apresentado por

Electrolux

Homepedia
Com organização e um bom profissional no comando, você pode ter o projeto dos sonhos

Cozinha planejada: o que você precisa saber antes de montar a sua

Com organização e um bom profissional no comando, você pode ter o projeto dos sonhos

A cozinha é o coração da casa, por isso mesmo você e seus familiares passarão muito tempo nesse espaço. A opção de uma cozinha planejada pode trazer mais praticidade, organização e conforto para o seu dia a dia. Para te ajudar a montar o passo a passo do projeto ideal, falamos com a arquiteta Vanessa Féres, do escritório Vanessa Féres Arquitetos Associados, que nos deu dicas ótimas para que você dê nova cara para sua cozinha.

A arquiteta Vanessa Féres dá dicas para uma incrível cozinha planejada

Pense bem no projeto de sua cozinha planejada

Para fazer a cozinha dos seus sonhos é necessário acertar em todos os detalhes, afinal os móveis e eletrodomésticos precisam ficar perfeitamente encaixados. Um ambiente planejado precisa de um especialista para pensar em soluções ideais para os espaços disponíveis, sejam eles grandes ou pequenos. “É sempre bom ter um profissional para elaborar o projeto. Ele dará sugestões diferentes e pensará fora da caixa”, diz Vanessa. Além disso, um bom profissional vai garantir que as medições sejam feitas da forma correta.

O seu uso cotidiano é o guia na hora de montar a cozinha

Pode ser que seu sonho seja ter uma cozinha minimalista ou uma que pareça ter saído direto do Pinterest, mas alguns de seus hábitos no dia a dia podem influenciar no projeto. “Pergunto bastante sobre a rotina da família. Os detalhes variam de acordo com os costumes”, revela Vanessa. Veja quais itens não podem faltar em sua lista na hora da conversa com o arquiteto:

Cozinha planejada integrada aos outros cômodosProjeto de sala integrada do escritório Vanessa Féres Arquitetos Associados

1. Armários e gavetas

Aproveite a oportunidade de que você poderá adicionar o que quiser (e seu espaço permitir) em sua cozinha e pense em que tamanhos de armários e gavetas serão ideais. Por exemplo, se a sua cozinha for integrada com a sala, você terá poucas paredes, então, aproveite e faça gavetas altas para guardar as panelas. 

Outra dica é sobre onde guardar os alimentos. “Tem gente que gosta de fazer compras no supermercado uma vez por mês. Logo, precisa de uma dispensa grande”, diz Vanessa. Mas, se você costuma fazer pequenas compras para consumir em poucos dias, use esse espaço para outra coisa.Cozinha planejada com cooktop

Ter algumas portas de armários transparentes, além de garantir leveza ao ambiente, também facilita a localização de itens que você usa frequentemente, como eletrodomésticos, por exemplo.

Já de a ideia é fazer armários aéreos para aproveitar cada cantinho da cozinha, deixe esse espaço para armazenar utensílios que você não usa com frequência, como taças, jogos de jantar e outras louças de festa. E, se você tem uma cozinha pequena, confira aqui dicas de como fazer o espaço render.

Bancada de uma cozinha planejada

2. Bancada

Outro detalhe importante em uma cozinha planejada é a bancada de trabalho. Se você gosta de cozinhar e faz isso com frequência, invista em uma. “Às vezes, o cliente fala que gosta de fazer massas, por isso, ter uma bancada grande é interessante para que ele possa trabalhar com conforto”, explica Vanessa.

Avalie também que tipo de material se adequa mais ao seu perfil. Granito é uma pedra mais resistente, que encara bem altas temperaturas e impacto, além de ter fácil manutenção. Já o mármore, uma pedra nobre e mais cara, resiste menos a impactos e pode manchar facilmente se não for limpa adequadamente. As pedras sintéticas também são boas opções para bancadas, pois possuem acabamentos impecáveis e permitem que você tenha a cuba e outras soluções, como escorredor de louça, em uma peça única. E, por fim, o inox garante um visual high-tech e resiste a altas temperaturas, mas exige cuidado na hora da limpeza para evitar riscos.

Cozinha planejada e decorada

3. Espaço para os eletrodomésticos

Depois do projeto aprovado e as obras em andamento não dá mais para mudar de ideia (ou isso vai custar muito caro). Imagine a frustração ao ver a sua cozinha pronta e notar que não pediu um cantinho para sua batedeira especial? Então, no momento do projeto escolha exatamente os eletrodomésticos que você vai querer ter, inclusive o modelo, para que os espaços sejam preparados com antecedência.

“Cada modelo tem um tamanho, a porta abre para um lado ou para outro… É importante saber quais o morador vai comprar e, inclusive, listar os eletroportáteis. Tem quem gosta de máquina de pão, por exemplo, e vai querer deixá-la à mostra. Peças grandes precisam de espaços previstos”, explica a arquiteta.

Vanessa ainda dá uma dica certeira na hora de escolher os produtos: vá até a loja. “Abra, olhe, veja se no forno, por exemplo, caberá uma travessa com peru. Para escolher um eletrodoméstico, é importante ter interação com ele”, completa. As opções de embutir também são essenciais em cozinhas planejadas e permitem um resultado final mais bonito, a exemplo do Forno Elétrico de Embutir Electrolux com 59 Litros Preto (OE60M).

Cozinha planejada com armários
Vanessa indica checar as medidas dos móveis para acomodar corretamente os eletrodomésticos

4. Puxadores

Você pode ter ou não em sua cozinha planejada. Se o seu espaço for pequeno, opte por puxadores embutidos na marcenaria, pois, além de criarem um visual mais limpo, evitam que você esbarre neles enquanto cozinha. Mas, se quiser ter puxadores, fique atento ao tipo de material para que não absorva gordura ou sujeira – o aço inox é uma boa opção nesse caso. Mas, se quiser um visual minimalista, abra mão dos puxadores e instale o sistema em que portas e gavetas se abrem com um leve toque. É mais prático e higiênico.

Cozinha planejada com móveis de madeira

5. Cores e materiais

Hoje em dia muita gente gosta de receber os amigos na cozinha. E, já que o ambiente ganhou status de estar, vale também planejar a decoração em sintonia com o restante da casa. “A questão dos acabamentos e cores tem que ser vista como uma continuidade da casa”, orienta Vanessa.

E, se a cozinha for do tipo americana, leve em consideração a paleta de cores da sala de jantar. Hoje em dia, as empresas que fabricam cozinhas planejadas possuem uma cartela de tons variada, o que permite você sair do básico e ousar na combinação. Apesar disso, há também os padrões amadeirados, que trazem sensação de aconchego. Quanto aos materiais, há opções como o aço inoxidável, madeira, além de MDF e laqueado.

Depois, com o projeto aprovado por você, basta começar as compras dos equipamentos e as obras para a cozinha de seus sonhos tomar forma e se tornar realidade o quanto antes.

Cozinha planejada com balcão

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas para montar a cozinha dos sonhos

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas práticas para decorar a cozinha com charme

    Produto 1
    Cozinha

    Cozinha pequena não é problema: 10 dicas simples para o espaço render

Publicidade Publicidade Home