apresentado por

Electrolux

Homepedia
Conheça alguns tipos e escolha o mais adequado para a sua casa

Pisos para cozinha: uma seleção de ideias para você se inspirar

Conheça alguns tipos e escolha o mais adequado para a sua casa

Por ter contato constante com água e gordura, o piso da cozinha deve ser escolhido com cuidado para que permaneça sempre bonito e seguro para quem está na casa. Materiais acetinados, por exemplo, costumam escorregar menos que os brilhantes, como alguns tipos de porcelanatos e cerâmicas.


O aconselhável é que os pisos para cozinha e sala sejam colocados na etapa final da obra ou durante as reformas. Pense na cor da mobília e das paredes para definir se o revestimento será estampado ou colorido. Os pisos para cozinha pequenas mais indicados, por exemplo, são os claros e discretos, que dão sensação de amplitude ao espaço. Confira abaixo, ideias de decoração de pisos para cozinha.

Cerâmica

Ideal para casas em lugares quentes, pois mantém o espaço mais fresco. É um material resistente, inclusive a água e manchas de gordura dos alimentos. Além disso, há várias estampas e cores de cerâmica para cozinha, sendo um ótimo custo-benefício em relação às outras opções encontradas em lojas de construção, como o porcelanato. Caso queira, você também pode colocá-la na parede (toda ou até a metade).

cozinha-tipos-pisos

Porcelanato


Você o encontra nos modelos brilhante ou acetinado. Como dito anteriormente, para a cozinha o mais recomendado é o porcelanato acetinado, que oferece menos riscos de escorregar. Com várias opções de cores e estampas, como as que imitam madeira e cimento queimado, o porcelanato é um material elegante, porém, risca facilmente e exige cuidados redobrados na limpeza.

pisos-cozinha-porcelanato

Granito

Com desenhos naturais, o granito é uma das pedras mais duras para aplicar como piso, resistente a manchas e a grandes impactos. Não requer manutenção constante, é fácil de limpar e costuma ser mais barato do que o mármore. Uma desvantagem, porém, é que torna-se escorregadio quando polido, sendo inseguro para crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

piso-cozinha-granito

Mármore

Esta pedra natural e elegante pode ser utilizada em suas cores brutas ou formar mosaicos. Próprio para a cozinha por ser um piso frio, que não retém calor, o mármore não absorve líquidos, porém, torna-se escorregadio quando está em contato com eles. Tanto a instalação quanto o material, em geral, têm alto custo.

piso-cozinha-marmore

Vinílico

Fácil de colocar (é fixado com cola sobre o chão da cozinha), o piso vinílico, que têm aparência que lembra madeira, é encontrado em diversas cores. Uma das vantagens é que ele também pode ser aplicado na sala, unindo os dois ambientes. É preciso escolher, porém, um tipo de vinílico que resista ao contato com água. Para limpar, utilize apenas um pano umedecido com água e detergente neutro.

piso-cozinha-vinilico

Madeira

O piso de madeira dá um toque rústico ao projeto e pode ser instalado com revestimentos coloridos para deixar a cozinha mais alegre. Infelizmente, não tem a mesma resistência a umidade que os outros materiais, portanto requer mais cuidado e manutenção. Assim como o vinílico, é versátil porque pode ser colocado também em outros cômodos. Uma boa dica é dar preferência aos tons escuros, que não mancham facilmente quando em contato com gordura e alimentos.

pisos-cozinha

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas para montar a cozinha dos sonhos

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas práticas para decorar a cozinha com charme

    Produto 1
    Cozinha

    5 ideias de revestimentos coloridos para a cozinha

    Produto 1
    Cozinha

    Armário de cozinha: 4 tipos para ambientes pequenos

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas