apresentado por

Electrolux

Rápido e prático: chef Elisa Fernandes dá dicas de molhos para fazer no mixer

Aprenda a conferir um sabor único aos seus pratos de forma rápida e fácil


Chef Elisa FernandesNada como fazer uma receita com sabor único. Quer uma boa notícia? É possível conseguir isso com um elemento muito versátil: o molho. Em geral, os molhos levam poucos ingredientes e podem ser feitos à mão ou com o auxílio de um mixer portátil. Depois de prontos, basta acrescentá-los a saladas, massas, carnes e petiscos para conferir a esses pratos um gostinho especial.

A chef Elisa Fernandes, vencedora da primeira edição do programa MasterChef Brasil, em 2014, dá quatro dicas para você não errar o preparo – e para saber com quais receitas combiná-los:

1. O básico é garantia de acerto


Molho pomodoro costuma agradar a todos os paladares. Segundo Elisa, depois de batidos os tomates, a receita “fica ainda melhor quando a gente cozinha por bastante tempo – por horas”. Maionese também não costuma falhar, além de ter o preparo bastante fácil.

Para bater os ingredientes como ovos (para a maionese) ou tomates (para o pomodoro), você pode usar um mixer de alimentos portátil, como o Mixer Expressionist 700W Processador e Batedor de Claras (IBP50), da Electrolux.Receita de molho de peixe com pure de maçã e damasco feito no Mixer Expressionist 700W Processador e Batedor de Claras (IBP50)Mixer Expressionist 700W Processador e Batedor de Claras (IBP50)

2. Pesto tem um segredo

Para fazer a receita de molho preferida da chef, que é o pesto, é fundamental lavar as folhas de manjericão e deixá-las de molho. Assim, todas as impurezas que possam estar presas nelas são eliminadas. “Bater as folhas sem lavar direito é ter, na certa, um pesto com crocante de terra.”

Molho pesto feito no mixer Electrolux

3. Tapioca dá consistência

Há várias técnicas para que o molho não fique muito ralo ou muito grosso – e sim no ponto ideal.

A dica de Elisa é usar farinha de tapioca, colocando pouca quantidade com água em uma panela pequena, à parte, e levando ao fogo. Use um fuet para deixar o preparado bem liso. “Você perceberá que, quando a mistura ferve, ela engrossa muito. Mas depois é só acrescentá-la ao molho até chegar na textura desejada.”

Molho feito com tapioca no Mixer

4. Combinações da chef

Confira recomendações de Elisa para a harmonização de alguns molhos:

Holandaise: acompanha muito bem carnes, ovos e legumes verde-escuros, como aspargos e alho-poró
Molho pesto: frango, tomates ou frutos do mar
Mostarda e mel: saladas
Molhos à base de manteiga, como beurre blanc e meunière: pescados

Falafel com molho verde feito no mixer

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    Mixer com ou sem processador: qual é a melhor escolha?

    Produto 1
    Gastronomia

    Suco detox feito no mixer: nutricionista dá 7 dicas de combinações

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas