apresentado por

Electrolux

Homepedia
Seu cooktop ainda mais bonito e destacado em sua cozinha com esse toque de décor. Veja ideias para uma bancada

Pedra para cooktop: conheça os 6 estilos que estão em alta na decoração

Seu cooktop ainda mais bonito e destacado em sua cozinha com esse toque de décor. Veja ideias para uma bancada de cozinha moderna e resistente

Nos últimos anos, vêm surgindo equipamentos e móveis cada vez mais práticos para cozinhas. Inclusive, para a área do cooktop, que são bocas de fogão sem a parte inferior, do forno — ideal para poupar espaço ou para quem prefere escolher separadamente os dois equipamentos. Mas é preciso ter uma base para instalar o fogão — em geral, de pedra, para montar um balcão, que serve de apoio. Há tipos, preços e acabamentos diversos. Para te ajudar na escolha, trazemos algumas dicas sobre as pedras que você pode usar na bancada do cooktop.

Cooktop Electrolux, com 5 queimadores e mesa de vidro temperado preto (GC70V)Cooktop Electrolux, com 5 queimadores e mesa de vidro temperado preto (GC70V)

Para otimizar o espaço na hora de cozinhar, há modelos como o Cooktop 5 Queimadores e Mesa em Vidro Temperado Preto (GC70V), da Electrolux.

Cuidados para escolhar sua pedra de cooktop

Para suportar o peso do eletrodoméstico e aguentar altas temperaturas, a base deve ter, em geral, de 2 a 6 centímetros de espessura e 65 centímetros de profundidade, para acomodar o cooktop com sobras — cada fabricante recomenda uma medida diferente, vale olhar no manual do produto, inclusive sobre como instalar o cooktop. Antes de comprar, veja o tamanho escolhido para encomendar um balcão que o acomode.

1. Silestone

Com aspecto liso, não deixa cortes e emendas aparentes, tornando uma das estruturas mais higiênicas e fáceis de limpar. Por ser resistente a manchas, como as de molhos e café, está entre os materiais mais caros. Composta industrialmente por quartzo, tem grande variedade de cores, inclusive  com aspecto brilhante.

Bancada de silestone para cooktop

2. Dekton

Uma das superfícies mais indicadas por não criar rachamentos quando exposta a altas e baixas temperaturas — como um balde de gelo ou uma panela quente recém-saída do fogão. Além disso, é mais forte do que o granito, e não mancha ou risca, sendo possível até usar facas sobre ela para cortar alimentos. Caso bata sol, não precisa se preocupar: a Dekton não desbota.

3. Corian

Por ser maleável, permite montar bases com diferentes formatos e tons, o que auxilia o trabalho de arquitetos e decoradores. Apesar de ser mais sensível a riscos que o Silestone, não mancha com facilidade e está entre as opções mais caras.

Cozinha com bancada para cooktop de corian

4. Granito

Sua rocha, que é natural, têm diferentes desenhos em sua composição e pouca variedade de cores. É uma das mais procuradas por seu custo-benefício, já que, além de ser uma das mais baratas, suporta impactos e temperaturas. As bancadas feitas de granito, por absorverem líquidos, mancham com facilidade, principalmente as de cores claras. Ferrugem, por exemplo, pode marcar a pedra de granito, que perde seu brilho ao longo do tempo.

Cozinha com bancada para cooktop de mármore

5. Mármore

Também retirado da natureza, o mármore, apesar de muito usado na cozinha em antigos projetos, deixou de ser recomendado com frequência para o ambiente por riscar e manchar ainda mais facilmente do que o granito e ser mais caro.

6. Porcelanato

Seu uso é menos comum, mas ideal para quem procura a resistência do granito com mais opções de cores e visual moderno – há até modelos que imitam madeira. As bancadas são feitas de peças grandes de porcelanato, de forma diferente dos pisos — ainda assim, riscam facilmente e merecem cuidados com a limpeza, já que há produtos que corroem. Em comparação com o Silestone e o Corian, o porcelanato possui emendas, assim como o granito e o mármore.

Bancada para cooktop Electrolux com porcelanato que imita madeira

 

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    Cooktop a gás, elétrico ou por indução. O que é melhor?

    Produto 1
    Cozinha

    Saiba como limpar cooktop de vidro

    Produto 1
    Cozinha

    Vale a pena ter um fogão com forno duplo?

Publicidade Publicidade Home