanecerem muito tempo em contato com a superfície da mesa ou demais partes esmaltadas (tampas dos queimadores e grades) do eletrodoméstico. Por isso, para que a limpeza seja feita imediatamente, a dica é deixar um pano úmido sempre por perto, para prevenir qualquer estrago.

Detalhe das bocas do cooktop GC70V em vidro temperado preto, da Electrolux
Cooktop GC70V em vidro temperado preto, da Electrolux

Limpeza reforçada em seu cooktop

É interessante adotar uma rotina de limpeza regular do seu cooktop para garantir que não só a superfície de vidro temperado se mantenha intacta, bem como os queimadores, tampas e grades do eletrodoméstico.

Limpe seu cooktop com água morna e detergente, aí passe uma esponja macia ou pano limpo por todo o cooktop, inclusive nos queimadores, que costumam acumular um pouco mais de sujeira. É importante fazer a limpeza dessa parte do cooktop, pois crostas e restos de alimentos parados ali podem prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico e obstruir a saída de gás. Depois de limpá-los, certifique-se de que nenhum material (líquido ou sólido) tenha caído dentro do queimador, o que pode desregular a chama do cooktop. Por fim, recoloque-os no seu lugar, verifique se estão bem encaixados e acenda os queimadores por 1 minuto, para garantir a secagem das peças.

Ao final da limpeza, também passe um pano seco e macio sobre o eletrodoméstico, que o deixará com um brilho impecável, como se estivesse novinho em folha!

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    Saiba como escolher as panelas ideais para usar no cooktop

    Produto 1
    Cozinha

    Como instalar cooktop a gás, elétrico ou por indução

    Produto 1
    Cuidado com a Casa

    Saiba como limpar boca de fogão

Publicidade Publicidade Home