apresentado por

Electrolux

Homepedia
O coração da casa merece um estilo todo especial passando por algumas mudanças. Encontre aqui a inspiração que

Reforma de cozinha: veja fotos incríveis do antes e depois

O coração da casa merece um estilo todo especial passando por algumas mudanças. Encontre aqui a inspiração que você precisa para transformar sua cozinha

Reformas, de modo geral, podem ser um transtorno, mas toda quebradeira passa a valer a pena quando as coisas saem conforme planejado. É sempre um momento de grande ansiedade e expectativa, o que reforça a importância de contar com bons arquitetos e profissionais especializados para tornar realidade tudo aquilo que você sonhou para o seu lar, inclusive para a sua cozinha.

Convidamos o VOA Arquitetura, colaboração entre as arquitetas Beatriz Barbieri, Julia Zarouk, Marcella Gavasso e Maria Pia Laloni, para contar um pouco mais sobre o projeto na cozinha do apartamento JZK, realizado em parceria com o escritório SOEK arquitetura. Confira 

Toda reforma tem seus desafios

Para as arquitetas, “o maior desafio foi o fato de ter um lavabo (com tubulações e infras normais de um banheiro) entre a sala de estar e a cozinha original, dificultando a integração. E também porque o casal gostaria de ter um lavabo no apartamento”, comentam. A solução encontrada, então, foi derrubar o lavabo original, que foi reconstruído no lugar do banheiro de serviço. As arquitetas contam que a cozinha integrada à sala acabou virando a protagonista do projeto, “pois ela foi expandida tanto para o sentido da lavanderia quanto para a sala.”.

 Cômodo da casa antes da reforma Projeto VOA Arquitetura/ Fotos Rafael Renzo

Balcão de cozinha é uma alternativa em alta

Balcões são uma tendência, mas quando pensamos nisso dificilmente fugimos de cores sóbrias e materiais mais usuais, como mármore. Nesse caso, as profissionais optaram por granito itaúnas levigado, material com um ótimo custo benefício. Para elas, o acabamento levigado - aquele com aspecto mais opaco e liso - ou escovado fica mais rústico e leve.

Detalhes da cozinha depois da reformaProjeto VOA Arquitetura/ Fotos Rafael Renzo

Cores neutras e mais sóbrias agregam à decoração

As cores, por sua vez, foram escolhidas pelo estúdio VOA. “Nós adoramos projetos minimalistas e, muitas vezes, partimos para cartelas de cores mais sóbrias, mas toques de cor podem agregar muito ao ambiente se usado sem exageros e de forma pontual". Foi por este caminho que as arquitetas seguiram neste projeto, usando o ladrilho hidráulico, pois tem um aspecto rústico e tons queimados que elas, particularmente, adoram.  "Sabíamos que usaríamos o branco desde o início do projeto. A segunda cor veio para dar uma quebrada pelo fato da cozinha ser muito longa, e o azul foi o tom que achamos que encaixou com o tom da madeira e da bancada”, afirmam.  

Os azulejos da cozinha também passaram por um processo para mudança de cores, foi feita por ladrilhos de tons diferentes. O mesmo efeito também pode ser atingido com a pintura dos ladrilhos, as arquitetas afirmam que, inclusive, já utilizaram da técnica em outros projetos.

Detalhes cozinha decorada, azulejos coloridos e móveis planejadosProjeto VOA Arquitetura/ Fotos Rafael Renzo

Decoração aliada à funcionalidade

A funcionalidade foi uma das diretrizes do projeto, segundo as arquitetas, o que pode ser visto também na escolha do mobiliário, com linha estética mais clean e minimalista. “Como no caso deste projeto existem muitas texturas e materiais, como o ladrilho, o tijolinho e a pedra, assim como pontos de cor, o mobiliário e seus acabamentos são mais leves e em tons neutros com madeira clara, couro caramelo e tons claros para os itens estofados”. Também é importante pontuar a escolha das duas banquetas Girafas, assinadas pela designer modernista brasileira Lina Bo Bardi, “xodó dos clientes que entrou super bem na cozinha.”.

Detalhes cozinha planejada com móveis assinados Projeto VOA Arquitetura/ Fotos Rafael Renzo

Curiosidades sobre o apartamento JZK

Por fim, para além da reforma, é importante lembrar que cada projeto leva em consideração as particularidades e preferências dos moradores. Nesse caso, as arquitetas do VOA contam que o prédio é construído de concreto e tijolo aparente e os clientes optaram por incorporar esse detalhe ao projeto. "No início do projeto, sabíamos que existia um pilar entre a sala e a cozinha, e a ideia era deixá-lo aparente, assim como a parede de tijolo na sala. Como o prédio é antigo e nunca havia sido reformado, não sabíamos em qual estado estariam os dois materiais, ou até mesmo se eles seriam dos materiais que imaginávamos. Foi uma grande alegria na obra quando finalmente descascamos tudo e descobrimos que o concreto do pilar estava praticamente perfeito, assim como o tijolinho”, concluem.

Ambiente planejado pela VOA Arquitetura Projeto VOA Arquitetura/ Fotos Rafael Renzo

Publicidade Publicidade Home